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Toyota Etios ganha novo painel, opção de câmbio automático e potência na linha 2017

Com o mesmo visual, Toyota Etios evolui na linha 2017 adotando painel de instrumentos digital e mais potência aos motores 1.3 16v e 1.5 16v. Câmbio automático de quatro marchas foi herdado do velho Corolla

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Toyota Etios ganha novo painel, opção de câmbio automático e potência na linha 2017
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Mogi das Cruzes (SP) – Chega às concessionárias Toyota na quinta-feira da semana que vem (28) a linha 2017 do Etios, com motores 1.3 16v e 1.5 16v mais potentes e agora produzidos em Porto Feliz (SP), novo quadro de instrumentos digital e inédita opção de câmbio automático de quatro marchas, além da caixa manual, que passa a ser de seis velocidades. Foram aplicados mais equipamentos de série entre as versões (confira a lista abaixo), melhorias no isolamento acústico, direção elétrica, suspensão (molas e amortecedores recalibrados), segurança (terceiro encosto de cabeça traseiro e Isofix) e novo padrão do acabamento interno. O visual não muda e a versão topo de linha Platinum deixa de ser oferecida.

Preços partem de R$ 43.990, reajuste de R$ 2 mil atribuído pela marca japonesa à adição das novidades, e há acréscimo de cerca de R$ 3,5 mil nas versões automáticas.


Praticamente nada mudou no design do carro. Apenas desenho das calotas, rodas e antena externa, do tipo short pole, menor que a anterior. Há duas novas cores: Prata Premium e Cinza Cosmopolita. A Toyota evita falar em reestilização e sinaliza apenas a chegada de novas séries especiais a partir do ano que vem, desenvolvidas no novo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento local, em construção na fábrica de São Bernardo do Campo. Desde 2013 o Etios vem recebendo 15 melhorias, principalmente no acabamento (como o painel preto brilhante), apontadas por consumidores e a própria mídia especializada.

Calotas e rodas com novo desenho, além de antena menor, são únicas alterações no visual

Por dentro a grande novidade é o novo painel digital, chamado pela marcha de Toyota Smart Screen. Com dois grandes círculos que reúnem informações de bordo, tem fácil visualização. Do lado direito há conta-giros e termômetro do motor, do esquerdo, velocímetro e indicador de combustível. Recurso interessante (a partir da versão XS) calcula o valor pago no combustível por quilômetro rodado. A iluminação clear blue, contudo, não está presente na versão de entrada X, assim como o piloto automático e o volante multifuncional, com estrutura também herdada do Corolla. Por fim, foram adotados para-brisa e janelas dianteiras mais espessas e reforço estrutural nas portas.



Painel de instrumentos digital Toyota Smart Screen é a grande novidade no interior

Principal pedido dos donos de Etios, a transmissão automática tem como destaque o gerenciamento de funcionamento AI Shift Control (traduzindo, Inteligência Artificial de Controle de Trocas), que analisa a condição de uso e a posição do pedal do acelerador para selecionar e manter a marcha mais adequada. Nas versões manuais, o IMT (Monitor Inteligente de Aceleração) funciona como auxiliar de arranque, evitando que o motor apague assim que o motorista tira o pé da embreagem. Primeira e segunda marchas receberam engates mais suaves e precisos, ao passo em que a sexta marcha é mais longa. Todas as versões tem interior em tons escuros.

 

Ao justificar a adoção do antigo câmbio do Corolla e não o atual continuamente variável (CVT), a Toyota diz que o público do Etios foca na boa relação custo x benefício e a racionalidade no momento da compra. Dos cerca de cinco mil Etios vendidos por mês no ano passado, 60% foram da versão hatch 1.3 – a versão aventureira Cross respondeu por uma média de 350 unidades.

Câmbio automático de quatro velocidades é o mesmo da antiga geração do Corolla

Ambos os motores receberam sistema VVT-i de variação de tempo de abertura das válvulas, o que melhorou o desempenho. O 1.3 passa a produzir 88cv/98cv de potência a 5.600rpm e torque de 12,3kgfm/12,8kgfm a 4.000rpm, com gasolina e etanol na ordem, acréscimo de 8cv (9%). Já o 1.5 vai a 102cv/107cv e 14/14,4kgfm, ganho de 11cv (11%). Também foram aplicados bloco e cabeçote de alumínio. O tanque auxiliar de partida a frio (tanquinho flex) foi suprimido e substituído por novos bicos injetores dotados de sistema de preaquecimento.

IMPRESSÕES O Vrum dirigiu as versões básica 1.3 X manual e a topo de linha 1.5 XLS automática do hatch durante a apresentação à imprensa. O novo câmbio de seis marchas mostra evolução nos engates em relação ao anterior de cinco, com destaque para o baixo giro de motor (2.500rpm a 3.000rpm) acima de 110 km/h. Outra boa impressão está no cuidado com o acabamento e a boa qualidade de construção. Remete às antigas gerações do Corolla. Os bancos dianteiros são envolventes e realmente confortáveis, diferentemente de outros compactos. Contudo, a transmissão automática é ruidosa e exige muitas trocas de marcha do motor, principalmente em trajeto rodoviário. O que elimina em parte as melhorias na acústica da carroceria e se reflete no consumo. Em trajeto misto, o 1.5 XLS apresentou média de 8,5km/l abastecido com etanol.


Banco traseiro ganhou terceiro encosto de cabeça traseiro e Isofix para fixação de cadeirinhas

CONTEÚDO DAS VERSÕES

X – A versão de entrada adiciona o painel digital Toyota Smart Screen, computador de bordo, antena externa do tipo short pole, descansa braços no assento do motorista (somente com câmbio automático) e banco traseiro com encosto rebatível. Além disso já vem equipada com direção eletroassistida progressiva (EPS), ar-condicionado, abertura interna do porta-malas e do tanque de combustível, chave com comando de abertura e fechamento das quatro portas, console central com dois porta-copos dianteiros e um traseiro, para-sol com espelho de cortesia para motorista e passageiro, alarme de advertência para portas abertas, chave na ignição e cinto de segurança, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, sendo o do motorista com função auto-down, travas elétricas, airbag duplo dianteiro e freios ABS.

XS – Adiciona sistema de áudio que reproduz arquivos de MP3 com função bluetooth e entradas auxiliar e USB, piloto automático (com câmbio automático), controle de áudio e do computador de bordo no volante, difusores do ar-condicionado e base da manopla da alavanca da transmissão cromados, abertura do porta-malas por meio botão, bancos de tecido em duas cores, alto-falantes e tweeters, e função EcoWallet no computador de bordo, que permite ao motorista colocar o valor pago pelo litro do combustível, possibilitando o cálculo e o monitoramento do valor gasto com combustível durante uma viagem.

XLS – Agrega todos os equipamentos da versão XS mais rodas de liga leve aro 15 com novo desenho (nas versões X e XS as rodas são de 14 polegadas e revestidas por calotas), sistema de áudio com tela touch screen que permite espelhamento de smartphones, faróis de neblina, acabamento cromado na tampa do porta-malas, volante de couro, retrovisores externos com luzes de direção e acabamento dos bancos tipo Comfort Drive (couro).

Cross – Disponível apenas na carroceria hatchback, a versão de visual aventureiro se diferencia da XLS pelo design das rodas de liga leve, costura exclusiva dos bancos, manopla do câmbio com acabamento em couro, jogo de tapetes com a inscrição Cross, além de apliques na carroceria.


PREÇOS

Hatch
1.3 X R$ 43.990
1.3 X automático R$ 47.490
1.5 XS R$ 48.995
1.5 XS automático R$ 52.495
1.5 XLS R$ 53.895
1.5 XLS automático R$ 57.395
1.5 Cross R$ 57.395
1.5 Cross automático R$ 60.895

Sedã
1.5 X R$ 48.495
1.5 X automático R$ 51.995
1.5 XS R$ 51.695
1.5 XS automático R$ 55.195
1.5 XLS R$ 56.795
1.5 XLS automático R$ 60.295

(*) Jornalista viajou a convite da Toyota