Publicidade

Estado de Minas

Salão de Frankfurt 2015 exibe novidades no maior evento automobilístico do mundo

Marcas apresentam lançamentos no principal salão automotivo da indústria. Vários modelos devem chegar ao mercado brasileiro


postado em 15/09/2015 09:29 / atualizado em 15/09/2015 13:45

(foto: ODD ANDERSEN / AFP)
(foto: ODD ANDERSEN / AFP)
 

Já foram abertos os portões do tradicionalíssimo Salão do Automóvel de Frankfurt, um dos eventos mais aguardados pelo setor, conhecido por revelar o que de melhor está sendo produzido no mundo. Até o dia 17, apenas a imprensa terá acesso ao evento. É por isso que o Vrum já está na Alemanha para repassar, em primeira mão, as principais novidades do Salão.

VEJA FOTOS DO SALÃO DE FRANKFURT!

 

JAGUAR

A inglesa Jaguar entra definitivamente para o segmento que mais cresce no mundo dos automóveis com o F-Pace (#FPACE), apresentado um dia antes da abertura do mundial de Frankfurt, na manhã desta segunda-feira. O carro tem alma de F-Type, é 80% de alumínio e chegará ao Brasil na segunda metade do próximo ano, depois do novo XF. Faixa de preço mais de R$ 300 mil.


(foto: Jorge Moraes/EM/D.A Press)
(foto: Jorge Moraes/EM/D.A Press)


Visualmente implacável. O crossover de estilo esporte rasga o clássico terno inglês e segue a linha divertida do XE, carro de entrada da marca, por exemplo. Pesquisa interna do fabricante aponta para novos consumidores, cerca de 90%, vindos das alemães Audi, BMW, Mercedes-Benz e até mesmo Porsche (nesse último caso, duvido um pouco).

Sem desmerecer a novidade inglesa, a Porsche está em um patamar mais alto. Mesmo o SUV Macan estando na mira do Jaguar, creio que adversários mesmo serão Audi Q5, BMW X5, Mercedes ML e Volvo XC 90. O Range Rover Sport da "família Tata Motors" também dona da Jaguar é maior que o novo SUV e fica de fora dessa linha de combate. (Jorge Moraes/DP)

 

(foto: Jorge Moraes/EM/D.A Press)
(foto: Jorge Moraes/EM/D.A Press)


Ver galeria . 81 Fotos Veja como foi o primeiro dia de revelações no Salão de Frankfurt 2015Pedro Cerqueira/EM/D.A Press
Veja como foi o primeiro dia de revelações no Salão de Frankfurt 2015 (foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press )


RENAULT

A Renault não quis saber se a gente, você e a torcida do Flamengo estava morrendo de vontade de conhecer a Duster Oroch. A protagonista do estande da montadora será outra picape global: a Alaskan. O conceito possui grade integrada aos faróis de LED, luzes traseiras em C com indicadores de seta sobressalentes, saída central de escape em alumínio e rodas de 21 polegadas com desenho ousado.

O modelo pretende conciliar o uso para lazer e para o dia a dia, o que explica a presença de itens para acampamento. O carro é movido pelo motor 1.6 biturbo diesel, que rende 160 cavalos na Renault Master.

Nova geração do Mègane em Frankfurt(foto: AFP PHOTO / DANIEL )
Nova geração do Mègane em Frankfurt (foto: AFP PHOTO / DANIEL )
(foto: Renault/Divulgação)
(foto: Renault/Divulgação)

 

AUDI

Era uma vez um carro médio que fez muito sucesso nos anos 1990 e 2000, mas que viu suas vendas caírem com o surgimento de novos sedãs. A história poderia ter tido um final triste se a Audi não tivesse resolvido apostar novamente no A4, que chegará à Frankurt no melhor estilo high tech. O modelo recebeu freios automáticos (capazes de evitar colisões a até 45 km/h), sensores que detectam a presença de pedestres próximos à pista, assim como a última atualização do controle de cruzeiro adaptativo, que dá ao carro a possibilidade de andar sozinho se estiver em comboio.


O sedã tem o melhor coeficiente de arrasto de sua categoria (0,23). A linha também tem baixos índices de emissão de CO2, com média de 95 gramas por quilômetro, e consumo de combustível reduzido, graças à nova geração de motores quatro cilindros TFSI. A novidade estará nas concessionárias europeias até o fim deste ano. No Brasil, as importações só devem começar em 2016. (Marília Parente/DP)

 

Versão esportiva S4(foto: ODD ANDERSEN / AFP)
Versão esportiva S4 (foto: ODD ANDERSEN / AFP)

Volkswagen

A Volkswagen apresenta a nova geração do SUV Tiguan, que, entre outras coisas, carrega uma série de recursos de segurança e conveniência eletrônicos. Como sistemas de aviso de saída da faixa e ponto cego, controle de cruzeiro adaptativo, sistemas de detecção de pedestres, uma câmera de visão de 360graus e um sistema de emergência que pode detectar se o motorista está consciente e trazer o veículo a um impasse, se necessário. 

