O Chevrolet Onix é considerado o automóvel com menor desvalorização no mercado em 2015. O veículo apresenta índice de depreciação de 7,6% depois de um ano, que resulta num maior valor de revenda. É a segunda vez que o modelo vence a disputa em análise feita pela agência Autoinforme/Molicar. Outros 13 veículos venceram em diversas categorias.
Foram comparados os preços de automóveis zero quilômetro em concessionárias, lojas e anúncios em agosto de 2014 com o valor do mesmo veículo usado em agosto de 2015. A lista completa inclui 140 modelos, divididos em 14 categorias.
Em segundo lugar geral no ranking geral aparece o Hyundai HB20, com desvalorização de -8%. A medalha de bronze ficou com o Ford Fiesta, que apresentou índice de -8,1%. O Renault Sandero ficou perto da turma: -8,2%.
A Fiat foi a marca que teve o maior número de homenagens, ganhando os prêmios de hatch Premium, com o 500 (depreciação de 12,6%); o de Perua, com o Palio Weekend (12,7%) e o da Picape Pequena, com a Strada (-9,6%).
O Ford Fusion ficou melhor entre os sedãs-grandes, com depreciação de 12,8%. Entre os utilitários esportivos compactos, o Ecosport se deu melhor com desvalorização de 13,2%.
Na categoria dos carros de entrada, o up! teve a menor depreciação, com 8,3%. O Toyota Corolla saiu melhor entre os sedãs-médios, com -11,4%, enquanto o Volkswagen Golf é o hatch-médio com menor desvalorização: -10%.
Veja os dez primeiros colocados do ranking geral
1) Chevrolet Onix | -7,6 |
2) Hyundai HB20 | -8 |
3) Ford Fiesta | -8,1 |
4) Renault Sandero | -8,2 |
5) Volkswagen Up | -8,3 |
6) Fiat Palio Evo | -8,4 |
6) Fiat Punto Evo | -8,4 |
7) Toyota Etios | -8,5 |
8) Volkswagen Fox | -8,8 |
9) Fiat Palio Fire | -8,9 |
9) Ford Ka | -8,9 |
10) Volkswagen Gol | -9 |
Veja os vencedores por categoria
ENTRADA | VAR.% |
VOLKSWAGEN UP! | -8,3 |
FIAT PALIO FIRE | -8,9 |
FORD KA | -8,9 |
FIAT UNO EVO | -9,5 |
CHEVROLET CELTA | -10,7 |
HATCH | VAR.% |
CHEVROLET ONIX | -7,6 |
HYUNDAI HB20 | -8,0 |
FORD NEW FIESTA | -8,1 |
RENAULT SANDERO | -8,2 |
FIAT PALIO EVO | -8,4 |
HATCH MÉDIO | VAR.% |
VOLKSWAGEN GOLF | -10,0 |
AUDI A3 | -11,3 |
CHEVROLET CRUZE SPORT6 | -12,4 |
FORD FOCUS | -13,3 |
HYUNDAI I30 | -13,9 |
HATCH PREMIUM | VAR.% |
FIAT 500 | -12,6 |
BMW 1 | -13,0 |
MINI MINI COOPER | -13,5 |
MERCEDES-BENZ A | -13,9 |
AUDI A1 | -14,0 |
MINIVAN | VAR.% |
CHEVROLET SPIN | -11,9 |
FIAT DOBLO | -12,5 |
RENAULT KANGOO | -12,7 |
MERCEDES-BENZ B 200 | -15,0 |
JAC T8 | -15,8 |
MONOVOLUME | VAR.% |
HONDA NEW FIT | -11,1 |
FIAT IDEA | -13,4 |
CITROEN AIRCROSS | -13,8 |
CITROEN C3 PICASSO | -14,1 |
KIA SOUL | -15,3 |
PERUA | VAR.% |
FIAT PALIO WEEKEND | -12,7 |
VOLKSWAGEN SPACEFOX | -13,2 |
PICAPE PEQUENA | VAR.% |
FIAT STRADA | -9,6 |
VOLKSWAGEN SAVEIRO | -10,3 |
CHEVROLET MONTANA | -11,0 |
PICAPE MÉDIA | VAR.% |
TOYOTA HILUX | -11,2 |
CHEVROLET S-10 | -11,7 |
FORD RANGER | -11,9 |
VOLKSWAGEN AMAROK | -12,6 |
NISSAN FRONTIER | -12,9 |
SEDÃ PEQUENO | VAR.% |
HYUNDAI HB20S | -9,1 |
FORD KA%2b | -9,9 |
CHEVROLET PRISMA | -10,2 |
TOYOTA ETIOS | -10,2 |
VOLKSWAGEN VOYAGE | -10,5 |
SEDÃ MÉDIO | VAR.% |
TOYOTA COROLLA | -11,4 |
AUDI A3 | -11,7 |
HONDA CIVIC | -11,7 |
CHEVROLET CRUZE | -12,2 |
NISSAN SENTRA | -12,5 |
SEDÃ GRANDE | VAR.% |
FORD FUSION | -12,8 |
HYUNDAI AZERA SEDAN | -14,6 |
HONDA ACCORD | -14,8 |
VOLKSWAGEN PASSAT | -15,0 |
MERCEDES-BENZ CLA | -15,0 |
UTILITÁRIO ESPORTIVO PEQUENO | VAR.% |
FORD ECOSPORT | -13,2 |
CHEVROLET TRACKER | -13,6 |
RENAULT DUSTER | -13,7 |
SUZUKI GRAND VITARA | -14,8 |
MITSUBISHI PAJERO TR4 | -15,0 |
UTILITÁRIO ESPORTIVO GRANDE | VAR.% |
HONDA CR-V | -12,0 |
TOYOTA RAV-4 | -12,7 |
TOYOTA HILUX SW4 | -12,8 |
HYUNDAI IX35 | -13,1 |
LAND ROVER RANGE ROVER EVOQUE | -13,7 |
Fonte: AutoInforme / Molicar |