Publicidade

Estado de Minas AVIAÇÃO

Anac autoriza operação do Airbus A380 no Aeroporto de Guarulhos

Primeiro voo do A380 no Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU) será em 14 de novembro, operado pela Emirates


postado em 29/10/2015 11:31 / atualizado em 29/10/2015 12:56

Airbus é o maior avião de passageiros do mundo. Na configuração da Emirates, até 517 pessoas (foto: AFP PHOTO/Robyn BECK)
Airbus é o maior avião de passageiros do mundo. Na configuração da Emirates, até 517 pessoas (foto: AFP PHOTO/Robyn BECK)

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) autorizou o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, a operar o Airbus A380, um dos maiores aviões em operação comercial no planeta. O primeiro voo deve ser dia 14 de novembro, com chegada de uma unidade da Emirates. O avião tem pouso previsto em Guarulhos (GRU) para as 19h30 e partida à 1h25 do dia seguinte rumo a Dubai.

VEJA FOTOS DO A380!

A autorização foi publicada em nota da Anac no Diário Oficial da União (DOU) dessa quarta-feira, 28 de outubro. O aeroporto já tem liberação para operar a aeronave a partir de 1º de novembro de 2015.

O A380 vai utilizar o Terminal 3, que conta com cinco posições de estacionamento, com duas pontes telescópicas em cada. A concessionária do aeroporto teve que realizar uma série de obras para receber o avião, como pistas de taxiamento mais alargadas, além de aumentar a área de acostamento da pista 09L/27R, agora com 60 metros de largura.

Em fevereiro de 2014, a Anac havia vetado a operação do avião no Brasil. Segundo a agência, nenhum aeroporto tinha segurança para receber o aparelho. Agora, com as reformas necessárias, o A380 poderá enfim operar em Guarulhos.


A380


Maior avião comercial do planeta, o A380 possui 550 metros quadrados de área. São 72 metros de comprimento, por 79m de envergadura. A altura é de 24 metros. Se for todo dedicado à classe econômica, tem capacidade para 853 assentos. A largura interna da fuselagem 6 metros no andar inferior e 5 metros no andar superior.

 

As aeronaves com padrão de fábrica têm o primeiro andar destinado completamente aos passageiros que pagaram o bilhete mais barato, enquanto o pavimento superior fica para a executiva e a primeira. Mas todas as configurações ficam a cargo das companhias. 

O teto operacional é de 13 136 metros, enquanto o alcance é de 15.700 km.  A velocidade de pouso fica entre os 240–250 km/h, enquanto a velocidade de cruzeiro é de 0,85 march. A pista mínima de decolagem é de 2.950 metros.

(foto: AFP PHOTO / JOHANNES EISELE )
(foto: AFP PHOTO / JOHANNES EISELE )
Ver galeria . 49 Fotos Airbus A380Airbus/Divulgação
Airbus A380 (foto: Airbus/Divulgação )

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade