A Toyota lançou nesta quinta-feira a oitava geração da picape média Hilux no mercado brasileiro. O veículo foi completamente renovado, do visual à mecânica, e será oferecido em seis versões com preços bem salgados, entre R$ 114 mil e R$ 188 mil. O lançamento ocorre na Argentina, onde a picape é fabricada. As vendas começam no dia 18 de novembro.
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A Hilux será oferecida em seis versões, para perfis diferentes de cliente, seja trabalho, lazer ou multiuso. Há opção de chassi-cabine 4x4 com câmbio manual; Standard 4x4 cabine simples (CS) ou dupla (CD) com câmbio manual; SR; SRV e nova top de linha SRX. Essas três últimas versões são sempre com tração integral e câmbio automático de seis velocidades. O novo motor 2.8 oferece até 177 cavalos de potência e 45.9 kgfm de torque na versão automática.
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Nesta nova geração, a Toyota Hilux está com design bem renovado. Em relação à anterior, a picape cresceu 7 cm em comprimento (5330 mm) e 2 cm na largura (1855 mm). A nova Hilux está 4,5 cm mais baixa (1.815 mm) e permanece com o mesmo entre eixos de 3.085 mm.
A dianteira está bem mais agressiva e segue um conceito de design que lembra o já aplicado no novo Corolla. O capô tem vincos marcantes e perdeu a entrada de ar do intercooler, peça deslocada para frente do motor. Na lateral, há uma linha que une as duas caixas de roda.
Na versão top de linha SRX, a Hilux exibe faróis de LED com projetor e ajuste automático de altura. Nas demais, a iluminação é com lâmpadas halógenas, sendo que a partir da SRV, há presença de luzes de neblina.
Na traseira, a Toyota aplicou novos grafismos nas lanternas e para-choque reformulado para melhorar o acesso à caçamba. A versão SRX tem rodas de liga-leve de 18 polegadas com pneus 265/60R18.
A cabine da Toyota Hilux 2016 foi enfim revitalizado. Há um novo volante bem mais elegante, que pode ser oferecido com comandos do sistema de som e telefone a partir da SR. O quadro de instrumentos tem iluminação na cor azul e nas versões SRX e SRV há um friso metálico que cruza o painel de ponta a ponta.
Novidades mecânicas
Além do novo visual, a engenharia da Toyota desenvolveu um novo motor turbo diesel com intercooler, pertencente à recém-lançada série Global Diesel (GD). A Hilux agora vem equipada com o bloco quatro cilindros 1GD 2.8L. Apesar de ter 200 cilindradas a menos que o antigo 3.0 1KD, o novo motor está mais potente. O motor oferece seis cavalos a mais (177 cavalos a 3.400 rpm) de potência.
Na versão manual, o torque ficou 22% maior, com 42.8 kgfm entre 1.400 e 2.600 rpm. Na versão automática, são 45.9 kgfm entre 1.600 e 2.400 rpm.
Outra novidade da linha 2016 é a transmissão automática de seis velocidades, que equipa as versões SR, SRV e SRX. A relação de marchas está ajustada para privilegiar arrancada mais vigorosa em primeira marcha, e elevar a economia de combustível em sexta. Nas versões, STD e chassi-cabine, a transmissão é manual de seis marchas.
Toyota Hilux 2016 - Tabela de preços
Hilux 4×4 Chassi 2.8 MT – R$ 114.860
Hilux 4×4 Cabine simples 2.8 MT – R$ 118.690
Hilux 4×4 STD 2.8 MT – R$ 130.960
Hilux 4×4 SR 2.8 AT – R$ 162.320
Hilux 4×4 SRV 2.8 AT – R$ 177.000
Hilux 4×4 SRX 2.8 AT – R$ 188.120
Segurança e equipamentos
Reconhecida pela robustez, a HIlux 2016 ganhou incremento no chassi, que está 20% mais rígido, segundo a Toyota. Isso foi melhorado graças ao uso de materiais de alta resistência e teve incremento de 3 mm em sua espessura em algumas partes. Os pontos de solda também aumentaram em 44%.
Nessa nova geração, a Hilux oferece freios ABS com Distribuição Eletrônica (EBD) e Assistente de Frenagens Emergenciais (BA) em todas as versões. As mais caras SRV e SRX agregam também: Controle de Tração Ativo (A-TRC), Controle de Estabilidade (VSC), Assistente de Reboque (TSC) e Assistente de Partida em Rampas (HAC). Curiosamente, para descer só a top SRX vem com assistente em descidas.
Todas as versões vêm com airbags duplos dianteiros e de joelho para motorista. Com cabine dupla, são bem vindos os pontos de para ancoragem de cadeira de crianças Isofix e cintos de três pontos e encosto de cabeça para os três passageiros de trás. Na versão SRX, a HIlux vem com airbags laterais de de cortinas, num total de sete bolsas infláveis.
Desde a versão de entrada, a nova Hilux conta com direção hidráulica progressiva, ar-condicionado, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, medidor de economia de combustível, aviso sonoro de chave na ignição e luzes acesas, limpador do para-brisa com temporizador e nivelador dos faróis.
A partir da versão SR, há vidros, travas e retrovisores elétricos, sendo que só a SRV tem vidros com função one touch.
A Hilux SR, SRV e SRX traz volante com ajustes do áudio, telefone e comandos de voz, sendo que as mais caras possuem controle de velocidade de cruzeiro. Outra benesse da SRV e SRX é um display colorido de 4,2” com informações do veículo no meio do painel de instrumentos.
As versões SR, SRV e SRX possuem um dispositivo de áudio ligado à uma tela touchscreen de 7”, com funções de DVD, MP3, entrada auxiliar de vídeo e seis alto-falantes, e que fornece informações de consumo de combustível e da câmera de ré. No caso da SRV e SRX há também navegador GPS e TV digital.
COLABOROU PEDRO CERQUEIRA/EM, DE MENDONZA (ARGENTINA)
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