 

Além das alterações no visual, houve ganho no espaço interno no novo Tiguan, com o acréscimo de 145 litros no porta-malas, que leva 615 litros e pode ser expandido a 1.655 litros, com o rebatimento dos assentos. Para os adeptos de desempenho, os motores ganharam em eficiência, com a gama rendendo entre 115 cavalos e 240 cavalos. Que tal? (Thainá Nogueira/DP)

(foto: AFP PHOTO / ODD ANDERSEN)
(foto: AFP PHOTO / ODD ANDERSEN)

Porsche

O Porsche 911 Carrera é uma das sensações do Salão. A prata da casa deixou os motores aspirados de lado e adotou propulsão turbo em toda a linha, mas manteve o câmbio manual de sete marchas. Os novos motores 3.0 de 6 cilindros contam com dois turbocompressores, que aumentaram a potência para 370 cavalos no opção de entrada e 420 cv no Carrera S.

Quanto ao exterior, a Porsche se preocupou em deixar o desenho mais refinado, com novos faróis com quatro pontos de luzes diurnas, tampa traseira redesenhada com persianas verticais e novas luzes traseiras. A cabine oferece o novo padrão Porsche Communication Management com display multi-touch e funções inéditas. Além disso, o superesportivo passa a oferecer a suspensão ativa de série, graças à qual o carro pode se aproximar 10 milímetros do chão.(Marília Parente/DP)

 

(foto: AFP PHOTO / DANIEL ROLAND)
(foto: AFP PHOTO / DANIEL ROLAND)

Mercedes-Benz

Revelado durante a primeira noite à frente do salão do automóvel de Frankfurt, o Concept Car reacendeu debate sobre quanto controle deve ser tirado de motoristas

(foto: AFP PHOTO / DANIEL ROLAND)
(foto: AFP PHOTO / DANIEL ROLAND)

Carro fascinante e tecnicamente sofisticado são um dos predicados que o Concept Car, destaque da Mercedez Bens no Salão de Frankfurt 2015, carrega. A nave espacial em forma de lágrima sobre rodas trás as inovações em autonomia para os veículos.

Uma das novidades que o modelo carrega como inovação é a inteligência: faróis convencionais e sinais de volta não são mais necessários, porque este sedan automatizado nem sequer precisa de um motorista. Ele "fala" com semáforos e outros veículos. (Thainá Nogueira/DP)

(foto: AFP PHOTO / DANIEL ROLAND)
(foto: AFP PHOTO / DANIEL ROLAND)

Bentley aposta no Bentayga

Utilitário premium da montadora de luxo inglesa tem motor de 600 cavalos

(foto: ODD ANDERSEN / AFP)
(foto: ODD ANDERSEN / AFP)
 

O primeiro utilitário esportivo de luxo da Bentley é estrela do Salão de Frankfurt. A montadora vende o peixe dizendo que trata-se do “mais rápido, mais potente, mais luxuoso e mais exclusivo SUV do mundo”.  O carro pretende sacudir o segmento premium com carroceria de materiais leves, que resultou no emagrecimento de 236 kg. O conforto é o ponto forte.

A cabine vem recheada com teto panorâmico de vidro com abertura elétrica, revestimento em couro, além de bancos dianteiros ajustáveis em 22 posições, que contam com sistemas de aquecimento, ventilação e até massageiam os ocupantes.

 

O modelo é carregado com a melhor tecnologia e os recursos da Bentley, liderada por um motor W12 de 600 cavalos de potência. A marca pretende transformar o Bentayga em uma garra de vendas, teve o cuidado de fazer características inovadoras e inteligentes, como visão noturna eletrônica e um sistema de fora de estrada responsivo opcional que pode ser configurado para se adaptar a diferentes configurações. (Taciana Góes/DP)

(foto: ODD ANDERSEN / AFP)
(foto: ODD ANDERSEN / AFP)

Alfa Romeo Giulia atrai atenções

O destaque no estande da Alfa Romeo no Salão de Frankfurt deste ano parece ser o Alfa Romeo Giulia. O gosto dos fãs do mundo automotivo por velocidade explica o protagonismo do superportivo, que completou o famoso circuito de Nurburgring em apenas 7: 39, um recorde na categoria. Com motor V6 bi-turbo de 3.0 litros de nada menos que 510 cavalos de potência, o carro estará à venda na Europa no ano que vem, pelo equivalente a cerca de R$ 231.723, numa conversão simples.

Com a missão de alavancar os negócios da marca para mais de 400 mil modelos até o final de 2015, o Giulia deverá competir no mercado com carros como BMW M3, Audi RS4 e Mercedes-AMG C63. A novidade aparece na Alemanha leve, com bastante eficiência aerodinâmica, que explica, em ocnjunto com a mecânica invejável o porquê de o carro ser capaz de atingir os 100 km/h, partindo da imobilidade, em apenas 3,9 segundos. Embora a Alfa Romeo não confirme o número, a revista italiana Avolante chegou a publicar que o Giulia atingiria a velocidade de 321 km/h.  (Marília Parente/DP)

(foto: Newsroom/Divulgação)
(foto: Newsroom/Divulgação)
(foto: Newsroom/Divulgação)
(foto: Newsroom/Divulgação)

 

Ver galeria . 81 Fotos Veja como foi o primeiro dia de revelações no Salão de Frankfurt 2015Pedro Cerqueira/EM/D.A Press
Veja como foi o primeiro dia de revelações no Salão de Frankfurt 2015 (foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press )
 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade