
Já foram abertos os portões do tradicionalíssimo Salão do Automóvel de Frankfurt, um dos eventos mais aguardados pelo setor, conhecido por revelar o que de melhor está sendo produzido no mundo. Até o dia 17, apenas a imprensa terá acesso ao evento. É por isso que o Vrum já está na Alemanha para repassar, em primeira mão, as principais novidades do Salão.
VEJA FOTOS DO SALÃO DE FRANKFURT!
JAGUAR
A inglesa Jaguar entra definitivamente para o segmento que mais cresce no mundo dos automóveis com o F-Pace (#FPACE), apresentado um dia antes da abertura do mundial de Frankfurt, na manhã desta segunda-feira. O carro tem alma de F-Type, é 80% de alumínio e chegará ao Brasil na segunda metade do próximo ano, depois do novo XF. Faixa de preço mais de R$ 300 mil.

Visualmente implacável. O crossover de estilo esporte rasga o clássico terno inglês e segue a linha divertida do XE, carro de entrada da marca, por exemplo. Pesquisa interna do fabricante aponta para novos consumidores, cerca de 90%, vindos das alemães Audi, BMW, Mercedes-Benz e até mesmo Porsche (nesse último caso, duvido um pouco).
Sem desmerecer a novidade inglesa, a Porsche está em um patamar mais alto. Mesmo o SUV Macan estando na mira do Jaguar, creio que adversários mesmo serão Audi Q5, BMW X5, Mercedes ML e Volvo XC 90. O Range Rover Sport da "família Tata Motors" também dona da Jaguar é maior que o novo SUV e fica de fora dessa linha de combate. (Jorge Moraes/DP)


RENAULT
A Renault não quis saber se a gente, você e a torcida do Flamengo estava morrendo de vontade de conhecer a Duster Oroch. A protagonista do estande da montadora será outra picape global: a Alaskan. O conceito possui grade integrada aos faróis de LED, luzes traseiras em C com indicadores de seta sobressalentes, saída central de escape em alumínio e rodas de 21 polegadas com desenho ousado.
O modelo pretende conciliar o uso para lazer e para o dia a dia, o que explica a presença de itens para acampamento. O carro é movido pelo motor 1.6 biturbo diesel, que rende 160 cavalos na Renault Master.


AUDI
Era uma vez um carro médio que fez muito sucesso nos anos 1990 e 2000, mas que viu suas vendas caírem com o surgimento de novos sedãs. A história poderia ter tido um final triste se a Audi não tivesse resolvido apostar novamente no A4, que chegará à Frankurt no melhor estilo high tech. O modelo recebeu freios automáticos (capazes de evitar colisões a até 45 km/h), sensores que detectam a presença de pedestres próximos à pista, assim como a última atualização do controle de cruzeiro adaptativo, que dá ao carro a possibilidade de andar sozinho se estiver em comboio.
O sedã tem o melhor coeficiente de arrasto de sua categoria (0,23). A linha também tem baixos índices de emissão de CO2, com média de 95 gramas por quilômetro, e consumo de combustível reduzido, graças à nova geração de motores quatro cilindros TFSI. A novidade estará nas concessionárias europeias até o fim deste ano. No Brasil, as importações só devem começar em 2016. (Marília Parente/DP)

Volkswagen
A Volkswagen apresenta a nova geração do SUV Tiguan, que, entre outras coisas, carrega uma série de recursos de segurança e conveniência eletrônicos. Como sistemas de aviso de saída da faixa e ponto cego, controle de cruzeiro adaptativo, sistemas de detecção de pedestres, uma câmera de visão de 360graus e um sistema de emergência que pode detectar se o motorista está consciente e trazer o veículo a um impasse, se necessário.
Além das alterações no visual, houve ganho no espaço interno no novo Tiguan, com o acréscimo de 145 litros no porta-malas, que leva 615 litros e pode ser expandido a 1.655 litros, com o rebatimento dos assentos. Para os adeptos de desempenho, os motores ganharam em eficiência, com a gama rendendo entre 115 cavalos e 240 cavalos. Que tal? (Thainá Nogueira/DP)

