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Ford é investigada pelo Procon por problemas no câmbio PowershiftCâmbio Powershift da Ford apresenta série de defeitos e inferniza proprietários Procon-MG exige 80 esclarecimentos da Ford sobre o câmbio PowershiftDepois do Powershift, Ford amplia linha automatizada com o Torqshift no CargoEm audiência, donos de Ford equipados com o Powershift relatam riscos à segurançaA origem da trepidação, sustentou a Ford ao Procon-SP por meio de carta, seria a contaminação por fluido de transmissão entre as partes seca e úmida de uma das embreagens. O “pequeno marejamento” causaria o mesmo sintoma de desgaste natural da embreagem de uma transmissão manual comum, só que antecipadamente, antes do fim da vida útil da embreagem. A falha não geraria perda de força motriz, diz o fabricante, havendo apenas um “comportamento que não atende de forma plena à expectativa do consumidor”.
Nos casos em que os veículos afetados tenham ultrapassado a garantia, o Procon-SP ressalta que o atendimento também deverá ser feito gratuitamente.
Confira aqui a íntegra da carta-resposta da Ford ao Procon-SP
As sucessivas queixas tem sido acompanhadas pelo Vrum desde setembro do ano passado. Em dezembro, após a publicação das reportagens, o Procon-MG instaurou investigação preliminar para apurar os casos. Uma audiência pública será realizada em 18 de fevereiro para ouvir os consumidores, a empresa e especialistas no assunto.
Ao Vrum, a Ford se limitou a dizer em nota que implementou em setembro do ano passado um programa de satisfação ao cliente para extensão da garantia dos veículos contaminados pelo vazamento de fluido. Segundo o fabricante, a convocação inclui apenas carros ano/modelo 2012/2013 e 2013/2014 – com exceção do Focus, apenas do modelo 2014. “Não se trata de uma campanha de recall, por não envolver questões relacionadas à saúde ou segurança do consumidor”, mantém.
Informações do mercado divulgadas pelo Procon-SP apontam que o Powershift equipa 36,3% das unidades produzidas do New Fiesta, 37,2% do EcoSport e 83,4% do Focus..