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A Harley-Davidson Roadster 1200 chega ao Brasil mantendo algumas caracteríscas, mas com estilo diferenciado

Modelo é o mais novo da família Sportster, que completa 60 anos, e traz entre os destaques o visual esportivo e o tradicional motorzão V2, com arrefecimento a ar, deixando o funcionamento mais áspero

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A Harley-Davidson Roadster 1200 chega ao Brasil mantendo algumas caracteríscas, mas com estilo diferenciado
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

 

Lançado mundialmente há pouco mais de sete meses, o modelo Roadster, novo integrante da família Sportster, chega ao Brasil incorporando o conceito Dark Custom. Um estilo que reduz o número de peças cromadas e aumenta as pretas, além de adotar elementos menos conservadores e mais despojados, como para-lamas bem curtos, guidão baixo e tanque pequeno, mesclando a filosofia esportiva das décadas de 1950 e 1960, quando reinavam as motocicletas do tipo Café Racer, modificadas artesanalmente, para maior performence. Tudo para atrair o público mais jovem.

Rodas de liga leve e duplo disco no freio dianteiro


Esse conjunto se encaixa perfeitamente à linha Sportster da Harley-Davidson, criada ainda em 1957, exatamente para ser o braço esportivo da marca, conhecida justamente pelos modelos estradeiros de grande porte, com muitos cromados e desempenho pra lá de pacato. A linha Sportster completa nada menos que 60 anos, mas segue se renovando com a chegada da nova Roadster. Entretanto, optou pela adoção de um propulsor, também “velho” conhecido, batizado de Evolution, com os tradicionais dois-cilindros em V, inclinados em 45 graus.

 

 

CORAÇÃO O motor Evolution, sétima geração dos tradicionais V2 Harley-Davidson, foi lançado em 1984 e é um desenvolvimento, uma evolução do propulsor batizado de Shovelhead, que, por sua vez, foi lançado em 1966. Com 1.202cm³ de cilindrada, fornece torque de 9,4kgfm a apenas 3.500rpm, permitindo arrancadas e reacelerações bastante vigorosas. Porém, ainda adota a refrigeração a ar, que deixa o funcionamento mais ruidoso e áspero, além de transmitir maior calor ao piloto, adotando também um câmbio de cinco marchas.

Tanque e para-lamas pequenos compõem o visual


Por outro lado, a Roadster incorpora sofisticadas soluções, como a suspensão dianteira invertida, como nos modelos esportivos, com tubos de 43mm de diâmetro e 114,3mm de curso. É o primeiro modelo da linha Sportster a adotar esse tipo de suspensão. Na traseira, a suspensão conta com dois amortecedores pressurizados, com 81,3mm de curso e possibilidade de regulagem na pré-carga. Outro item requintado são as rodas de liga leve. Com desenho complexo e exclusivo, formam um belo conjunto, que transmite leveza e esportividade.

O banco encaixa o piloto e fica a 785mm do chão


TAMANHO A medida da roda dianteira, com aro de 19 polegadas de diâmetro, contudo, proporciona menor agilidade que os aros menores de 17 polegadas, mas maior conforto para rodar nas irregularidades do piso. A posição de pilotagem, porém, é mais radical. O guidão baixo deixa o corpo inclinado para frente em posição de ataque. O banco com altura de 785mm do chão e as largas pedaleiras ligeiramente mais altas também contribuem para uma postura mais esportiva.

O motor de dois cilindros em V a 45 graus tem arrefecimento a ar


O painel com mostrador redondo tem cacoetes esportivos, com o conta-giros do tipo analógico em destaque. Em tela digital ficam as outras informações, incluindo a marcha engatada. Os freios também são destaque. Na dianteira, dois discos ventilados de 300mm de diâmetro e, na traseira, um de 260mm, equipados com sistema ABS para brecar os 259kg de peso já abastecida. O tanque comporta somente 12,5 litros, reduzindo a autonomia. A Roadster tem preço sugerido de R$ 47.500 com pintura sólida, R$ 47.850 em um tom e R$ 48.100 em dois tons.

O guidão baixo proporciona uma pilotagem mais esportiva