Publicidade

Estado de Minas PROJETO EGEA

Fiat ressuscita nome Tipo para novo sedã que vai substituir o Linea

Sedã desenvolvido na Turquia será vendido em 40 países na Europa, África e Oriente Médio com motores diesel e gasolina com até 120 cavalos


postado em 14/10/2015 15:30 / atualizado em 14/10/2015 16:15

(foto: Fiat/Divulgação)
(foto: Fiat/Divulgação)

A Fiat europeia confirmou o nome oficial e detalhes do novo sedã que será o sucessor do Linea. Até então conhecido como Egea, o veículo será lançado mundialmente como ‘Tipo’. O veículo já havia sido exibido no Salão de Istambul em maio e as vendas começam em dezembro deste ano na Itália. O carro já pode ser configurado no site turco da marca.

 

Modelo global, o novo Fiat Tipo foi criado no centro de estilo na Itália e desenvolvido na Turquia. Para os padrões do mercado europeu é um sedã-compacto: 4,5 metros de comprimento com 2,64m de entre-eixos. A largura é de 1,78 m, enquanto a altura fica em 1,48m. Essa dimensões no Brasil garantem o status de ‘sedã-médio’.

VEJA FOTOS DO TIPO!

É praticamente impossível não lembrar do Tipo, modelo comercializado no Brasil nos anos 1990, inclusive fabricado em Betim. No entanto, a semelhança fica apenas no nome. “O nome simbólico foi usado pela Fiat desde seus primeiros dias e agora está fazendo um retorno em um modelo global projetado para enfrentar os desafios do futuro”, disse a empresa em comunicado. Na Turquia, contudo, o nome Egea será mantido.

(foto: Fiat/Divulgação)
(foto: Fiat/Divulgação)


Ao contrário do antecessor Linea, o Tipo foi concebido desde o início para ser um sedã e com foco no custo/benefício. Na Europa, será equipado com duas opções de motores turbodiesel MultiJet II e duas a gasolina, com potência entre 95 e 120 cavalos. O câmbio pode ser manual ou automático. Até o próximo ano, versões hatch e perua serão lançadas baseadas no sedã.

Direção elétrica, volante multifuncional, computador de bordo e ajustes no banco do motorista são alguns dos itens de série em todas as versões. Também são equipamentos de série Isofix, controles eletrônicos de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas e luzes diurnas. Airbags laterais e de cortina, câmera de ré, rodas de 17” e central multimídia estão entre os itens das versões mais caras.

O Fiat Tipo será produzido na fábrica de Bursa, na Turquia e vendido em 40 países da Europa, Oriente Médio e África. Ainda não há confirmação que o carro será comercializado na América Latina. Na Turquia, o preço inicial é de 49 mil liras, que equivale a cerca de R$ 64.533. O Tipo top de linha vale 70,9 mil liras (R$93.375,30)
(foto: Fiat/Divulgação)
(foto: Fiat/Divulgação)
(foto: Fiat/Divulgação)
(foto: Fiat/Divulgação)
Ver galeria . 21 Fotos Fiat Tipo / Egea 2016Fiat/Divulgação
Fiat Tipo / Egea 2016 (foto: Fiat/Divulgação )

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade