UAI

Confira algumas dicas para você cuidar da limpeza do seu carro

Especialista dá dicas de como dar aquele trato no seu carro, ensinando a forma certa de lavar, tirar manchas, encerar, limpar o interior e cuidar dos vidros e das rodas do veículo

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Confira algumas dicas para você cuidar da limpeza do seu carro
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Os proprietários de carro se dividem em duas categorias: os que gostam de dar um trato no carango com as próprias mãos e os que odeiam até mesmo levá-lo para que o serviço seja executado por terceiros. Também podemos incluir uma subcategoria a este último grupo, a dos que não gostam de colocar a mão na massa, mas precisam fazer uma ou outra coisa para economizar uma graninha. Pois bem, conversamos com Carolina Ferreira, diretora da LuxGlass Garage Detail, um centro de estética automotiva, que deu várias dicas de como cuidar do veículo na garagem de casa.

LAVANDO
Ao lavar o carro, certifique-se de que o sabão usado – ainda que seja o detergente que você surrupiou da cozinha – tenha
pH neutro. Também evite ensaboar o carro inteiro para depois enxaguar. É melhor fazer por partes para o sabão não secar. Não deixe o veículo secar no tempo, já que as gotas podem fazer o papel de uma lente, ou lupa, sobre a pintura, projetando luz e calor. Por isso, nada de preguiça, pegue um pano e seque o veículo.

SEIVA, FEZES, PICHE E GRAXA
Comuns em veículos que ficam estacionados na rua, a seiva de árvores e os dejetos de pássaros danificam o verniz. Por isso, é preciso que sejam retirados imediatamente ou o quanto antes, já que um dia pode ser o bastante para comprometer a pintura. Uma boa dica é retirar esse tipo de sujeira usando a metade de um limão. Além de a acidez ajudar a remover esses detritos, os gomos são macios e evitam que a sujeira seja raspada, o que arranharia a superfície. Claro que depois é necessário lavar o local para tirar o suco da fruta. O limão também pode ser usado para retirar graxa. Em vez de usar querosene, que pode ser muito agressivo, o piche pode ser removido com um desengripante automotivo.

SERENO
Em locais poluídos, como nas grandes cidades, o sereno pode se formar com acidez elevada, sendo recomendado ao menos dar uma “mangueirada” ou ducha para retirá-lo. Além de secar, é claro.

CERA
A cera protege o verniz, que por sua vez protege a pintura. Recomenda-se uma atenção especial para veículos vermelhos e amarelos, que no geral perdem o brilho muito rápido. Nesse caso, se o carro fica exposto ao sol é necessário encerá-lo todo mês com um produto que ofereça proteção ultravioleta.

RODAS E PNEUS

Se as rodas estiverem muito sujas, use um desengraxante, se possível dentro de um pulverizador, e depois limpe com uma estopa. Nos pneus, evite passar “pretinho” feito com ingredientes à base de açúcar, que atraem insetos e roedores. Se você gostar muito do efeito desse produto pode usar silicone de passar nas unhas ou nas mãos.

PLÁSTICO E BORRACHA
Para proteger, hidratar e dar brilho às partes plásticas e borrachas, depois de lavar use cera de carnaúba pura.

PAINEL

É preciso tomar cuidado com a aplicação de silicone, pois cada produto tem uma formulação diferente, podendo comprometer o pigmento ou até soltar tinta do painel. Para limpar esse local, melhor usar apenas pano úmido. Se quiser proteger o painel dos efeitos do sol, pode-se optar por películas ou até o bom e velho papelão junto ao vidro.

BANCOS
Evite usar esfregões em bancos de tecido, já que suas cerdas podem arrebentar a linha de costura. Use aspirador e pano úmido. Para quem tem filhos pequenos, uma boa medida preventiva é impermeabilizar os bancos.

MANCHAS
Especificar um produto para tirar manchas é complicado, pois depende do tecido e da tonalidade do local a ser limpo. Tome cuidado com água oxigenada e dê preferência ao vinagre de álcool, que agrega a acidez necessária para tirar as manchas e as propriedades de limpeza do álcool. Esse produto pode ser eficaz para tirar manchas de tinta, por exemplo. Para remover manchas de gordura, use um papel-toalha para tirar o excesso e também para absorver o que entranhou no banco. Depois, passe vinagre de álcool, sabão e pano seco. É preciso ter atenção para a ordem de aplicação dos produtos. Por exemplo, para remover manchas de vinho, café ou refrigerante, nunca comece pela água, que vai espalhar a mancha para uma superfície maior. Comece aplicando um tira-manchas (de pré-tratamento) com papel-toalha, para então passar um pano úmido.

COURO
Use sabonete branco de banho, que não tem pigmentos, de preferência os hidratantes. Faça uma solução em água e esfregue com esponja bem macia ou um pano. Em seguida, seque com um pano seco. Também existem produtos específicos para essa finalidade. Além de limpar, é preciso hidratar o couro. Para isso, o uso de hidratantes corporais não é recomendado, já que, com o passar do tempo, podem agredir o material. Daí não tem jeito, é preciso comprar um produto específico para isso. Também é recomendado cuidado com as costuras.

VIDRO
Para tirar manchas nos vidros, dilua uma colher de sopa de bicarbonato em meia xícara de água, formando uma solução pastosa. Esta pasta também pode ser usada nos faróis e lanternas do carro.

PROTEÇÃO
Essas são para os mais detalhistas ou neuróticos. Para conservar a placa é possível aplicar papel contact transparente. Se der bolhinhas, fure-as com uma agulha e passe uma espátula para acertar. Para proteger as soleiras das portas e maçanetas – que as mulheres costumam arranhar com as unhas – use vinil transparente. O preço de um metro deste material é barato (cerca de R$ 10) e dá pra proteger tudo, bastando recortar e aplicar com água e uma espátula.