UAI

Mercedes-Benz Sprinter alcança 3 milhões de unidades vendidas

Presente em 130 países, Mercedes-Benz Sprinter teve o melhor ano em 2015, com 194.200 unidades vendidas. Van é líder de mercado em países como Alemanha, Argentina e China

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Mercedes-Benz Sprinter alcança 3 milhões de unidades vendidas
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Desde o lançamento na Europa em 1995, a van Mercedes-Benz Sprinter já vendeu 3 milhões de unidades em 130 países. O ano de 2015 foi o de maior sucesso do veículo comercial, com 194.200 unidades – crescimento de 4% nas vendas. O modelo é líder de segmento em países como Alemanha, Argentina, China e África do Sul. No Brasil desde 1997, quando sucedeu a também argentina Mercedes-Benz 180D, são 120 mil unidades comercializadas.

Os mercados mais importantes para a Sprinter concentram-se na Europa Ocidental, com 55% das vendas. Os Estados Unidos (onde também recebe a marca Dodge) vêm na sequência, seguido pela Alemanha. No ano passado, a Mercedes-Benz entregou cerca de 28.600 unidades aos clientes desse mercado – 11% a mais do que em 2014, com 25.800 unidades. A participação no mercado de vans do Brasil é de 24,5%.

A Sprinter é produzida em seis plantas do Grupo Daimler: Düsseldorf e Ludwigsfelde, na Alemanha; Charleston, no estado da Carolina do Sul, nos EUA; Buenos Aires, Argentina, de onde vem as unidades que atendem o mercado brasileiro; a joint-venture Fujian Benz Automotive Co., Ltd., em Fuzhou, China; e GAZ em Nizhny Nowgorod, a 100 km de Moscou, Rússia, onde é produzida a Sprinter Classic.

Van da Mercedes-Benz é fabricada em seis unidades ao redor do globo

PRÓXIMA GERAÇÃO Para expandir a participação da Sprinter na América do Norte, a Daimler deverá construir uma nova fábrica em Charleston para produzir a nova geração do utilitário. Serão investidos cerca de US$ 500 milhões no desenvolvimento da planta dos próximos anos.

Na Europa, a Sprinter chassis e a Sprinter plataforma são produzidas em Ludwigsfelde

Na Europa, a próxima Sprinter continuará produzida na Alemanha, onde serão aplicados 450 milhões de Euros na modernização das fábricas de Düsseldorf e Ludwigsfelde. Nesse cenário a unidade de Düsseldorf terá papel central na rede de produção global, como centro de competência mundial para a produção da Sprinter. A Sprinter chassis (para carroçarias do tipo baú, por exemplo) e Sprinter plataforma (para implementação de motorhomes, micro-ônibus e outros) continuarão a ser produzidas em Ludwigsfelde, que celebrou o 25º aniversário no início de fevereiro de 2016.

“A Sprinter foi a fundadora do segmento de large vans e continua com muito êxito até hoje no mundo todo. Com seis fábricas no mundo, é um exemplo de nossa estratégia de crescimento Mercedes-Benz Vans Globalizada. Ainda temos muitos planos para nosso carro-chefe no futuro”, sinaliza o executivo da marca, Volker Mornhinweg.