UAI

VW up!, Nissan New March e Versa obtêm classificação A em programa do Inmetro

Marcas divulgaram hoje os resultados obtidos no Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

VW e Nissan divulgaram hoje alguns resultados obtidos no Programa Brasileiro de Etiquetagem do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Cada etapa do programa é divulgada no início do ano. No entanto a tabela de classificação sofre alterações ao longo dos meses com a inserção de novos modelos no mercado.
Como esperado, o up! TSI, versão turbo flex lançada recentemente, saiu-se muito bem. O modelo obteve classificação A, com a marca de 1,44MJ/km de consumo energético, a melhor até o momento entre os subcompactos (até então o título era do Renault Clio, com 1,45MJ/km, porém na medição feita sem ar-condicionado e direção hidráulica). O up! obteve o resultado com ar e direção elétrica.
Os números de consumo de combustível, declarados conforme a Portaria Inmetro 10/2012, que aplica fator de correção aos dados obtidos durante os testes para aproximar mais da realidade do motorista (os testes são feitos em condições ideais) são de: 13,8km/l na cidade e 16,1km/l na estrada, quando abastecido com gasolina, e de 9,6km/l na cidade e 11,1km/l na estrada, com etanol. No resultado divulgado em janeiro, o up! 1.0 com motor aspirado também já havia obtido classificação A.
A Nissan também tem motivos para comemorar: New March, novo Versa, Sentra e Altima obtiveram classificação A. Dentre as versões do New March, na categoria dos compactos, a de melhor desempenho foi a 1.0 de três cilindros (12V), com 1,56MJ/km de consumo energético e médias de: 12,9km/l na cidade e 15,1km/l na estrada, quando abastecido com gasolina, e 8,8km/l na cidade e 10,3km/l na estrada, com etanol. Mas todas as versões tiveram classificação A. O novo Versa, classificado como médio, obteve 1,59MJ/km também na versão 1.0 de três cilindros, com média de 12,6km/l na cidade e 15,2km/l na estrada com gasolina e de 8,5km/l na cidade e 10,4km/l na estrada com etanol. Da mesma forma, as outras versões também são A.
Já o novo Sentra e o Altima, nas categorias grande e extragrande, respectivamente, obtiveram nota A na comparação relativa da categoria, mas nota B ou C (algumas versões do Sentra), na comparação geral.
Todas as notas e médias podem ser conferidas acessando-se a tabela completa do Inmetro.