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Volkswagen Golf nacional chega com motor mais fraco e preço mais caro

Com simplificação mecânica e preço mais alto, Volkswagen Golf passa a ser fabricado no país. Versão de entrada é equipada com o motor 1.6 MSI em vez do 1.4 turbo, mais potente

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Volkswagen Golf nacional chega com motor mais fraco e preço mais caro
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Motor 1.6 MSI é exclusivo da Comfortline e transmissão pode ser manual ou automática

 

A sétima geração do Volkswagen Golf vinha da Alemanha. Atualmente, é importada do México. Mas o fabricante anunciou que já a partir de fevereiro começa a chegar o modelo nacional. A notícia seria boa se o nosso Golf não tivesse perdido uma porção considerável do seu refinamento mecânico nas versões Comfortline e Highline. Para começo de conversa, a suspensão traseira multilink foi substituída pelo eixo de torção. A suspensão multilink proporciona melhor comportamento dinâmico e é mais confortável. A calibração da Volks no eixo de torção é muito bem acertada e poucos notarão a diferença, apesar de ser bem mais simples que a multilink.

 

Outra mancada foi a aplicação do motor 1.6 MSI, com 120cv de potência e 16,8kgfm de torque, no lugar do 1.4 TSI, com 150cv e 25,5kgfm na versão de entrada Comfortline. Enquanto o Golf com motor 1.4 TSI acelera até o 100km/h em 8,3 segundos, com o 1.6 MSI demora 10,4 segundos, com etanol. A velocidade máxima do 1.4 TSI é de 209km/h, e a do 1.6 MSI é de 188km/h. Além de perder em desempenho, a adoção do motor 1.6 MSI é retrocesso quanto ao consumo de combustível, já que o motor 1.4 TSI, com turbo e injeção direta, tem o selo de eficiência energética do Conpet. Já o motor 1.6 MSI não obteve consumo melhor nem instalado no compacto Fox.


Já o câmbio DSG (automatizado de dupla embreagem) de seis marchas deu lugar ao automático de seis velocidades. Aqui o motorista perde as trocas rápidas características do DSG, o que influencia no desempenho do modelo. Porém, o automático não aborrece com o incômodo ruído metálico em baixa velocidade. É importante frisar que a versão GTI manteve suas características anteriores (suspensão traseira multilink e câmbio DSG), além do motor 2.0 TSI com turbo e injeção direta, que tem 220cv de potência e 35,7kgfm de torque. O Golf GTI acelera até 100km/h em 7,2 segundos e alcança a velocidade máxima de 237km/h. Essa versão também é fabricada no Brasil e vai custar R$ 117.690. Exatos R$ 2.700 a mais.

Painel da versão Comfortline, de entrada, no estilo limpo e volante sem comandos



NO BOLSO
É fato que a versão Comfortline custa um pouco menos. Enquanto o Golf Comfortline 1.4 TSI manual custava R$ 76.790, a mesma versão equipada com motor 1.6 MSI custa R$ 74.590, diferença de R$ 2.200. Já o Golf Comfortline 1.4 TSI com câmbio automatizado DSG custava R$ 83.290, enquanto a mesma versão equipada com motor 1.6 MSI e câmbio automático vale R$ 79.990, R$ 3.300 a menos. Ocorre que se se levar em conta a já referida simplificação mecânica, e ainda por cima deixou de ser importada (ainda que do México, que no caso dispensa o imposto de importação), mesmo a versão de entrada está relativamente mais cara.


A sofisticada suspensão multilink foi subsituída pelo eixo de torção, exceto na versão GTI



A versão Highline não perdeu o motor 1.4 TSI, mas o câmbio DSG e a suspensão traseira multilink. E ainda assim ficou mais cara: a de câmbio manual passou de R$ 85.790 para R$ 91.290 (acréscimo de R$ 5.500) e a de câmbio automático (que antes era DSG!) aumentou de R$ 92.290 para R$ 96.690 (mais R$ 4.400).

DEFESA Quanto à inclusão do motor 1.6 MSI na versão Comfortline, a Volkswagen considera que o Golf ganhou nova versão mais acessível e com as mesmas características de conforto, espaço e segurança das versões superiores. A marca alemã não considera o câmbio automático inferior ao DSG, afirmando que o automático tem suas vantagens – como trocas mais suaves –, enquanto o DSG tem temperamento mais esportivo (motivo pelo qual foi mantido no GTI). Referente à troca da suspensão multilink, o fabricante considera que a do tipo eixo de torção atende plenamente as condições de estabilidade, conforto e segurança de um usuário comum. Além disso, a adoção dessa suspensão unificaria a montagem desse componente na linha de produção (bem que poderiam unificar com a suspensão multilink!).

 

Versão GTI também será fabricada no Brasil. Preço: R$ 117.690