UAI

Ferrari se separa da Fiat Chrysler e estreia na Bolsa de Valores de Milão

Marca de luxo italiana pôs fim a uma união que vinha desde 1965 com a Fiat. Ações da Ferrari iniciaram pregão com preço de 43 euros

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Ferrari se separa da Fiat Chrysler e estreia na Bolsa de Valores de Milão
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Ferrari F12 Berlinetta


A Ferrari estreou nesta segunda-feira na Bolsa de Valores de Milão. A abertura de capital marca uma nova era para a empresa que se separou da Fiat Chrysler Automobiles (FCA). O Palazzo della Borsa, na Piazza degli Affari, amanheceu com a bandeira vermelha da companhia de Maranello e dez carros icônicos da marca expostos em sua fachada.

A marca iniciou o primeiro dia útil de 2016 sendo vendida a 43 euros sob o nome RACE (corrida em inglês), o mesmo usado em Nova York. A Ferrari também lançou ações na Bolsa de Nova York.

O presidente da Ferrari, Sergio Marchionne, disse que, com a entrada da empresa na bolsa de Milão, "é iniciado um novo capítulo, um novo começo". O premier italiano, Matteo Renzi, por sua vez, foi ovacionado após dizer que a medida da Ferrari é um exemplo a ser seguido e que deseja neste ano que o país dê fim aos atrasos e "comece a correr mais velozmente que os demais". Ainda segundo ele, essa é uma "oportunidade extraordinária para os investidores, para aqueles que acreditam que a beleza pode ser combinada com inovação e engenharia".

O presidente da FCA, John Elkann, e o Piero Ferrari, filho do fundador da marca Enzo Piero Ferrari, também estiveram presentes. Até 2015, Piero era proprietário de 10% das ações, eqnuanto a FCA detinha 90%.

Separação

A FCA e a Ferrari emitiram uma nota conjunta no último domingo, dia 3, na qual informaram que foi completada a separação das atividades das empresas. O processo de divisão havia começado em julho do ano passado.

FCA agora é apenas acionista da Ferrari