Porsche
O Porsche 911 Carrera é uma das sensações do Salão. A prata da casa deixou os motores aspirados de lado e adotou propulsão turbo em toda a linha, mas manteve o câmbio manual de sete marchas. Os novos motores 3.0 de 6 cilindros contam com dois turbocompressores, que aumentaram a potência para 370 cavalos no opção de entrada e 420 cv no Carrera S.
Quanto ao exterior, a Porsche se preocupou em deixar o desenho mais refinado, com novos faróis com quatro pontos de luzes diurnas, tampa traseira redesenhada com persianas verticais e novas luzes traseiras. A cabine oferece o novo padrão Porsche Communication Management com display multi-touch e funções inéditas. Além disso, o superesportivo passa a oferecer a suspensão ativa de série, graças à qual o carro pode se aproximar 10 milímetros do chão.(Marília Parente/DP)

Mercedes-Benz
Revelado durante a primeira noite à frente do salão do automóvel de Frankfurt, o Concept Car reacendeu debate sobre quanto controle deve ser tirado de motoristas

Carro fascinante e tecnicamente sofisticado são um dos predicados que o Concept Car, destaque da Mercedez Bens no Salão de Frankfurt 2015, carrega. A nave espacial em forma de lágrima sobre rodas trás as inovações em autonomia para os veículos.
Uma das novidades que o modelo carrega como inovação é a inteligência: faróis convencionais e sinais de volta não são mais necessários, porque este sedan automatizado nem sequer precisa de um motorista. Ele "fala" com semáforos e outros veículos. (Thainá Nogueira/DP)

Bentley aposta no Bentayga
Utilitário premium da montadora de luxo inglesa tem motor de 600 cavalos

O primeiro utilitário esportivo de luxo da Bentley é estrela do Salão de Frankfurt. A montadora vende o peixe dizendo que trata-se do “mais rápido, mais potente, mais luxuoso e mais exclusivo SUV do mundo”. O carro pretende sacudir o segmento premium com carroceria de materiais leves, que resultou no emagrecimento de 236 kg. O conforto é o ponto forte.
A cabine vem recheada com teto panorâmico de vidro com abertura elétrica, revestimento em couro, além de bancos dianteiros ajustáveis em 22 posições, que contam com sistemas de aquecimento, ventilação e até massageiam os ocupantes.
O modelo é carregado com a melhor tecnologia e os recursos da Bentley, liderada por um motor W12 de 600 cavalos de potência. A marca pretende transformar o Bentayga em uma garra de vendas, teve o cuidado de fazer características inovadoras e inteligentes, como visão noturna eletrônica e um sistema de fora de estrada responsivo opcional que pode ser configurado para se adaptar a diferentes configurações. (Taciana Góes/DP)

Alfa Romeo Giulia atrai atenções
O destaque no estande da Alfa Romeo no Salão de Frankfurt deste ano parece ser o Alfa Romeo Giulia. O gosto dos fãs do mundo automotivo por velocidade explica o protagonismo do superportivo, que completou o famoso circuito de Nurburgring em apenas 7: 39, um recorde na categoria. Com motor V6 bi-turbo de 3.0 litros de nada menos que 510 cavalos de potência, o carro estará à venda na Europa no ano que vem, pelo equivalente a cerca de R$ 231.723, numa conversão simples.
Com a missão de alavancar os negócios da marca para mais de 400 mil modelos até o final de 2015, o Giulia deverá competir no mercado com carros como BMW M3, Audi RS4 e Mercedes-AMG C63. A novidade aparece na Alemanha leve, com bastante eficiência aerodinâmica, que explica, em ocnjunto com a mecânica invejável o porquê de o carro ser capaz de atingir os 100 km/h, partindo da imobilidade, em apenas 3,9 segundos. Embora a Alfa Romeo não confirme o número, a revista italiana Avolante chegou a publicar que o Giulia atingiria a velocidade de 321 km/h. (Marília Parente/DP)
