Leia Mais
Toyota Corolla 2017 ganha novo desenho frontal na Europa e nos EUAToyota divulga teaser do C-HR, novo conceito de crossoverToyota Corolla reestilizado chega ao Brasil em outubroToyota Corolla, Prius e Lexus CT terão recall no tanque do combustível a partir de 25 de julhoToyota Corolla 2017 faz sua primeira aparição na RussiaToyota lança no Brasil o novo Prius 2016A despeito do sucesso da 11ª geração do Corolla, lançada no país há dois anos, a Toyota pretende manter o domínio do modelo, que detém sozinho 45% do segmento. Até porque vem aí a 10ª geração do Civic, programada para entre agosto e outubro. A estratégia da Honda é “subir de categoria” o principal concorrente do Corolla, que diga-se de passagem evoluiu muito no campo visual, bastante criticado no atual Civic: de linhas musculosas, o novo modelo realmente passa a impressão de ser um carro maior.
E O C-HR? Outra novidade nos planos da Toyota para o Brasil é o crossover C-HR. Chamado por muitos de o anti HR-V da Toyota, o utilitário apresentado no último Salão de Genebra se daria muito bem aqui pelo seu moderno design, mas esbarra, segundo Kondo, na pequena capacidade do porta-malas e espaço interno aquém da realidade brasileira. A própria Toyota, por outro lado, admite “estudá-lo” para o nosso mercado.
Para daqui a quatro anos, Kondo disse ainda que a Toyota do Brasil planeja ainda um novo modelo. Que pode ser a nova geração do Etios ou, por causa dos efeitos da recessão, o próprio C-HR. O grupo Toyota obteve em 2015 recorde de produção em todo o mundo, com 10,15 milhões de unidades. Desse total, 378 mil Toyota e Lexus foram vendidos na América Latina e Caribe. O Brasil respondeu por 47% do continente.
ÂNIMO A crise econômica que atinge diretamente a indústria automobilística nacional não desanima os japoneses, que acreditam não só na recuperação do mercado, como no potencial crescimento da população economicamente ativa no Brasil em 10% até 2020. A visão otimista é reforçada pelo aumento de participação da Toyota no mercado nacional.
"Adotamos medidas para manter a flexibilidade de produção e aumentar o volume de exportações para Argentina, Uruguai e Paraguai", explicou Kondo, ao se referir a atual produção do Etios e do Corolla.
A previsão da Toyota para este ano é de que o mercado brasileiro de veículos produza cerca de 2 milhões de unidades, contra as cerca de 2,57 milhões de 2015..