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Grupo FCA interrompe produção do Fiat Ducato em Sete Lagoas

Fabricação conjunta do Ducato e vans do grupo PSA em Sete Lagoas cessou na semana passada, levando a Iveco a demitir 300 funcionários. Fiat garante continuidade do modelo no Brasil

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Grupo FCA interrompe produção do Fiat Ducato em Sete Lagoas
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Fiat Ducato Minibus

O grupo FCA (Fiat Chrysler) decidiu encerrar a joint venture com a Iveco e não mais produzir o Fiat Ducato na fábrica de Sete Lagoas, depois de 16 anos de parceria – a inauguração da linha de montagem ocorreu em novembro de 2000, com a presença de autoridades como o então presidente Fernando Henrique Cardoso. Desde a semana passada a fabricação do Ducato no Brasil foi interrompida, levando a Iveco a demitir cerca de 300 funcionários na unidade fabril. Outros dois veículos comerciais que compartilhavam a mesma linha e plataforma com o modelo da Fiat, os 'irmãos gêmeos' Peugeot Boxer e Citroën Jumper do grupo PSA, também foram descontinuados, confirma a Iveco.

O término da joint venture foi confirmado pelo diretor comercial da FCA Brasil, Sérgio Ferreira, que alega estratégia comercial. Ferreira garante, contudo, que a Fiat continuará a vender a Ducato no Brasil, havendo estoque suficiente nas concessionárias para os próximos meses. “Não desistimos do produto, vamos continuar a vender, só não podemos dizer por enquanto de onde virá”, declarou. Procurada pelo VRUM no início da tarde desta sexta-feira (16), a Fiat ainda não se manifestou oficialmente sobre o assunto.

Além do Brasil, o Fiat Ducato é fabricado na Itália e no México. Oferecido em configurações van de passageiros e furgão, o modelo, que começou a ser vendido no país em 1998 importado da Europa, foi apenas o 15º comercial leve mais vendido neste ano, com 2,7 mil unidades comercializadas até novembro – no acumulado de 2015 foram cerca de 7 mil. No segmento de furgões, o Ducato teve desempenho superior no mês passado, ficando em segundo lugar, atrás apenas do Renault Master.



Em novembro de 2000 cinco das seis versões então disponíveis do Fiat Ducato foram nacionalizadas

Embora confirme o fim da parceria com a Fiat e a fabricação conjunta dos modelos do grupo PSA, a Iveco ressalta que o funcionamento das linhas de produção da linha Daily (chassi/cabine, van e furgão), caminhões e ônibus, continuam operando normalmente. A Citroën afirma que ainda não foi comunicada oficialmente sobre o término da produção do Jumper e, a exemplo do Ducato, as vendas continuam e há estoque nas lojas. A Peugeot não retornou os contatos da reportagem para falar sobre a produção do modelo Boxer.

TRAJETÓRIA O Fiat Ducato foi lançado no Brasil em 1998, ainda importado da Europa, com motor 2.8 aspirado de 89cv, turbodiesel de 103cv e 122cv (equipado com intercooler). Em novembro de 2000 cinco das seis versões então disponíveis (exceto a Minibus, nacionalizada no ano seguinte) passaram a produzidas na planta da Iveco em Sete Lagoas. A maior reformulação da linha ocorreu em abril de 2005, quando o veículo comercial passou por uma reestilização, teve a capacidade ampliada e ganhou injeção direta no motor 2.8, elevando a potência para 127cv – no mesmo ano foi lançada a terceira geração na Itália.

Inauguração da linha contou com a presença do então governador de Minas Eduardo Azeredo e o presidente Fernando Henrique Cardoso

Em setembro de 2009 chegou o atual motor o 2.3 turbodiesel Multijet de 127cv, então com 30,7kgfm de torque. No ano seguinte foram celebrados os 10 anos de fabricação nacional com 55 mil unidades emplacadas e oito anos de liderança no segmento de furgões grandes. A linha 2013 trouxe torque ampliado para 32,6kgfm e a alterações no motor, como a aplicação do sistema de Recirculação dos Gases de Escape (EGR), para redução de emissões e consumo.

Atualmente o Fiat Ducato é vendido no mercado brasileiro nas versões Minibus Teto Alto, Multi Teto Alto, Minibus, Maxicargo 10 m³, Cargo L, Maxicargo 12 m³ e Cargo, a partir de R$ 103.350. Embora a nova geração do Ducato já tenha sido testada pela fábrica de Betim, não há previsão de chegada dela por aqui.