Muita festa (e dúvidas) para 2017

Mercado premium aponta otimismo no Salão'2016, mas incertezas econômicas freiam outros lançamentos

No caminho oposto à aceleração dos carros premium, segmentos como o das picapes têm a confirmação de novos modelos no Salão do Automóvel freada pelas incertezas econômicas, adiando os lançamentos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 12/11/2016 19:04 / atualizado em 12/11/2016 19:12 Bruno Freitas/Portal Vrum

Novo Ford Mustang - Bruno Freitas/EM/D.A Press Novo Ford Mustang
De São Paulo* - Também em alta no Brasil está o mercado de carros premium. As alemãs Audi e Mercedes-Benz souberam explorar bem o Salão do Automóvel para apresentar uma infinidade de modelos e versões em dois grandes estandes. Na contramão da aceleração e glamour, as incertezas sobre o cenário econômico no Brasil frearam a confirmação da chegada de determinados modelos – como as picapes RAM 1.500 e a terceira geração da Nissan Frontier, “apenas expostas”, de acordo com os fabricantes.

A Audi triplicou as vendas no Brasil nos últimos cinco anos e, apesar dos reflexos da recessão, espera fechar 2016 como seu segundo melhor ano no país – com 12 mil unidades vendidas, ante 17,5 mil em 2015. Para 2017, a marca das quatro argolas anuncia o lançamento de 12 novos modelos e versões. No São Paulo Expo, a segunda geração do superesportivo R8 é um dos carros que mais atraem olhares. Apresentado pela atriz Isis Valverde, o bólido desembarca na configuração Coupé V10 plus, equipada com um poderoso motor central traseiro de 5.2 litros e 610cv, que vai até 100km/h em 3,2s e alcança 330km/h. Outras atrações são o novo S5 Coupé com 21cv a mais no motor 3.0 V6 TFSI de 354cv, e a perua de alto desempenho RS6 Avant Perfomance, com um 4.0 litros V8 biturbo FSI de 605cv e tração integral quattro.

A Mercedes-Benz, que acaba de lançar a nova geração do sedã Classe E no Brasil, agora mostra a versão esportiva Mercedes-AMG E 43, com motor 3.0 V6 biturbo de 401cv, os conversíveis C e S Cabriolet e o SUV médio GLC, em versões 250 e AMG 43. Grande novidade mesmo é a limousine S 500 Maybach, que lança a divisão Mercedes-Maybach no país com muito luxo, espaço e tecnologia voltados ao conforto dos dois ocupantes do banco traseiro.

Mercedes-AMG E 43 - Bruno Freitas/EM/D.A Press Mercedes-AMG E 43
MUSCLE CARS Além do Mustang, exposto na versão Shelby GT 350R V8 de 533cv e que cuja importação foi finalmente confirmada pela Ford, a partir de setembro de 2017, o novo Camaro aparece em traje “comum”, que virá após a série limitada em 100 unidades Fifty, que estreou a nova geração no Brasil. Começa a ser vendido no primeiro trimestre de 2017.

Novo Chevrolet Camaro - Bruno Freitas/EM/D.A Press Novo Chevrolet Camaro
Mesma sorte não teve o Dodge Challenger SRT Hellcat, equipado com um poderoso 6.2 V8 sobrealimentado de 717cv e 89,8kgfm, capaz de acelerar de 0 a 96km/h em 3,5s e atingir 320km/h de máxima. Não será desta vez que o muscle car mais rápido virá oficialmente para o Brasil. Duas chaves dosam a potência do Dodjão: uma preta (500cv) e outra vermelha (libera os 717cv).

Terceira geração da Nissan Frontier - Bruno Freitas/EM/D.A Press Terceira geração da Nissan Frontier
PICAPES Renault Alaskan e Mercedes-Benz Classe X (ainda conceito) deram o “bolo”, restando à terceira geração da Nissan Frontier os holofotes no segmento. Entretanto, a picape agora produzida no México foi apenas mostrada, ficando o lançamento também previsto para o período dos três primeiros meses do ano que vem. Sob o capô a nova Frontier terá o novo motor 2.3 turbodiesel de 190cv, que mantém a potência do atual 2.5. Nem mesmo as versões que deverão vir ao Brasil foram confirmadas.

RAM 1500 - Bruno Freitas/EM/D.A Press RAM 1500
Outra picape apresentada foi a RAM 1500, com 5,81m de comprimento e que pode ser conduzida com CNH categoria B, diferentemente da versão 2500, à venda no Brasil. O motor é o 3.0 V6 de 243cv e o câmbio, automático de oito marchas.

Chevrolet S-10 Colorado X-Treme - Bruno Freitas/EM/D.A Press Chevrolet S-10 Colorado X-Treme
A Chevrolet S-10 aparece vestida como conceito na Colorado X-Treme – nome tailandês do modelo personalizado com snorkel lateral, guincho embutido no para-choque, pneus lameiros e a nada discreta cor laranja. Quem também dá as caras em traje de Salão é a obsoleta Montana, customizada no “estudo” Activ, mesmo nome da versão aventureira do monovolume Spin.

SUVS EM NOVAS VERSÕES Sucesso de vendas desde o lançamento, os SUVs Jeep Renegade e Honda HR-V ganham novos equipamentos nas novas versões topo de linha Limited com motor 1.8 flex e Touring, respectivamente. Já o crossover Kicks estreia a versão intermediária SV Limited, cujos preços só serão divulgados na semana que vem.

No telhado
Além da confirmação ao VRUM da “morte” dos Fiat Bravo, Idea, Linea e Freemont, outras duas notícias de fim de linha chamaram a atenção no Salão. A primeira, não admitida pela Fiat, é a do 500, exposto em única unidade ano/modelo 2015 da versão esportiva Abarth, na cor azul-claro, trazida da Itália especialmente para o evento. Assim como o Freemont, o 500 teve a importação interrompida em razão do dólar alto e vendas baixas. Muito provavelmente não retornará ao Brasil sem mudar para a nova geração, que já existe lá fora.

Fiat 500 Abarth - Bruno Freitas/EM/D.A Press Fiat 500 Abarth
Outro modelo que dá adeus é o Volkswagen Jetta nacional, lançado aqui em julho do ano passado. Depois da paralisação das fábricas da VW por falta de fornecimento de peças, o sedã médio volta a vir do México. A montadora alega que se tratava de produção complementar e nada muda, inclusive o preço. Durante o Salão, a Volks confirmou R$ 7 bilhões de investimentos no Brasil para a produção de uma nova família de quatro modelos até 2020. Especula-se que um deles seja um SUV compacto.

* Jornalista viajou a convite da Anfavea

Tags: salão vrum 2016' Estado de Minas Salão do Automóvel segmento de picapes confirmação de novos modelos freada pelas incertezas econômica Muita festa (e dúvidas) para 2017

Veículos

Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação