A Volkswagen apresentou nesta quarta-feira o carro conceito Budd-e, uma espécie de ‘Kombi do futuro’, com motor elétrico e novidades tecnológicas que podem ser controladas por gestos do motorista. O veículo é a posta da marca alemã de equipamentos que serão disponíveis já para 2019. O carro é uma das atrações da Volkswagen no CES 2016 em Las Vegas, nos Estados Unidos.
VEJA FOTOS DA 'KOMBI DO FUTURO'!
A Volkswagen Budd-e tem dois motores elétricos, um no eixo dianteiro com potência de 100 kW (150 cv) e outro no traseiro, com 125 kW (170 cv). Combinados, oferecem uma autonomia de até 533 quilômetros. O conjunto tem velocidade máxima de 180 km/h e faz de 0 a 100 km/h em em 6,9 segundos.
Leia Mais
Volkswagen apresenta a Bulli, a Kombi do futuroSucessora da Kombi: Volkswagen lança sexta geração da Transporter T6Chineses criam cópia da nova Volkswagen Kombi (que nem foi lançada!)Volkswagen Budd-e 2016Volkswagen BulliFotos: Casal percorre América Latina em Kombi 1978VW Kombi Samba 1955Kombi tunning 1975Clube da Kombi Belo HorizonteVolkswagen afirma que Kombi elétrica será produzida em sérieAutomóveis elétricos terão evento em São Paulo Nanino Car: Ceará pode receber fábrica de carro elétricoVolkswagen apresenta conceito híbrido Tiguan GTE Active em DetroitDesign
A Volkswgen Budd-e tem design inspirado na clássica Kombi, em especial no design quadradão, que aproveita melhor o espaço interno. A minivan tem 4,597 mm de comprimento, com 3,151 mm de distância entre eixos. A dianteira tem um elemento que lembra as linhas da primeira geração da Kombi, enquanto faróis e lanternas de LED têm formato horizontal.
No interior, nada de botões e comandos: tudo é controlado por enormes telas touchscreen. Mais uma vez a exemplo da antiga Kombi, os bancos são modulares. Assentos do motorista e passageiros podem rotacionar para trás, formando uma sala de estar. E as portas traseiras são de correr, para facilitar acesso e espaço.
Controlada pelos gestos
A Budd-e estreia uma série de tecnologias que a Volkswagen espera que estejam disponíveis em larga escala até 2019. O veículo, por exemplo, pode ser aberto ou fechado com um comando de gestos do motorista. O sistema é operado por uma série de sensores infravermelhos e câmeras externas e internas do carro.
Controles internos do carro também oferecem a tecnologia, uma vez que o carro praticamente não têm botões. Assim, por comandos de voz e gestos é possível operar o sistema de som e regular o ar-condicionado, por exemplo.
Não é a primeira vez que a Volkswagen faz um conceito inspirado na clássica Kombi. Em 2011, a marca alemã apresentou o conceito Bulli, um dos apelidos do clássico veículo. Antes disso, em 2001, a Volks revelou o conceito Microbus. No ano passado, um dos membros do conselho do grupo confirmou os planos de voltar com o veículo. Será que dessa vez vai?
.