Leilão acontecerá no dia 17 de novembro
Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação
Setembro foi o pior mês de vendas para a indústria automotiva desde 2006. Mas para o segmento dos SUV compactos parece não existir crise e dois lançamentos duelam uma impressionante batalha pela opção do consumidor. No último mês, o Jeep Renegade cresceu em vendas e encostou no líder Honda HR-V. Ambos estão no Top 10 dos mais vendidos entre todos os automóveis.
O SUV feito em Pernambuco vendeu 5.677 unidades em setembro, enquanto o crossover japonês emplacou 5.747. Isso mesmo, apenas 70 unidades separam os dois modelos! No acumulado, o Honda HR-V está com folga: são 33.938 emplacamentos, contra 21.221 do Renegade. Os números são da Federação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Fenabrave).
Em setembro, o Renault Duster voltou a ficar como terceiro mais vendido do segmento. O francês registrou 2.698 emplacamentos. Enquanto isso, o Ford EcoSport, que inaugurou o segmento e já foi líder por vários anos, continua em quarto lugar. No mês passado, foram 2.655 unidades vendidas. No acumulado, no entanto, segue como vice-líder: 26.679 emplacamentos. Mas corre o risco de ser ultrapassado pelo Renegade ou mesmo pelo Duster, com 26.023 unidades.
Pior setembro
As vendas de veículos zero quilômetro recuaram 32,47% em setembro de 2015 em relação ao mesmo mês do ano passado. Na comparação com agosto corrente, a queda é de 3,46%. De acordo com a Fenabrave, foram emplacados 200.095 mil unidades no nono mês de 2015 em todo o País. Trata-se do pior nível para o mês desde 2006, quando 159 mil veículos foram licenciados.
Com o resultado, as vendas de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus novos no País acumulam queda de 22,66% neste ano até setembro, na comparação com igual período de 2014, segundo a federação. Esse recuo é mais intenso do que a retração de 21,4% registrada até agosto.
A frente com faróis redondos, grade oval e as laterais que acompanham as curvas das rodas são claramente inspiradas no Jaguar XK 150
O exterior é feito em fibra de vidro
O interior é todo revestido em couro
O câmbio é manual e a velocidade máxima chega a 280 km/h
Mostradores analógicos também prestam homenagem aos esportivos antigos
Mostradores analógicos ficam na parte central do painel
Fiat Punto
Depois do Palio 2008, o "caça segredos" da Fiat, Marlos Ney Vidal, conseguiu mais uma vez o flagra do novo lançamento da Fiat, o Punto
Veja as linhas finais do modelo, quase sem disfarces
O painel é praticamente idêntico ao modelo europeu, porém com materiais menos sofisticados
Veja a primeira foto do Punto em solo brasileiro. Por causa dela, o país inteiro ficou sabendo que o modelo viria para o Brasil. O carro foi fotografado no dia 24 de agosto de 2005. Mais um flagra de Marlos Ney Vidal
Outro flagra do dia 24 de agosto de 2005. Modelo rodava com camuflagem pesada
Antigo Punto também deu as caras por aqui, em dezembro de 2005
Modelo veio para testes no Brasil
Ainda muito camuflado, nos encontramos com o Punto nacional mais uma vez em março de 2006. Até as rodas estavam "disfarçadas"
A camuflagem pesada não permitia a identificação da carroceria do modelo
Primeira imagem do interior do carro, ainda em março de 2006
Em setembro de 2006, flagramos a versão esportiva do Punto nacional
Rodas esportivas chamaram a atenção no carro camuflado
Em outubro de 2006, o disfarce do Punto começou a diminuir
As linhas da carroceria já estavam ficando mais visíveis
O desenho da traseira, com lanternas na coluna, já estava perceptível
Bem menos camuflado, o Punto foi flagrado em novembro de 2006 nos arredores de Belo Horizonte
O funcionário tentou, mas não foi possível esconder as linhas do carro
No centro da capital mineira, em janeiro de 2007, a Fiat voltou a usar a pesada camuflagem no Punto
Março de 2007: flagramos o Punto zebrado, um sinal que a fase de testes está próxima do fim
Mesmo com a carroceria zebrada, as linhas finais do Punto já estão bem visíveis
No final de março, o compacto premium "zebrado" rodava intensamente em Belo Horizonte
Mais um flagra de Marlos Ney Vidal: o interior quase definitivo do novo Fiat
Último traje do Punto antes do lançamento
O carro foi flagrado em fase final de testes, com camuflagem que escondia indicadores da versão esportiva, como a decoração na parte inferior da carroceria. No entanto, os cintos de segurança vermelhos e as rodas de liga de 15 polegadas seguem o mesmo padrão de decoração esportiva do Palio 1.8R