Publicidade

Estado de Minas

Ferrari se separa da Fiat Chrysler e estreia na Bolsa de Valores de Milão

Marca de luxo italiana pôs fim a uma união que vinha desde 1965 com a Fiat. Ações da Ferrari iniciaram pregão com preço de 43 euros


postado em 04/01/2016 12:04 / atualizado em 04/01/2016 15:44

Ferrari F12 Berlinetta(foto: Ferrari/Divulgação)
Ferrari F12 Berlinetta (foto: Ferrari/Divulgação)

A Ferrari estreou nesta segunda-feira na Bolsa de Valores de Milão. A abertura de capital marca uma nova era para a empresa que se separou da Fiat Chrysler Automobiles (FCA). O Palazzo della Borsa, na Piazza degli Affari, amanheceu com a bandeira vermelha da companhia de Maranello e dez carros icônicos da marca expostos em sua fachada.

A marca iniciou o primeiro dia útil de 2016 sendo vendida a 43 euros sob o nome RACE (corrida em inglês), o mesmo usado em Nova York. A Ferrari também lançou ações na Bolsa de Nova York.

O presidente da Ferrari, Sergio Marchionne, disse que, com a entrada da empresa na bolsa de Milão, "é iniciado um novo capítulo, um novo começo". O premier italiano, Matteo Renzi, por sua vez, foi ovacionado após dizer que a medida da Ferrari é um exemplo a ser seguido e que deseja neste ano que o país dê fim aos atrasos e "comece a correr mais velozmente que os demais". Ainda segundo ele, essa é uma "oportunidade extraordinária para os investidores, para aqueles que acreditam que a beleza pode ser combinada com inovação e engenharia".

O presidente da FCA, John Elkann, e o Piero Ferrari, filho do fundador da marca Enzo Piero Ferrari, também estiveram presentes. Até 2015, Piero era proprietário de 10% das ações, eqnuanto a FCA detinha 90%.

Separação

A FCA e a Ferrari emitiram uma nota conjunta no último domingo, dia 3, na qual informaram que foi completada a separação das atividades das empresas. O processo de divisão havia começado em julho do ano passado.

FCA agora é apenas acionista da Ferrari
FCA agora é apenas acionista da Ferrari

 

Ver galeria . 16 Fotos Ferrari F40 é uma edição comemorativa dos 40 anos da ScuderiaFerrari/Divulgação
Ferrari F40 é uma edição comemorativa dos 40 anos da Scuderia (foto: Ferrari/Divulgação )
Ver galeria . 18 Fotos Ferrari 250 GT Spyder California, modelo igual ao que aparece no filme
Ferrari 250 GT Spyder California, modelo igual ao que aparece no filme "Curtindo a vida adoidado", será leiloada na casa de leilões RM em Monterey e já tem lance inicial de R$15 milhões (foto: Divulgação internet/RMauctions )
Ver galeria . 7 Fotos A nova F-12 é a Ferrari de rua mais rápida e potente construída até hoje. O modelo tem 730 cv e chega aos 340 km/hFerrari/Divulgação
A nova F-12 é a Ferrari de rua mais rápida e potente construída até hoje. O modelo tem 730 cv e chega aos 340 km/h (foto: Ferrari/Divulgação )
Ver galeria . 26 Fotos Parque de diversões Ferrari World, em Abu DhabiFerrari/Divulgação
Parque de diversões Ferrari World, em Abu Dhabi (foto: Ferrari/Divulgação )
Ver galeria . 7 Fotos Ferrari 458 SpiderFerrari/Divulgação
Ferrari 458 Spider (foto: Ferrari/Divulgação )
Ver galeria . 9 Fotos Liberado do papel de modelo de entrada da companhia, o bólido de motor central assumiu de vez o papel de superesportivoFerrari Divulgação
Liberado do papel de modelo de entrada da companhia, o bólido de motor central assumiu de vez o papel de superesportivo (foto: Ferrari Divulgação )
Ver galeria . 18 Fotos Ferrari California Marcello Oliveira/EM/D.A PRESS e Ferrari/Divulgação
Ferrari California (foto: Marcello Oliveira/EM/D.A PRESS e Ferrari/Divulgação )
Ver galeria . 5 Fotos Bólido fez sucesso nas pistas do Brasil nas décadas de 1950 e 1960RM Auctions/Divulgação
Bólido fez sucesso nas pistas do Brasil nas décadas de 1950 e 1960 (foto: RM Auctions/Divulgação )
 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade