Publicidade

Estado de Minas

Polêmica no Salão de Frankfurt: painel faz piada da derrota de 7x1 do Brasil

Jogador brasileiro vende drogas e armas e o mascote Fuleco assalta atleta alemão em painel instalado no Salão de Frankfurt. Vídeo mostra desabafo de visitante do evento: "o retrato do Brasil"


postado em 24/09/2015 09:30 / atualizado em 24/09/2015 15:14

(foto: Reprodução/YouTube)
(foto: Reprodução/YouTube)

Não bastasse a humilhação sofrida na final da Copa do Mundo, em 2014, contra a Alemanha, um painel exibido no Salão do Automóvel em Frankfurt, busca reforçar a vergonha do brasileiro diante do episódio e da crise vivida no país. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um quadro que exibe o que seria o retrato do Brasil. Ao centro, abraçado pelos jogadores da Alemanha, o lateral-esquerdo da Seleção, Marcelo, aparece como um vendedor ambulante de “armas, pistolas, drogas, revólveres e cocaína”.

A pintura mostra ainda o mascote da Copa, Fuleco, assaltando o lateral-direito alemão Boateng. Uma mulata aparece deitada no colo do zagueiro Mats Hummels, enquanto mais atletas aparecem tocando tambor e bebendo o que parece ser uma caipirinha. Entre eles, nota-se os atacantes Miroslav Klose, recordista em gols em Copas do Mundo, Lukas Podolski, Mario Götze e Mesut Özil, além de Sami Khedira.

Outros jogadores que chamam a atenção, o atacante Thomas Müller, está dependurado em um coqueiro e o goleiro Manuel Neuer, salta para 'defender' um côco. O atleta brasileiro está cercado pelo meio-campista Bastian Schweinsteiger e o técnico da Seleção alemã Joachim Löw.

Quem passa pelo local, pode aproveitar um dos buracos vazados na direção da cabeça de alguns jogadores ou da garota de biquíni para tirar uma foto. Na base do painel, abaixo de onde está grafado o placar histórico de 7 a 1, também estão escritas as palavras "triunfo" e "tragédia".



O brasileiro responsável pela gravação do vídeo mostra indignação com o painel, mas também com o próprio brasileiro, que segundo ele, apesar da imagem negativa do país, ainda “bate no peito para aceitar o que acontece”.

'Triumph & Tragödie' é uma exposição itinerante que mostra a vitória alemã e a derrota humilhante do Brasil na Copa de 2014. Frankfurt é uma das 24 paradas do caminhão que, além do painel com charges, exibe exposição de fotos e filmes sobre o mundial. Mais de 30 mil pessoas já viram a exposição.

O Salão do Automóvel de Frankfurt começou no último sábado, 19, e vai até o próximo domingo, 27. O evento é uma das maiores exposições da indústria automobilística do mundo e tem, neste ano, o número recorde de 1.103 expositores de 39 países, com 219 lançamentos mundiais. Em 2013, Frankfurt recebeu 1.098 expositores de 35 países, teve 159 estreias mundiais e o público total foi de 881.100 visitantes. (Colaborou Thiago Ventura/EM)

 

Exposição 'Triunfo e Tragédia' percorre a Alemanha a borde dessa carreta: charges, fotos e filmes sobre o Mundial(foto: Divulgação)
Exposição 'Triunfo e Tragédia' percorre a Alemanha a borde dessa carreta: charges, fotos e filmes sobre o Mundial (foto: Divulgação)
 

 

Ver galeria . 81 Fotos Veja como foi o primeiro dia de revelações no Salão de Frankfurt 2015Pedro Cerqueira/EM/D.A Press
Veja como foi o primeiro dia de revelações no Salão de Frankfurt 2015 (foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press )
Ver galeria . 17 Fotos Volkswagen Tiguan 2016Volkswagen/Divulgação
Volkswagen Tiguan 2016 (foto: Volkswagen/Divulgação )
Ver galeria . 14 Fotos Musas de Frankfurt 2015Daniel Roland/AFP Photo
Musas de Frankfurt 2015 (foto: Daniel Roland/AFP Photo )
 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade