UAI

Uber divulga lista de carros aceitos nas categorias X e Black

Empresa tem regras confusas que proíbem modelos específicos, mas autorizam concorrentes. Caso do Honda HR-V, que pode ser UberBlack, mas o Jeep Renegade não

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Uber divulga lista de carros aceitos nas categorias X e Black
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Honda Civic, Toyota Corolla, Chevrolet Cruze e Ford Focus Sedan podem ser uberBlack



A Uber divulgou nesta semana uma relação de veículos aceitos para cadastro no serviço nas categorias UberX e UberBlack. A empresa atribui como atividade fim a “carona remunerada” e permite que qualquer pessoa com carteira de habilitação profissional vire um colaborador, cadastrando o veículo próprio para transportar passageiros.

Os modelos são divididos nas categorias UberX e UberBlack, com diferença na tarifa mais cara na opção por carros mais luxuosos. No entanto, a Uber propõe uma seleção confusa, em que proíbe determinados modelos, mas autoriza concorrentes da mesma categoria.

Para UberX, podem se inscrever motoristas com veículos a partir do ano/modelo 2008, com carroceria quatro portas, cinco lugares e ar-condicionado. A Uber não aceita picapes, como Fiat Strada ou Volkswagen Saveiro e minivans chinesas Changan, CN Auto e Effa. Também estão vetados Ford Transit, Kia Besta, Volkswagen Kombi e as multivans Peugeot Partner e Renault Kangoo. No entanto, Honda Fit, Chevrolet Spin, Fiat Doblò e Nissan Grand Livina estão autorizados.

Na categoria UberBlack, os veículos devem ser ano/modelo superior a 2010, carroceria quatro portas, cinco lugares, bancos de couro e ar-condicionado. O serviço está presente em Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Para cada cidade, há uma lista de modelos ‘homologados’.



Em Belo Horizonte, por exemplo, o único modelo Fiat que pode ser qualificado na categoria é a Freemont. Na Volkswagen, é permitido Jetta, Passat e Tiguan, mas não o Golf. Entre os Ford, está previsto o Focus Sedan e o Fusion.

Numa das incoerências, um Honda HR-V modelo 2016 pode ser UberBlack. Já o Jeep Renegade ou Ford EcoSport não estão qualificados. Curiosamente, estão qualificados modelos de alto luxo, como o Porsche Cayenne, BMW Série 5 ou o Mercedes-Benz Classe E.

Além do veículo, o candidato do motorista é avaliado nos antecedentes criminais, enquanto os veículos devem estar com documentação em dia e ter uma apólice de seguro com cobertura APP (Acidentes Pessoais a Passageiros) a partir de R$ 50 mil. A empresa afirma que casos específicos podem ser avaliados e um modelo de categoria superior pode ser aceito no UberBlack.

Oferecendo um seviço semelhante aos dos táxis, mas com preço inferior, a Uber comprou briga com a categoria no país inteiro. Em janeiro deste ano, a Prefeitura de Belo Horizonte sancionou uma lei que proíbe a Uber, determinando que os aplicativos de transporte pago de passageiros só poderão operar na capital mineira se usarem mão de obra de motoristas licenciados pela BHTrans. Apesar disso, a Uber continua operando na cidade.

Veja a lista de veículos de Belo Horizonte:


Lista de modelos autorizados para uberBlack em Belo Horizonte


Confira todas as listas aqui