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Pequenos fabricantes batalham por um lugar ao sol no Salão de Paris'2016

Salão de Paris'2016 não traz apenas novidades das grandes montadoras. Pequenos fabricantes também marcam presença, e alguns com produtos inusitados

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Pequenos fabricantes batalham por um lugar ao sol no Salão de Paris'2016
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

O GLM G4 é um esportivo com 540cv de potência

De Paris - Quando você chega em um evento com a grandiosidade do Salão do Automóvel de Paris, no Porte de Versailles, não há como não se impressionar com a imponência dos estandes montados nos pavilhões. As grandes marcas europeias se esmeraram em verdadeiras produções cinematográficas, criando belos espaços para a apresentação de seus produtos. E o espanto toma proporções ainda maiores quando se constata que algumas das grandes montadoras pagaram nada menos que 11 milhões de euros (R$ 39.600.000) pelo aluguel daquele ‘’puxadinho’’.

Mas o curioso é que, em meio às gigantes, existem pequenas marcas batalhando por um lugar ao sol, e com coragem e criatividade vão expondo seus produtos. É a prova cabal de que, em Paris, tamanho definitivamente não é documento. Nos fundos de um dos pavilhões, escondido em um corredor lateral, próximo à saída de emergência, está o discreto estande da Ligier. Isso mesmo, aquela marca francesa que já esteve presente na Fórmula 1, de 1976 a 1996, e por onde passaram os pilotos Jacques Lasffite, Andrea De Cesaris, Rene Arnoux e os brasileiros Raul Boesel e Pedro Paulo Diniz.

Atualmente, o Grupo Ligier atua no segmento de quadriciclos, veículos elétricos e autônomos. No salão, a marca expôs seus microcarros M.GO 4, para quatro pessoas, e o Due 3, para duas, além do conceito JS50 Sport, versão esportiva do compacto. São modelos equipados com conjunto motriz de quadriciclo e com espaço interno razoável para um microcarro.

Conceito compacto Ligier JS50 Sport

JIPINHOS Em outro pavilhão, o visitante pode se encantar com os jipinhos da Nosmoke, empresa francesa que produz veículos de quatro lugares totalmente elétricos, que trazem como atrativos a economia e a postura ecologicamente correta. O carrinho tem transmissão automática, com uma marcha para a frente e outra para trás. A autonomia é de 80 a 100 quilômetros e o tempo de recarga das baterias pode variar de seis a oito horas. A velocidade máxima é de 80km/h. Na Franca, o Nosmoke custa 15.990 euros, cerca de R$ 57.500. Muito caro para um microcarro.

O jipinho da Nosmoke é totalmente elétrico

TRAPIZONGA Em um espaço ainda menor, aproximadamente 10 metros quadrados, em meio às marcas coreanas, está o humilde estande do engenheiro civil Luciano Giol. Ele expõe o seu exótico Formula Giol, um veículo elétrico de dois lugares que pode ser conduzido como uma motocicleta. O francês descendente de italiano garante que o veículo, apesar de diferente, tem dimensões e proporciona o mesmo conforto dos carros convencionais. Difícil é ter coragem de sair com uma trapizonga dessa nas ruas.

Denominado Formula Giol, esse esquisitão pode ser conduzido como uma motocicleta

JAPA Você já ouviu falar na marca japonesa GLM, ou Green Lord Motors? Pois é, ela também está presente no Salão de Paris, em um pequeno estande, expondo o belo GLM G4, um conceito elétrico desenvolvido em parceria com a holandesa Savage Rivale e participação de engenheiros da Toyota e Nissan. O carro tem dois motores elétricos que juntos geram uma potência de 540cv, com um torque de mais de 100kgfm. Com tudo isso, ele acelera ate os 100km/h em apenas 3,7 segundos e tem autonomia de 400 quilômetros. É um superesportivo de verdade.

*Viajou a convite da Anfavea