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Volvo XC90 ganha opção de motor a diesel com sistema que elimina o turbo lag

Volvo XC90 ganha opção de motor 2.0 a diesel biturbo, com sistema a ar comprimido que elimina o turbo lag. Sistemas autônomos de condução são a cereja do bolo do SUV de luxo

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Volvo XC90 ganha opção de motor a diesel com sistema que elimina o turbo lag
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

A segunda geração do Volvo XC90 foi lançada globalmente em março de 2015, tendo chegado ao Brasil no final de agosto desse mesmo ano. O destaque da linha 2017 desse SUV de luxo é a opção da motorização a diesel, estratégia iniciada em agosto, com a chegada do irmão menor XC60 D5. O Volvo XC90 D5, como é denominado o modelo a diesel, traz sob o capô um motor 2.0 de quatro cilindros biturbo, com potência máxima de 238cv a 4.000rpm e 48,9kgfm de torque entre 1.750rpm e 2.250rpm.Com esse motor, o SUV com mais de 2 toneladas acelera até os 100km/h em 7,8 segundos e tem velocidade máxima de 230km/h.

O propulsor D5 traz uma tecnologia chamava Drive-E, que visa eliminar o atraso na resposta do motor quando o motorista pisa no acelerador buscando desempenho, o famoso turbo lag. Trata-se de um pequeno compressor elétrico que armazena o ar num depósito. Se o acelerador é pressionado com o carro ainda parado ou com o motor abaixo dos 2 mil giros, com o câmbio na primeira ou segunda marcha, esse ar pressurizado é liberado no coletor de escape, fazendo o turbocompressor funcionar imediatamente. Em seguida o ar comprimido no depósito é reabastecido automaticamente, ficando pronto para ser usado novamente. A transmissão é formada pelo câmbio automático de 8 marchas e tração integral sob demanda.

SEMIAUTÔNOMO Mas a cereja do bolo do XC90 são os sistemas semiautônomos de condução. A segunda geração do Pilot Assist é capaz de comandar a direção, a aceleração e a frenagem do veículo até os 130km/h. Como a primeira geração funcionava até os 50km/h, o Pilot Assist deixa de atuar apenas em situações urbanas, passando a auxiliar o motorista também em rodovias. Sensores e câmeras são os olhos desse sistema, que monitora as faixas das vias e contorna curvas abertas ou simplesmente corrige a posição do veículo dentro da faixa (claro que seu funcionamento depende da boa condição da sinalização). As tecnologias autônomas podem ser desativadas, mas o motorista que quer aproveitar essa conveniência precisa estar atento para assumir o controle, o que é fundamental num país onde a imensa maioria das vias não são bem sinalizadas.

SEGURANÇA São muitas as tecnologias de segurança presentes de série no XC90, uma marca registrada da Volvo. Para ter ideia, se o motorista estiver num cruzamento e tentar avançar à frente de um carro que vier em sentido contrário, os freios são acionados automaticamente, caso seja detectado risco de colisão. Quando um acidente é inevitável, o veículo toma uma série de medidas – como posicionar adequadamente os bancos, cintos de segurança, apoios de cabeça e as janelas – para que os passageiros sofram o mínimo de lesões possíveis. A visão noturna identifica e alerta o motorista quanto à presença de veículos, pedestres, ciclistas e animais de grande porte à frente, sendo que o City Safety pode até auxiliar a frenagem.

CONTEÚDO São duas versões de acabamento. A Momentum (R$ 369.950) oferece sete assentos, ar-condicionado digital com quatro zonas individuais de refrigeração, bancos dianteiros com regulagens elétricas (incluindo ajuste lombar e de apoio das pernas), assistente de estacionamento para vagas perpendiculares e paralelas, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, faróis de LED com nivelamento automático e funções antiofuscante e autodirecionais, rodas de 19 polegadas, painel de instrumentos de 12,3 polegadas, display central de 9 polegadas com controle de diversas funções do veículo e sistema de informação e entretenimento que inclui navegação. Já a versão Inscription (R$ 419.950) tem sistema de suspensão com bolsas de ar, com ajuste de altura de acordo com o modo de condução ou a carga, alertas de tráfego lateral, colisão traseira e de ponto cego, visão 360°, Head Up Display, rodas de 20 polegadas, teto solar panorâmico, sistema de áudio da Bowers & Wilkins com 1.400 watts e 19 alto-falantes.