EcoSport chinês

JAC reafirma chegada do T5 em março, a partir de R$ 59,9 mil

Concorrente de Ford EcoSport e Renault Duster, JAC T5 tem motor 1.5 16V JetFlex de 125/127 cv e câmbio manual de seis marchas. Vendas começam em março, com preços entre R$ 59,9 mil e R$ 69,9 mil; CVT virá em agosto

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 26/02/2016 11:00 / atualizado em 29/02/2016 17:10 Bruno Freitas/Portal Vrum

Divulgação/JAC
São Paulo (SP) - Quase um ano depois do médio T6, com linhas inspiradas nas do Hyundai ix35, a JAC reafirma para março a chegada às concessionárias do compacto T5, fechando o cerco chinês no crescente mercado de SUVs – embora o presidente da marca no país, Sérgio Habib, o considere um crossover. Com linhas um tanto parecidas à do Ford EcoSport, um dos principais rivais, estreia em três versões, todas equipadas com motor 1.5 16v, câmbio manual de seis marchas e diferenciadas pelo pacote de equipamentos (Packs, na linguagem da JAC).

A opção automatizada do tipo CVT também está mantida para agosto. Os preços são ligeiramente distintos que os estimados pela JAC em dezembro último: vão de R$ 59,9 mil a R$ 69,9 mil – a previsão anterior ia de R$ 59 mil a R$ 72 mil.

Principal destaque do T5, o sistema multimídia com mirror link e tela de oito polegadas produzido pela Foxconn, é exclusividade da versão topo de linha (Pack 3, por R$ 69.990), bem como a câmera de ré integrada e os bancos revestidos em couro. Contando com conexão HDMI e Bluetooth, leitor de MP3, entradas USB e SD Card, o sistema traz como novidade a função Link, que permite conectar, espelhar e operar todas as funcionalidades de alguns modelos de smartphones ou tablet por meio da tela sensível ao toque.

O lote das primeiras 500 unidades é restrito a versão mais cara; os primeiros T5 Pack 1 e 2 chegam em dois meses. O modelo passará a ser produzido em Camaçari (BA) a partir do primeiro trimestre de 2017; as unidades começam a sair da linha de montagem, para serem homologadas, até o fim do ano. A JAC espera que o T5 represente metade da Cota mensal de importação de 400 unidades.


Traseira de linhas ascendentes também lembra o irmão maior da JAC - Divulgação/JAC Traseira de linhas ascendentes também lembra o irmão maior da JAC


Painel apresenta boa ergonomia e nível de acabamento; será durável? - Divulgação/JAC Painel apresenta boa ergonomia e nível de acabamento; será durável?
Apresentado no Salão do Automóvel'2014, o T5 é vendido na China como S3. No Brasil, a JAC cogitou vendê-lo como T4, mas o termo já registrado pelo Troller forçou a montadora ao rebatismo. Unidades rodaram pelo menos 1 milhão de quilômetros em testes no país e chegaram a até a acompanhar a apresentação do T6 à imprensa, em abril do ano passado.

Central multimídia traz função Link, que permite conectar, espelhar e operar smartphones - Divulgação/JAC Central multimídia traz função Link, que permite conectar, espelhar e operar smartphones
Fora a carroceria e o painel de desenhos contemporâneos, o T5 se destaca pelo padrão de acabamento mais apurado, comparado a outros chineses. De série (Pack 1, por R$ 59.990), o pequeno crossover já vem completo no padrão do mercado brasileiro e habitual da JAC: traz ar-condicionado digital, banco traseiro com fixação Isofix para cadeiras infantis, computador de bordo, faróis com acendimento automático (sensor crepuscular) e regulagem elétrica de altura, freios ABS com BOS (anula a aceleração quando dois pedais são pressionados simultaneamente) e BAS (assistente nas frenagens de pânico), identificador de calibragem dos pneus quando 20% abaixo da recomendada (Tyre Pressure Monitoring System), sensor de estacionamento e trio elétrico.

Com 600 litros, porta-malas é apenas 10l inferior ao do T6 - Divulgação/JAC Com 600 litros, porta-malas é apenas 10l inferior ao do T6
A versão Pack 2 (R$ 64.990) acrescenta faróis de neblina dianteiros e traseiro, rack no teto, rodas de liga leve aro 16, assistente de partida em aclives (Hill System Assist) e controle eletrônico de estabilidade (Electronic Stability Program).

“Estamos muito bem posicionados nesse segmento de entrada dos SUVs. Essa faixa de preços que ocupamos é preenchida por hatches compactos em suas versões aventureiras, que são modelos bem menores do que o T5”, afirma Habib.

Motor 1.5 16v VVT é o mesmo do J3S e J3S Turin - Divulgação/JAC Motor 1.5 16v VVT é o mesmo do J3S e J3S Turin
SOB O CAPÔ O motor é o 1.5 16V VVT Jet Flex, que dispensa o uso de tanquinho de partida a frio (tanquinho flex) e produz 125cv/127cv – mesma unidade que equipa as versões de visual esportivo S do hatch J3 (R$ 41.990) e do sedã J3 Turin (R$ 43.990). De início só há câmbio manual de seis marchas. Até agosto chega a opção automática, do tipo CVT (continuamente variável). O desempenho é melhor do que no T6, equipado com motor 2.0 16v. Com o 1.5, o T6 acelera até 100 km/h em menos de 11 segundos e atinge máxima de 194 km/h. Nos testes do Inmetro, o T5 obteve selo “A” de eficiência energética conferido pelo Inmetro, consumindo uma média de 6,80 km/l na cidade e 9,63 km/l na estrada, abastecido com etanol; e 8,18 km/l e 12,2 km/l, respectivamente, com gasolina.

São 4,32m de comprimento, 2,56m de distância entre-eixos, ante 4,47m e 2,64m, respectivamente, do T6. O porta-malas é apenas 10 litros inferior em capacidade em relação ao modelo maior.

* O jornalista viajou a convite da JAC

Divulgação/JAC
PREÇOS

» JAC T5 Pack 1 - R$ 59.990
» JAC T5 Pack 2 - R$ 64.990
» JAC T5 Pack 3 - R$ 69.990

DADOS TÉCNICOS

» Motor – de quatro cilindros em linha, 1.499cm3, 16 válvulas com potências de 125cv (gasolina) e 127cv (etanol) a 6.000rpm e torques de 15,51kgfm (g) e 15,71kgfm(e) a 4.000rpm
» Transmissão – tração dianteira e câmbio manual de seis marchas
» Aceleração até 100km/h – 10,8s
» Velocidade máxima – 194km/h
» Suspensão/pneu – dianteira do tipo McPherson; traseira, semi-independente com eixo de torção/ 205/55 R16
» Porta-malas (litros) – 600
» Dimensões (metros) – comprimento, 4,32; largura, 1,76; altura, 1,62 e entre-eixos 2,56
» Consumo (km/l) – 6,80 km/l na cidade e 9,63 km/l na estrada (etanol); 8,18 km/l e 12,2 km/l, respectivamente (gasolina)

Tags: jac lançamento suv chinês JAC T5 JAC T6

Veículos

Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
12 de dezembro de 2017
06 de dezembro de 2017

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação