Preços partem de R$ 43.990, reajuste de R$ 2 mil atribuído pela marca japonesa à adição das novidades, e há acréscimo de cerca de R$ 3,5 mil nas versões automáticas.
Leia Mais
Toyota Etios ganhará opção automática até abril Toyota lança Etios Platinum custando a partir de R$ 47.090Câmbio automático é a preferência nacional quando o assunto é sedãUsado do mês: Corolla segue como preferidoToyota Corolla 2017 faz sua primeira aparição na RussiaToyota lança no Brasil o novo Prius 2016
Ao justificar a adoção do antigo câmbio do Corolla e não o atual continuamente variável (CVT), a Toyota diz que o público do Etios foca na boa relação custo x benefício e a racionalidade no momento da compra. Dos cerca de cinco mil Etios vendidos por mês no ano passado, 60% foram da versão hatch 1.3 – a versão aventureira Cross respondeu por uma média de 350 unidades.
IMPRESSÕES O Vrum dirigiu as versões básica 1.3 X manual e a topo de linha 1.5 XLS automática do hatch durante a apresentação à imprensa. O novo câmbio de seis marchas mostra evolução nos engates em relação ao anterior de cinco, com destaque para o baixo giro de motor (2.500rpm a 3.000rpm) acima de 110 km/h. Outra boa impressão está no cuidado com o acabamento e a boa qualidade de construção.
CONTEÚDO DAS VERSÕES
X – A versão de entrada adiciona o painel digital Toyota Smart Screen, computador de bordo, antena externa do tipo short pole, descansa braços no assento do motorista (somente com câmbio automático) e banco traseiro com encosto rebatível. Além disso já vem equipada com direção eletroassistida progressiva (EPS), ar-condicionado, abertura interna do porta-malas e do tanque de combustível, chave com comando de abertura e fechamento das quatro portas, console central com dois porta-copos dianteiros e um traseiro, para-sol com espelho de cortesia para motorista e passageiro, alarme de advertência para portas abertas, chave na ignição e cinto de segurança, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, sendo o do motorista com função auto-down, travas elétricas, airbag duplo dianteiro e freios ABS.
XS – Adiciona sistema de áudio que reproduz arquivos de MP3 com função bluetooth e entradas auxiliar e USB, piloto automático (com câmbio automático), controle de áudio e do computador de bordo no volante, difusores do ar-condicionado e base da manopla da alavanca da transmissão cromados, abertura do porta-malas por meio botão, bancos de tecido em duas cores, alto-falantes e tweeters, e função EcoWallet no computador de bordo, que permite ao motorista colocar o valor pago pelo litro do combustível, possibilitando o cálculo e o monitoramento do valor gasto com combustível durante uma viagem.
XLS – Agrega todos os equipamentos da versão XS mais rodas de liga leve aro 15 com novo desenho (nas versões X e XS as rodas são de 14 polegadas e revestidas por calotas), sistema de áudio com tela touch screen que permite espelhamento de smartphones, faróis de neblina, acabamento cromado na tampa do porta-malas, volante de couro, retrovisores externos com luzes de direção e acabamento dos bancos tipo Comfort Drive (couro).
Cross – Disponível apenas na carroceria hatchback, a versão de visual aventureiro se diferencia da XLS pelo design das rodas de liga leve, costura exclusiva dos bancos, manopla do câmbio com acabamento em couro, jogo de tapetes com a inscrição Cross, além de apliques na carroceria.
PREÇOS
Hatch
1.3 X R$ 43.990
1.3 X automático R$ 47.490
1.5 XS R$ 48.995
1.5 XS automático R$ 52.495
1.5 XLS R$ 53.895
1.5 XLS automático R$ 57.395
1.5 Cross R$ 57.395
1.5 Cross automático R$ 60.895
Sedã
1.5 X R$ 48.495
1.5 X automático R$ 51.995
1.5 XS R$ 51.695
1.5 XS automático R$ 55.195
1.5 XLS R$ 56.795
1.5 XLS automático R$ 60.295
(*) Jornalista viajou a convite da Toyota.