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Farol baixo se torna obrigatório durante o dia nas estradasDuplicação na MG-050 deixa jogo de empurra para iluminaçãoIluminação - A hora certa de brilharEntenda o que dizem as luzes do seu painelLuz diurna ainda está longe de ser adotada pela maioria dos carros à venda no BrasilPolícia Militar Rodoviária de Minas discute procedimentos sobre a lei do farol baixoMotoristas ainda desconhecem lei do farol baixo em Belo HorizonteEntendimento da lei do farol baixo é distinto entre Polícias Militar e Rodoviária Federal; saiba como não ser multadoPorém o entendimento do Denatran não está difundido entre as principais entidades de fiscalização de trânsito nas estradas. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual de Minas Gerais (PRE), como a lei só diz que na estrada o farol baixo deve estar ligado, mesmo os veículos dotados de luzes de rodagem diurna devem estar com o farol aceso, sob pena de receber uma autuação. Segundo a PRE, se o motorista multado entender que a lei é muito genérica, é possível recorrer com base no entendimento de que a luz diurna cumpre o mesmo papel do farol baixo.
SEM PADRÃO Também consultamos a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que considera não notificar os veículos que rodarem apenas com a luzes de rodagem diurna, que cumprem a mesma função do farol baixo.
Diante de um cenário de descompasso entre as polícias rodoviárias, a legislação e o Denatran, para evitar problemas melhor é ligar o farol baixo nas estradas. A reportagem rodou durante horas em rodovias federais e estaduais e percebeu que muitos motoristas já se anteciparam à fiscalização e rodam com faróis acesos. É preciso ficar atento a certas combinações luminosas comuns de serem vistas, como conjugar faroletes com faróis auxiliares (seja de neblina ou de milha), que não cumprem a função exigida pela lei.
LUZES DIURNAS De acordo com o Denatran, estudos apontam que a maioria das colisões frontais é causada pela não percepção do motorista do outro veículo a tempo de reagir para evitar o acidente ou pelo julgamento errado da distância e velocidade do carro que trafega no sentido contrário, em casos de ultrapassagem. A maioria dos estudos sobre este assunto conclui que a presença de luzes acesas reduz significativamente o número de colisões entre veículos durante o dia, especialmente colisões frontais, onde a visibilidade do veículo é um fator crítico. A magnitude da redução varia bastante dependendo do estudo e do tipo de colisão, mas muitos estudos constataram uma redução entre 5% e 10%..