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Estado de Minas

Câmbio Powershift da Ford está na mira do Ministério Público em MG

Diversas queixas de clientes serão investigadas pelo Procon mineiro. Câmbio apresenta ruídos, trepidações e troca prematura do kit de embreagem


postado em 19/09/2015 19:34 / atualizado em 21/09/2015 10:04

As reclamações aumentam, mas a solução da fabricante ainda não veio(foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)
As reclamações aumentam, mas a solução da fabricante ainda não veio (foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)
As sucessivas queixas envolvendo o câmbio automatizado de dupla embreagem Powershift, da Ford, serão alvo de investigação do Procon estadual mineiro. O órgão subordinado ao Ministério Público prometeu, via Promotoria de Defesa do Consumidor, analisar os relatos de mal funcionamento feitos por donos de modelos como New Fiesta, campeão no número de reclamações, e EcoSport. Diante de novos casos registrados diretamente no site do órgão, o Procon pode instaurar procedimento de investigação preliminar envolvendo a montadora.

Reportagem do caderno Vrum do último sábado (12) mostrou que a transmissão de seis velocidades – uma das principais inovações tecnológicas do New Fiesta –, tem constantemente apresentado ruídos, trepidações e trocas prematuras de kit embreagem. Em alguns dos casos há sobreaquecimento do câmbio, situação prevista pela própria Ford no manual do proprietário e presenciada durante o teste do Focus Fastback 2.0 Titanium Plus. A publicação gerou grande repercussão na internet e redes sociais, com novos relatos de proprietários de carros da Ford envolvendo os problemas. A maioria reclama sobre a demora ou protelamento da troca do conjunto de embreagem. “Finalmente, uma reportagem que traz a realidade vivida pelos proprietários de veículos Ford com o câmbio Powershift. Meu Fiesta Titanium 2013/2014 apresenta a trepidação em baixa rotação há mais de um ano e a Ford só dá desculpas para protelar a troca da embreagem”, diz um internauta no site Vrum. Outro aponta que o New Fiesta era pura alegria só até os 10 mil quilômetros. “Agora está um horror, treme até a ré. Em maio, a concessionária fez o pedido de embreagem nova e até agora não me ligaram”.

RESPOSTA Anteriormente, a Ford admitiu por meio de nota haver apenas trepidação excessiva. Desta vez, alegou que não comentará questões especulativas com respeito a eventuais demandas de qualquer órgão público. No site da marca, o câmbio é apresentado apenas como transmissão sequencial de seis velocidades, sem referência direta ao nome Powershift. Sobre a nomenclatura adotada, a Ford justificou que “é sua prerrogativa identificar do ponto de vista de marketing qualquer componente de seus veículos”.

Um dos insatisfeitos com o desempenho do câmbio é o vendedor Gustavo Morato. Ele conta que o pai, Adenir Nascimento, ficou desgostoso com o Powershift e decidiu vender o New Fiesta hatch SE 2014 que dirige – com apenas 7 mil quilômetros. O câmbio do carro do advogado aposentado trepida durante as trocas de marcha e em algumas situações patina. As falhas foram relatadas por Adenir na revisão de um ano, mas a concessionária BHFor alegou que as ocorrências são características do veículo. “Meu pai é cliente Ford há 40 anos e está muito chateado com o carro. Ele tem 75 anos e não tem condições de deixar o carro na concessionária. O carro tem defeito, tem problema e não querem consertar. Além disso o motor bate quando está frio, como se fosse a diesel”, conta Gustavo, que reside no Rio de Janeiro e também utiliza o New Fiesta quando vem a Belo Horizonte.

Solução amigável Nos casos em que o Powershift apresenta alguma das falhas, o Procon recomenda que primeiramente o consumidor procure a Ford e/ou a concessionária onde o veículo foi adquirido para tentar uma solução amigável. Caso isso não seja viável, a orientação é procurar diretamente um órgão de defesa do consumidor. Procurada, a BHFor não retornou os contatos.

Passo a passo

» COMO RECLAMAR NO PROCON ESTADUAL


1. Acesse o site do Ministério Público de Minas
Gerais (www.mpmg.mp.br)

2. Vá ao ícone Serviço ao cidadão, na barra
do lado direito do site, e clique em Procon-MG

3. Na área Direitos do consumidor, role a tela
até abaixo e clique em Atendimento – para enviar uma manifestação, realizar complementações e consultas

4. Preencha o formulário do setor de
atendimento do Procon-MG clicando em Cadastrar manifestação

Ver galeria . 33 Fotos Montadora do oval azul continua trazendo do México sedã compacto que tem qualidade de acabamento superior em relação ao hatch, porém mantém o bom conjunto mecânicoMarlos Ney Vidal/D.A Press
Montadora do oval azul continua trazendo do México sedã compacto que tem qualidade de acabamento superior em relação ao hatch, porém mantém o bom conjunto mecânico (foto: Marlos Ney Vidal/D.A Press )

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