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Anac autoriza operação do Airbus A380 no Aeroporto de Guarulhos

Primeiro voo do A380 no Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU) será em 14 de novembro, operado pela Emirates

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Anac autoriza operação do Airbus A380 no Aeroporto de Guarulhos
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Airbus é o maior avião de passageiros do mundo. Na configuração da Emirates, até 517 pessoas


A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) autorizou o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, a operar o Airbus A380, um dos maiores aviões em operação comercial no planeta. O primeiro voo deve ser dia 14 de novembro, com chegada de uma unidade da Emirates. O avião tem pouso previsto em Guarulhos (GRU) para as 19h30 e partida à 1h25 do dia seguinte rumo a Dubai.

VEJA FOTOS DO A380!

A autorização foi publicada em nota da Anac no Diário Oficial da União (DOU) dessa quarta-feira, 28 de outubro. O aeroporto já tem liberação para operar a aeronave a partir de 1º de novembro de 2015.

O A380 vai utilizar o Terminal 3, que conta com cinco posições de estacionamento, com duas pontes telescópicas em cada. A concessionária do aeroporto teve que realizar uma série de obras para receber o avião, como pistas de taxiamento mais alargadas, além de aumentar a área de acostamento da pista 09L/27R, agora com 60 metros de largura.

Em fevereiro de 2014, a Anac havia vetado a operação do avião no Brasil. Segundo a agência, nenhum aeroporto tinha segurança para receber o aparelho. Agora, com as reformas necessárias, o A380 poderá enfim operar em Guarulhos.


A380


Maior avião comercial do planeta, o A380 possui 550 metros quadrados de área. São 72 metros de comprimento, por 79m de envergadura. A altura é de 24 metros. Se for todo dedicado à classe econômica, tem capacidade para 853 assentos. A largura interna da fuselagem 6 metros no andar inferior e 5 metros no andar superior.

 

As aeronaves com padrão de fábrica têm o primeiro andar destinado completamente aos passageiros que pagaram o bilhete mais barato, enquanto o pavimento superior fica para a executiva e a primeira. Mas todas as configurações ficam a cargo das companhias. 

O teto operacional é de 13 136 metros, enquanto o alcance é de 15.700 km.  A velocidade de pouso fica entre os 240–250 km/h, enquanto a velocidade de cruzeiro é de 0,85 march. A pista mínima de decolagem é de 2.950 metros.