Publicidade

Estado de Minas

Primeiras impressões: Hyundai HB20 2016 agrada com câmbio de seis marchas

Hatch coreano é reestilizado, mas deixa principais novidades e melhorias mecânicas para as versões mais caras. Hyundai HB20 2016 custa entre R$ 38.995 e R$ 63.535


postado em 23/09/2015 08:44 / atualizado em 23/09/2015 15:38

(foto: Wagner Menezes/Hyundai/Divulgação)
(foto: Wagner Menezes/Hyundai/Divulgação)

Atibaia (SP) -
Três anos e 500 mil unidades vendidas depois, o Hyundai HB20 recebeu um tapa no visual. Modelo mais vendido da marca sul-coreana no Brasil, o hatch foi atualizado com nova dianteira e detalhes de faróis, lanternas e rodas. Além disso, ganhou boas melhorias mecânicas, com destaque para o câmbio de seis marchas, tanto manual como automático. No entanto, boa parte das novidades foi destinada às versões mais caras. E o preço do modelo pode chegar aos R$ 63,5 mil, caso do Premium com todos os opcionais.

A mudança visual mais notória fica na grade dianteira. O HB20 agora exibe uma peça hexagonal com faixas horizontais e contorno cromado. Item de série em todas as dez configurações, o elemento inclui o carro no conceito 'Escultura fluída 2.0' da Hyundai, com design que remete aos modelos de categoria superior ix35 e i30. Outra inovação da linha 2016, os faróis receberam projetores e light guide de LED, que deixaram o HB20 bem mais envolvente. No entanto, esse detalhe é exclusivo da versão Premium (R$59.445).

Estratégia semelhante acontece com as lanternas.Embora com o mesmo formato, elas receberam novos grafismos Clear Type. Porém, apenas as versões Comfort Style e Premium têm o detalhe. Ou seja, as versões mais baratas seguem com os mesmos itens antigos.

No interior, as novidades ficam por conta do acabamento. Todas as versões tiveram os tecidos dos bancos renovados. Dependendo da versão, há apliques de cromado acetinado e black piano em detalhes do painel, na alavanca de câmbio e nas portas. Mas o design de painel, volante e console permanecem inalterados. Nem mesmo o grafismo dos instrumentos foi renovado.

Por outro lado, a versão top de linha recebeu novos equipamentos: ar condicionado automático digital, retrovisores com rebatimento automático e airbags laterais. O HB20 Premium pode ser equipado com o pacote de couro Dark Brown, com bancos, painel e manopla de câmbio em couro marrom.

<b>Para quem pode pagar mais:</b> Câmbio automático com seis marchas, disponível nas versões acima do padrão(foto: Wagner Menezes/Hyundai/Divulgação)
Para quem pode pagar mais: Câmbio automático com seis marchas, disponível nas versões acima do padrão (foto: Wagner Menezes/Hyundai/Divulgação)
Seis marchas

Uma das principais novidades da linha 2016 está sob o capô. Os motores Kappa 1.0 (80 cv a 6.200 rpm de potência e 10,2 kgf.m a 4.500 rpm com etanol) e e Gamma 1.6 (128 cv a 6.000 rpm e torque de 16,5 kgf.m a 5.000 rpm com etanol)  receberam novas peças para reduzir o consumo: velas de ignição em irídio, pistões e anéis de vedação retrabalhados e gerenciamento do alternador modificado. Mas,mais uma vez, apenas as versões acima do padrão foram privilegiadas.

O motor Gamma 1.6 ganhou o sistema de partida a frio e-start que dispensa o famigerado tanquinho auxiliar de combustível. O 1.0 segue com o equipamento. E agora, tanto com transmissão automática como manual, o câmbio tem seis velocidades. Segundo a Hyundai,o ganho de consumo com essas melhorias chegam aos 6,5% no1.6 e 6% no motor três cilindros.

Firme e silencioso, hatch mudou da água para o vinho na versão automática(foto: Thiago Ventura / EM / D.A Press)
Firme e silencioso, hatch mudou da água para o vinho na versão automática (foto: Thiago Ventura / EM / D.A Press)

Test Drive

Em um test-drive na estrada com aproximadamente 100 km (ida e volta) podemos experimentar as versões 1.6 manual e automático. A caixa manual de seis marchas segue com os engates curtos e precisos do sistema anterior. As marchas têm relação longa e o carro segue firme e silencioso por estrada plana em sexta velocidade. No entanto, em retomadas de ultrapassagem, é necessário voltar para a quarta e quinta.

Tivemos depois a oportunidade de conduzir o modelo automático. Esse sim mudou da água para o vinho, pois até então oferecia apenas quatro marchas. O novo câmbio comportou muito bem, sem grandes trancos, mesmo em arrancadas firmes.

Há opção de trocas manuais, mas apenas na alavanca. Não há borboletas no volante nem modo sport. Para trocar as velocidades,basta arrastar a alavanca para esquerda e movimentá-la para trás (sobe marcha) ou para frente (desce marcha).

No mais, o hatch segue com o comportamento exemplar ao volante. A suspensão privilegia o conforto, mas deixa o carro inclinar um pouco. Não há porém susto nas curvas. O carrinho segue bom de guiar e ficou bem melhor agora com seis marchas.

Ver galeria . 27 Fotos Thiago Ventura / EM / D.A Press
(foto: Thiago Ventura / EM / D.A Press )


Conclusão

A reestilização veio para dar mais fôlego ao carro, que já vendeu 500 mil unidades de 2012 até agosto de 2015. Os detalhes de design dão mais frescor, mas é uma pena que as versões mais básicas não tenham sido contempladas com todas as melhorias. O carro segue como boa opção entre os compactos premium, mas cuidado com a conta final a pagar.

VERSÕESVeja como ficou o novo HB20 em cada categoria

Comfort 1.0 - ganhou travas eletricas e vidros eletricos dianteiros
Valor: R$38.995 - aumento de 400 reais

Comfort Plus 1.0 - ganhou calotas de 15 polegadas, retrovisores eletricos com repetidor de seta e acabamento preto na coluna B
Valor: R$ 42.595 - aumento de730 reais

Comfort Style 1.0 - Ganhou rodas de liga leve de 15'', vidros elétricos nas quatro portas com função one-touch para subida e descida com comando na chave, lanternas traseiras Clear Type
Valor: R$46.345

Comfort Style 1.6 - Ganhou rodas de liga leve de 15'', faróis com projetor e LightGuide de LED, vidros elétricos nas quatro portas com função one-touch para subida e descida com comando na chave, lanternas traseiras Clear Type
Valor: R$ 51.845

Comfort Style 1.6 Automático - Ganhou câmbio de seis marchas, rodas de liga leve de 15'', faróis com projetor e LightGuide de LED, vidros elétricos nas quatro portas com função one-touch para subida e descida com comando na chave, lanternas traseiras Clear Type
Valor: R$ 55.845

ComfortPlus 1.6
- ganhou câmbio de seis marchas
Valor: R$ 48.745

Comfort Plus 1.6 automatico
Valor: R$ 52.745

Premium -
Ganhou câmbio automático de seis velocidades, ar condicionado digital automático, retrovisores com rebatimento elétrico, faróis com projetor e LightGuide de LED, airbags laterais
Valor: R$ 59.445

Premium com bancos de couro Dark Brown
Valor: R$61.035

Premium com bancos de couro Dark Brown e sistema multimídia blueMedia
Valor: R$ 63.535

 

Versões mais caras do hatch, como a Premium (foto) foram as mais beneficiadas pelas modificações(foto: Wagner Menezes/Hyundai/Divulgação)
Versões mais caras do hatch, como a Premium (foto) foram as mais beneficiadas pelas modificações (foto: Wagner Menezes/Hyundai/Divulgação)
 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade