São Bernardo do Campo (SP) – Em vez de produzir na fábrica de Juiz de Fora a nova geração do Actros, lançada na Europa em 2011, a Mercedes-Benz optou por reestilizar o cavalo mecânico. A justificativa é a de desenvolver um extrapesado para as variadas condições de rodagem do país, seja asfalto, seja estradas de terra. Há novos faróis, para-choque e grade (com a estrela de três pontas ampliada) e a nova versão 2651 6x4 de 510 cv, a mais potente da linha nacional, que se junta aos Actros 2546 6x2 e Actros 2646 6x4. O novo motor OM 460 LA de 13 litros, garante a marca, ficou até 5% mais econômico – na Europa, o Actros utiliza o OM 471. A cabine traz ainda nova cama, climatizador, painel com display de alta definição e sistema de som. Opcionalmente há suspensão metálica, com tanques de alumínio para até 1.080 litros de combustível.
“A gente já cometeu a besteira uma vez, que foi a de trazer um caminhão alemão que roda em pavimento europeu. A Mercedes-Benz caminha para um produto global. O novo Actros brasileiro é uma plataforma de Euro 6.
O jornalista viajou a convite da Mercedes-Benz