Publicidade

Estado de Minas LANÇAMENTO

Jaguar F-Type 2016 é um verdadeiro míssil inglês

Na nova versão 5.0 R V8 de 550cv, o esportivo da Jaguar explode a toque de bala. Leves alterações de estilo e novos equipamentos como direção com assistência elétrica e tração integral antibarbeiragem são outras boas novas


postado em 02/09/2015 16:09 / atualizado em 02/09/2015 16:25

(foto: Jaguar Land Rover/Divulgação)
(foto: Jaguar Land Rover/Divulgação)

 

Mogi Guaçu (SP) – Um dos Jaguar mais icônicos juntamente com o belo clássico E-Type, a quem faz referência, o F-Type chega com leves alterações de estilo e novos equipamentos de conforto e segurança na linha 2016. A principal novidade do bólido, um verdadeiro míssil que daria dor de cabeça a qualquer vilão ou o próprio agente 007 em perseguições, fica por conta da versão topo de linha R. Agora exclusiva no Brasil da carroceria coupé com um enfurecido 5.0 V8 de 550cv, ela traz pela primeira vez direção com assistência elétrica, vetorização de torque e tração integral, que “seguram” o esportivo ao chão diminuindo consideravelmente as chances de saída em curvas – preocupação habitual em combinações de muita potência e tração traseira.


São três as opções de motor. Duas, V6 – de 340cv, também exclusiva do coupé, ou 380cv, única motorização do conversível. Todas equipadas com câmbio automático de oito velocidades com aletas para trocas de marchas no volante. A máxima com motor V8 passa dos 300km/h e os preços da linha vão de R$ 427 mil a R$ 687.700, cifras dignas de verdadeiros barões ingleses. O bólido foi apresentado à jornalistas no autódromo paulista Velo Cittá durante o DynamicTour, evento de experiência ao volante da Jaguar Land Rover voltado também à potenciais compradores.

 

(foto: Jaguar Land Rover/Divulgação)
(foto: Jaguar Land Rover/Divulgação)
 


Apesar de todo o pacote furioso, a linha 2016 pode passar desapercebida entre os fãs menos entendidos. As alterações visuais foram mínimas e se resumem a detalhes como os novos desenhos das rodas (aro 20, de série e 22 no R V8), e o capô, que ficou um pouco mais elevado e teve as duas entradas de ar redesenhadas para receber a tração integral. Opcionalmente há teto de carbono (com 1kg) 20% mais leve que o de alumínio. A peça custa módicos R$ 8 mil. O interior aposta em nova opção de acabamento em couro vermelho com costura dupla para o revestimento dos bancos em concha, painel e portas.

 

(foto: Jaguar Land Rover/Divulgação)
(foto: Jaguar Land Rover/Divulgação)
 


Todas as versões passam a contar com o sistema de direção elétrica assistida (EPAS), que substitui o hidráulico e garante o mesmo prazer ao dirigir, com o carro sempre à mão. A sutileza é reforçada por sensores utilizados na medição da força de direção aplicada pelo motorista, ângulo do volante e velocidade.

Segurança em curvas Principal recurso do F-Type R V8, a tração integral AWD (do inglês All Wheel Drive) garante boa dose de diversão mesmo que se insista em alguma estripulia nas curvas. A boa estabilidade é combinada com o sistema de vetorização de torque, distribuível em 100% no eixo traseiro e até 50% no dianteiro. A versão conta ainda com o Inteligent Driveline Dynamics, software interligado a um sensor que foi colocado na suspensão com o objetivo de prever situações de substerço ou sobresterço. É praticamente impossível sair com o F-Type R V8 do traçado. Os discos de freios em cerâmica são 60% mais leves que os tradicionais feitos em aço.

 

(foto: Jaguar Land Rover/Divulgação)
(foto: Jaguar Land Rover/Divulgação)
 


Com motor de 340cv, o F-Type coupé acelera até 100km/h em 5,3 segundos e atinge 260km/h. A opção de motor V6 de 380cv equipa as versões S coupé e conversível, ambas com tração traseira, levando-as aos 275km/h. Um pouco mais leve que o V8 (1;594kg, ante 1.730kg), o V6 S também empolga e com seu ruído mais estridente, mostra-se uma opção mais equilibrada ao desempenho descomunal do irmão maior. A meta de vendas da Jaguar, apesar de tudo, é modesta: apenas 10 carros até dezembro. O que torna o F-Type ainda mais exclusivo.

O jornalista viajou a convite da Jaguar Land Rover

 

(foto: Jaguar Land Rover/Divulgação)
(foto: Jaguar Land Rover/Divulgação)
 

 

FICHA TÉCNICA
Motor
5.0 V8 Supercharger de 550cv de potência e 680nm de torque
Câmbio Automático sequencial de oito velocidades, com aletas no volante
Aceleração até 100 km/h 4,1s
Máxima 300km/h
Dimensões 4,47m de comprimento, 2,04m de largura e 1,31m de altura
Rodas/pneus 255/35R20 na dianteira e 295/30R20 na traseira
Peso 1.730kg
Cores Vermelho Caldera, Cinza Storm, Cinza Ammonite, Black Berry e Glacier White

PREÇOS
F-Type coupé 3.0 V6 340cv - R$ 427 mil
F-Type S coupé 3.0 V6 380cv - R$ 498.400
F-Type S conversível 3.0 V6 380cv - R$ 509 mil
F-Type R coupé 5.0 V8 550cv AWD - R$ 687.700

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade