Toda a polêmica que envolve a real definição dos utilitários-esportivos e crossovers parece correr à margem da história do bem-sucedido Honda HR-V. Lançado no Brasil no fim de março, o modelo chegou desbancando o “queridinho” Ford EcoSport e vem travando uma luta ferrenha com robusto Jeep Renegade. São propostas diferentes, já que o HR-V não tem a opção do 4x4 e está mais para um crossover típico do asfalto. A versão topo de linha, EXL 1.8 CVT, tem bom desempenho, mas o preço é bem salgado.
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Honda HR-V: aptidão urbana Honda HR-V leva nota máxima no crash test; City e Fit ganham 5 estrelas e Ford Ka quatroSUV na moda: Honda HR-V é o modelo mais vendido da marca no BrasilConfira os 10 carros mais vendidos em julho de 2016ESPAÇO Apesar de ser um SUV compacto, o Honda HR-V não deixa a desejar no quesito espaço interno. Na frente, os bancos são confortáveis e anatômicos, sendo o do motorista com regulagem de altura. O traseiro é espaçoso e se beneficia pelo fato de não ter o famigerado túnel no assoalho, que normalmente compromete a área resevada para as pernas de quem senta no meio. E conta ainda com cintos de segurança retráteis de três pontos e apoios de cabeça para os três passageiros, além de pontos de fixação de cadeirinhas infantis nos assentos das extremidades. O porta-malas tem volume menor do que o de muitos sedãs e peruas, mas, diante de seus principais concorrentes, é o maior. E ainda conta com a vantagem do rebatimento do encosto bipartido do banco traseiro, que permite diferentes configurações para o transporte de cargas.
TUDO À MÃO A posição de dirigir do SUV compacto da Honda é boa, favorecida principalmente pela boa visibilidade frontal.
DIRIGINDO O HR-V não tem a opção 4x4, mas traz de série para todas as versões os controles de tração e estabilidade. E o pacote tecnológico inclui ainda o assistente de partida em rampas e o Brake Hold, que aciona automaticamente o freio de estacionamento eletrônico toda vez que o carro para por período mais prolongado, como em um congestionamento.
O motor é acoplado ao câmbio CVT, que trabalha de forma suave, sem trancos, favorecendo a performance e tornando o SUV da Honda um carro agradável de dirigir. O câmbio tem a opção de trocas manuais, já que simula sete marchas, e ainda conta com a posição S, que faz as mudanças em giros mais altos. Na prática, o HR-V anda bem, tem suspensões e direção bem calibradas, com um rodar confortável e seguro. E o preço da versão é bem salgado..