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Primeiro SUV da Jaguar, F-Pace carrega a tradição esportiva da marca do felino

Dirigimos o F-Pace, primeiro SUV da Jaguar que chega às concessionárias da marca no Brasil em setembro. Versão mais nervosa traz sob o capô o mesmo motor do esportivo F-Type

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Primeiro SUV da Jaguar, F-Pace carrega a tradição esportiva da marca do felino
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

De Lagoa Santa (MG)* - A Jaguar lança no Brasil o novíssimo F-Pace, o primeiro utilitário-esportivo da história da marca, disponível a partir de setembro. O modelo foi um dos destaques do Salão de Frankfurt do ano passado, e sua chegada ao mercado brasileiro quatro meses depois de seu lançamento na Europa – além da recente inauguração da fábrica da Jaguar/Land Rover em Itatiaia (RJ) – mostra que o Brasil é relevante para as marcas. E o que a Jaguar teria de diferente a oferecer em relação aos SUVs da sua irmã Land Rover, que só produz veículos dessa categoria? A resposta é simples: um SUV com a tradição esportiva da marca do felino.

Prova disso é que o F-Pace recebeu em sua versão mais feroz S um motor V6 3.0 supercharged a gasolina, com 380cv de potência, o mesmo que equipa o esportivo F-Type. Já a versão R-Sport tem o mesmo motor, mas com temperamento um pouco mais brando, com 340cv. Nessas duas versões, com intensidades um pouco diferentes, o F-Pace entrega desempenho de esportivo, principalmente no modo dinâmico de condução, onde as respostas são imediatas e nada gentis. O ronco que sai do escape duplo é um verdadeiro desafio ao juízo do motorista.

Já para quem abre mão de parte do desempenho para ganhar em autonomia, existe a opção do motor 2.0 turbodiesel de 180cv, que equipa a versão Prestige, com torque semelhante ao dos V6. Ela oferece fôlego de sobra ao veículo, porém de uma forma mais domesticada. Em todos os casos, o câmbio é automático de oito marchas – esperto e eficiente nas trocas – e a tração é integral sob demanda, atuando inicialmente na traseira e podendo ser distribuída 50/50 entre os eixos. A configuração das suspensões entrega primeiro estabilidade e, num segundo plano, uma boa dose de conforto. A estrutura de alumínio proporciona baixo peso aliado à rigidez torcional.

Modelo tem linhas modernas e ousadas e sistemas eletrônicos que auxiliam em situações difíceis

AUXÍLIO Alguns auxílios ao motorista merecem destaque nesse modelo: o sistema de vetorização de torque, permite que o veículo "mergulhe" nas curvas; o All Surface Progress Control consegue tirar o veículo da inércia em locais de baixo atrito, empregando a tração exata nas rodas de forma autônoma; esse mesmo sistema atua em subidas em trechos fora de estrada – garantindo a tração, enquanto o motorista controla a velocidade por meio de teclas no volante, dispensando o pedal do acelerador – e em descidas, controlando sozinho a velocidade do veículo de acordo com o grau de inclinação; já o Adaptative Dynamics, disponível apenas na versão S, analisa constantemente as condições de rodagem, otimizando fatores como direção, amortecimento, tração, freios, injeção de combustível e trocas de marchas.

CONTEÚDO
A versão Prestige, com motor a diesel, tem preço sugerido de R$ 309.700 e traz como principais itens faróis de xenon com luzes de circulação diurna em LED, teto solar panorâmico fixo, bancos revestidos em couro, rodas de liga leve de 18 polegadas, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, bancos dianteiros com ajustes elétricos e navegação InControl Touch.

Interior do F-Pace é muito sofisticado

O F-Pace R-Sport custa R$ 360.900 e acrescenta rodas de 20 polegadas, para-choques exclusivos, frisos das portas na cor da carroceria, teto solar panorâmico elétrico, faróis e luzes de circulação diurna de LED, assentos esportivos com ajustes elétricos e memória, abertura da tampa do porta-malas acionada por gestos, câmera de estacionamento traseira, acesso e partida do veículo sem chave e sistema de áudio Meridian de 380W.

A versão S custa R$ 406.300 e inclui para-choques exclusivos, bancos esportivos revestidos em couro perfurado com ajustes elétricos e memória, pinças de freio vermelhas, revestimento do teto em Alcântara, head-up display, sistema de áudio Meridian de 825W, TV digital, coluna de direção com ajuste elétrico e para-brisa com reflexão de infravermelho.

DENTRO O interior é espaçoso e confortável, com acabamento luxuoso mesclando couro e metal. O passageiro central traseiro viaja sem conforto devido ao volumoso túnel do assoalho. O porta-malas é bastante espaçoso. A partir da versão R-Sport o painel de instrumentos é projetado em uma tela de 12,3 polegadas e seu conteúdo e formato são configuráveis. As possibilidades de customização são várias, da combinação de diversas cores nos bancos a componentes externos em fibra de carbono. Também são diversos equipamentos exclusivos, como estribos com acionamento elétrico, racks de teto, suporte para transportar bicicletas e rodas com aros de até 22 polegadas.

FICHA TÉCNICA

Motores: 2.0 turbodiesel com 180cv de potência a 4.000rpm e 43,8kgfm de torque de 1.750rpm a 2.500rpm; e 3.0 V6 turbocharged com potências de 340cv (R-Sport) e 380cv (S) a 6.500rpm e torque de 45,9kgfm a 4.500rpm

Transmissão: câmbio automático de oito marchas e tração integral sob demanda

Suspensões: double wishbone na dianteira e multilink na traseira

Aceleração: (0 a 100 km/h): 8,7 segundos (Prestige), 5,8 (R-Sport) e 5,5 (S)

Dimensões: 4,73m de comprimento, 1,93m de largura, 1,65m de altura e 2,87m de entre-eixos

Altura em relação ao solo: 21,3cm

Ângulos de ataque e saída: 25,5 e 26 graus

Peso: de 1.775kg a 1.861kg

Porta-malas: 508 litros

(*) Viajou a convite da Jaguar/Land Rover