Vrum

Renault Duster Oroch ultrapassa Ford Ranger e Mitsubishi L200 nas vendas de novembro

Caçamba leva 683 litros e carga útil de 650 quilos - Foto: Renault/Divulgação
A Renault Duster Oroch estreou uma categoria nova no Brasil: acima das picapes compactas e abaixo das médias. Enquanto essa novidade não tem rivais diretos, o veículo francês incomoda as vendas dos dois segmentos. Curiosamente registrada entre as ‘maiores’ pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, a Oroch figura como a terceira mais vendida no mês, com 1.232 emplacamentos. Na relação de todos os veículos comerciais, aparece em sexto lugar.

VEJA FOTOS DA OROCH!

Entre as picapes-médias, a Chevrolet S10 foi a líder de novembro, com 2.236 unidades vendidas, contra 2.102 da Toyota Hilux, segunda colocada. Nesse espaço, surge a Duster Oroch. O veículo com motor flex e capacidade inferior a uma tonelada vendeu mais que a Ford Ranger (1.004), Mitsubishi L200 (854), Volkswagen Amarok (818) e Nissan Frontier (414).

Duster Oroch terá concorrência mesmo quando a Fiat Toro chegar ao mercado - Foto: Fiat/Divulgação

Com exceção da Ranger, todas acima tiveram queda nas vendas em relação a outubro de 2015.

Será que algum interessado deixou de levá-las e comprou a Oroch? Para desvendar o mistério, vamos às picapes compactas.

A Fiat Strada segue líder absoluta, com 6.259 unidades vendidas no mês e 91.759 no ano. Em segundo lugar, aparece a Volkswagen Saveiro, com 3.279 no mês e 53.751 na soma de 2015. Nesse segmento, a Oroch ficou ligeiramente atrás da Chevrolet Montana, que emplacou 1.246 unidades.

Nesse recorte, a Strada vendeu 209 unidades a mais em relação a outubro. Saveiro e Montana tiveram queda de 427 e 389 respectivamente.

A picape Duster Oroch oferece três versões de acabamento com duas opções de motores, já bem conhecidos dos clientes da marca: 1.6 16V Flex e 2.0 16V Flex. O 1.6 oferece 115 (E)/ 110 (G) cv de potência a 5.750 rpm e torque de 15,9 / 15,1 kgf.m a 2.500 rpm. Já o bloco de dois litros rende até 145 / 143 cv a 5.750 rpm.
O torque fica nos 20,9 / 20,2 kgf.m a 4.000.

Mirando as versões de entrada de Ranger e S10 e as opções cabine dupla de Saveiro e Strada, a Duster Oroch vai encontrando seu lugar ao sol. O novidade, que ainda tem que mostrar a que veio, ocupa um honroso sexto lugar no segmento entre os veículos comerciais leves. O próximo capitulo será em 2016, quando chegará a Fiat Toro.

 

Modelos mais emplacados - Novembro/2015

COMERCIAIS LEVES
1º FIAT/STRADA 6.259
2º VW/SAVEIRO 3.279
3º GM/S10 2.236
4º TOYOTA/HILUX 2.102
5º GM/MONTANA 1.246
6º RENAULT/OROCH 1.232
7º FORD/RANGER 1.004
8º FIAT/FIORINO 972
9º MITSUBISHI/L200 854
10º VW/AMAROK 818

Pick-up's Pequenas
1º FIAT/STRADA 6.259
2º VW/SAVEIRO 3.279
3º GM/MONTANA 1.246

Pick-up's Grandes

1º GM/S10 2.236
2º TOYOTA/HILUX 2.102
7º RENAULT/OROCH 1.232
3º FORD/RANGER 1.004
4º MITSUBISHI/L200 854
5º VW/AMAROK 818
6º NISSAN/FRONTIER 414

 

 

.