Foi apresentada na Europa, às vésperas do Salão de Frankfurt'2015, a primeira demonstração do projeto da picape média desenvolvida em colaboração entre os grupos Renault-Nissan e Daimler AG. Revelada ainda como conceito, a Renault Alaskan inaugura o segmento acima de uma tonelada para a marca francesa, que apresentou há pouco tempo a Duster Oroch no Salão de Buenos Aires. A previsão de chegada do inédito modelo ao mercado é a primeira metade de 2016.
A base da Alaskan é a arquitetura NP300, já utilizada pela atual Nissan Frontier, mas que recebeu design próprio da marca francesa, a começar pela grade frontal, e rodas de 21 polegadas. Formato dos faróis, portas e caçamba também deverão ser mantidos no modelo de produção. No conceito, que serve para medir a atratividade do mercado, destacam-se diversos elementos com LEDs e detalhes em aço escovado e em tons de dourado na lataria. A linha de cintura lateral é alta, transmitindo imagem de robustez.
O motor europeu deve ser o 1,6 litro biturbo a diesel da atual família dCi, com 160cv de potência e 38,6kgfm de torque. No Brasil, onde há maior aceitação à picapes médias movidas a diesel, é aguardado conjunto mecânico já usado pela Frontier, com 2,5 litro.
Produção local
Na América do Sul, a Alaskan será produzida em Córdoba (Argentina), juntamente com o modelo representante da Nissan e a outra inédita picape da Mercedes-Benz. A estratégia da Renault busca posicioná-la acima da Duster Oroch, atendendo à crescente demanda por picapes.