Começo de ano é hora de falar sobre as novidades que veremos nas ruas e, quem sabe, estacionados em nossas garagens. Para quem vai ter que escolher um entre tantos modelos disponíveis, é fundamental ter uma visão mais ampla do mercado. Entre reestilizações e novidades, separamos os principais lançamentos de 2017 por segmento.
SUV Começamos pelos utilitários-esportivos, o segmento que mais cresceu nos últimos anos e no qualos fabricantes mais investem. Prova disso é a Renault, que lança dois modelos: em fevereiro chega o Captur, um SUV compacto que será posicionado acima do Duster; em abril, será a vez do Koleos, este maior e mais requintado. Lançado no apagar das luzes do ano passado, o compacto Hyundai Creta já deve estar disponível na rede de concessionárias da marca. A Chevrolet deve tirar o Captiva de linha e colocar o inédito (para o Brasil) Equinox em seu lugar. Apesar da Chevrolet já ter fornecido todas as informações a respeito do Tracker reestilizado, incluindo conjunto mecânico e preço, o modelo chega mesmo ao mercado agora no início do ano.
A Ford deve lançar no primeiro trimestre o EcoSport reestilizado, com mudanças na dianteira e o interior completamente novo, para diferenciá-lo do Fiesta. Em junho a Honda lança o WR-V, apresentado no Salão de São Paulo, nada além de um Fit travestido de SUV.
HATCH A maior novidade esperada para o segmento é o X6H, projeto da Fiat que deverá substituir o Punto e o Bravo ao mesmo tempo. O hatch chega no primeiro semestre com motores 1.0 e 1.3 da família FireFly, este último também com câmbio automatizado Dualogic, e 1.8 E.torQ com câmbio manual ou automático de seis marchas. A Renault lança o Kwid no fim do primeiro semestre para substituir o Clio.
SEDÃ Entre os sedãs, o modelo mais aguardado também é da Fiat. O projeto X6S (assim como o X6H) é uma variação do Tipo europeu (foto) e deve estrear no fim do ano e aposentar o Grand Siena e o Linea. Os motores serão o 1.3 FireFly e o 1.8 E.torQ.
PICAPE A Nissan passa a trazer a nova Frontier do México a partir de março como opção topo de linha, mas sem descontinuar o modelo atual, que continuará a ser oferecido como opção mais barata. A Renault Alaskan é derivada da Frontier (confira que as laterais são idênticas), mas como virá da Argentina, tem chances reduzidas de chegar em 2017. A Amarok, que recentemente passou por uma discreta reestilização, deverá ganhar no segundo semestre versão equipada com motor 3.0 V6 a diesel, com 244cv.