Pela primeira vez desde que iniciou as atividades no país, a Peugeot será comandada por um brasileiro. E mais, por uma mulher: Ana Theresa Borsari assume o cargo de diretora-geral da marca francesa no lugar do chileno Miguel Figari. A executiva tem um desafio para enfrentar: a empresa vem caindo na participação de mercado pelo menos desde desde 2008. No acumulado deste ano está com apenas 1,07%.
Aos 44 anos, Borsari é formada em Direito pela USP e já foi diretora de Marketing na Peugeot no Brasil. Em 2010, foi trabalhar na França na coordenação comercial e chegou a ser diretora-geral da Peugoet-Citroën na Eslovênia, primeira mulher a comandar a marca num país. Agora, vai repetir o feito no Brasil. Acima dela no Brasil, só o presidente da PSA Peugeot Citroën para o Brasil e a América Latina, Carlos Gomes.
Leia Mais
Peugeot 2008 1.6 THP voa baixo, sem exagerosPeugeot apresenta novos 308 e 408 no Salão de Buenos AiresPeugeot lança 2008 no Brasil a partir de R$ 67.190Peugeot 2008 2015Peugeot 308 Allure 2.0Peugeot RCZ 1.6 THP 2014 Mulher também comanda veículo off roadMulheres: motoristas com afeto e sem (muito) carinho Peugeot apresenta novo 408Nos anos seguintes, o mesmo índice tem caído fechamento após fechamento. Mesmo com o ápice de vendas de 90.326 unidades em 2010, caiu no ranking para 9º lugar e 2,71% de participação. De 2011 a 2013, o percentual sempre teve queda. Em 2014, a Peugeot ficou em com apenas 1,22% do mercado.
O 2008 é a grande aposta da marca para o Brasil, tentando lugar ao Sol no aquecido segmento dos SUV compactos. No entanto, o carro não decola em vendas. De janeiro a setembro deste 2015, a Peugeot ocupa o 13º lugar com 20.056 emplacamentos e 1.07% de participação de mercado. Os números são da Fenabrave.
"Sempre desejei retornar ao meu país. Por isso a minha satisfação é dupla: volto ao Brasil e à frente da Peugeot. Vou aproveitar minha experiência, entusiasmo e energia para acelerar o reposicionamento da marca no país”, declarou Ana Theresa à imprensa. A Peugeot iniciou as atividades oficialmente no Brasil em 1991.
PARTICIPAÇÃO DE MERCADO DA PEUGEOT
2015 *ACUMULADO JAN A SET
13º PEUGEOT 20.056 1,07%
2014
12º PEUGEOT 40.530 1,22%
2013
12º PEUGEOT 57.511 1,61%
2012
11º PEUGEOT 72.059 1,98%
2011
10º PEUGEOT 85.815 2,51%
2010
9º PEUGEOT 90.326 2,71%
2009
8º PEUGEOT 81.853 2,72%
2008
7º PEUGEOT 82.665 3,09%
2007
7º RENAULT 68.632 3,29%
2006
7º PEUGEOT 61.167 3,34%
2005
8º RENAULT 47.503 2,93%
VEJA FOTOS DE MODELOS DA PEUGEOT: