UAI

2017 já começou: confira os principais modelos de automóveis que chegam ao mercado

Separamos os principais modelos que serão lançados ao longo do ano que acaba de começar. Mais uma vez, o destaque é o segmento dos SUVs, que será o mais badalado

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
2017 já começou: confira os principais modelos de automóveis que chegam ao mercado
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Chevrolet Equinox


Começo de ano é hora de falar sobre as novidades que veremos nas ruas e, quem sabe, estacionados em nossas garagens. Para quem vai ter que escolher um entre tantos modelos disponíveis, é fundamental ter uma visão mais ampla do mercado. Entre reestilizações e novidades, separamos os principais lançamentos de 2017 por segmento.

Renault Koleos


Ford EcoSport


SUV Começamos pelos utilitários-esportivos, o segmento que mais cresceu nos últimos anos e no qualos fabricantes mais investem. Prova disso é a Renault, que lança dois modelos: em fevereiro chega o Captur, um SUV compacto que será posicionado acima do Duster; em abril, será a vez do Koleos, este maior e mais requintado. Lançado no apagar das luzes do ano passado, o compacto Hyundai Creta já deve estar disponível na rede de concessionárias da marca. A Chevrolet deve tirar o Captiva de linha e colocar o inédito (para o Brasil) Equinox em seu lugar. Apesar da Chevrolet já ter fornecido todas as informações a respeito do Tracker reestilizado, incluindo conjunto mecânico e preço, o modelo chega mesmo ao mercado agora no início do ano.

Honda WR-V


Peugeot 3008


A Ford deve lançar no primeiro trimestre o EcoSport reestilizado, com mudanças na dianteira e o interior completamente novo, para diferenciá-lo do Fiesta. Em junho a Honda lança o WR-V, apresentado no Salão de São Paulo, nada além de um Fit travestido de SUV. Já a nova geração do CR-V chega às concessionárias Honda no segundo semestre. Além do Peugeot 3008, ainda na primeira metade do ano, crossover que virou SUV em sua nova geração, não devemos descartar a possibilidade da reestilização do 2008. O Toyota RAV4 passou por reestilização discreta, que chega ao mercado ainda no início do ano. Não espere o novo Volkswagen Tiguan para o primeiro semestre, modelo que terá entre-eixos alongado e será importado do México.

Hyundai Creta


Chevrolet Tracker


HATCH A maior novidade esperada para o segmento é o X6H, projeto da Fiat que deverá substituir o Punto e o Bravo ao mesmo tempo. O hatch chega no primeiro semestre com motores 1.0 e 1.3 da família FireFly, este último também com câmbio automatizado Dualogic, e 1.8 E.torQ com câmbio manual ou automático de seis marchas. A Renault lança o Kwid no fim do primeiro semestre para substituir o Clio. Na Índia, o subcompacto foi reprovado no teste de impacto do Global NCAP, motivo pelo qual o fabricante já afirmou que o modelo brasileiro trará airbags laterais de série e reforços estruturais (estamos de olho!). Com pinta de SUV, o carrinho terá motor 1.0 com opções de câmbio manual ou automatizado Easy'R. A Volkswagen apresenta o up! reestilizado, aos moldes do modelo europeu, ainda no primeiro semestre. Para quem aguarda a nova geração do Gol e sua família (Voyage e Saveiro) para este ano, as chances são quase nulas. A Ford já mostrou no Salão de São Paulo o Ka Trail, versão do compacto com suspensão elevada e pneus mistos.

Renault Kwid


Volkswagen up! (europeu)


SEDÃ Entre os sedãs, o modelo mais aguardado também é da Fiat. O projeto X6S (assim como o X6H) é uma variação do Tipo europeu (foto) e deve estrear no fim do ano e aposentar o Grand Siena e o Linea. Os motores serão o 1.3 FireFly e o 1.8 E.torQ. No meio do ano, o Toyota Corolla ganha reestilização para continuar defendendo sua supremacia numérica no segmento dos médios, passando a trazer controle de estabilidade para deixar de ser atacado pela concorrência. Outro médio que vai “entrar na faca” no fim do primeiro semestre é o Citroën C4 Lounge.

Fiat Tipo europeu inspirou o projeto X6S


PICAPE A Nissan passa a trazer a nova Frontier do México a partir de março como opção topo de linha, mas sem descontinuar o modelo atual, que continuará a ser oferecido como opção mais barata. A Renault Alaskan é derivada da Frontier (confira que as laterais são idênticas), mas como virá da Argentina, tem chances reduzidas de chegar em 2017. A Amarok, que recentemente passou por uma discreta reestilização, deverá ganhar no segundo semestre versão equipada com motor 3.0 V6 a diesel, com 244cv.

Renault Alaskan


Nissan Frontier