UAI

Toro ou Oroch? HR-V ou Renegade? Corolla ou Civic? Quem vendeu mais em 2016?

A disputa pela liderança de alguns segmentos do mercado automotivo são tão acirradas quanto os clássicos do futebol. Confira quem se deu bem em 2016

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Toro ou Oroch? HR-V ou Renegade? Corolla ou Civic? Quem vendeu mais em 2016?
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Chevrolet Onix


O fechamento do ano não foi muito bom para os fabricantes de automóveis, que amargaram uma considerável retração nas vendas. Os emplacamentos de automóveis e comerciais leves caíram 19,8% em 2016, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Mas esse não é o caso. Jogamos os números de 2016 da Fenabrave no ringue e montamos diversos confrontos de modelos que disputam a liderança em seus segmentos.

PALIO x GOL
Este duelo já não faz muito sentido. Volkswagen e Fiat cederam os primeiros lugares do ranking para a Chevrolet e para a Hyundai. Mais uma vez, o modelo mais vendido do Brasil é o Onix, com 153.372 unidades, seguido pelo HB20, com 121.616. O Palio ficou na quarta colocação, com 63.996 emplacamentos, e o Gol na sexta, tendo vendido 57.390 unidades. Mas a coisa não é tão ruim como parece. Além do Gol, a Volkswagen tem mais dois compactos entre os 10 automóveis mais vendidos: o Fox (43.727 unidades) e o up! (38.354). A Fiat ainda tem o Uno (34.626) e, em 11º, o Mobi (28.731).

Fiat Toro


Renault Oroch


TORO x OROCH
No ano de seu lançamento, a picape de porte intermediário Fiat Toro vendeu 41.283 unidades e destruiu a rival Renault Oroch, que registrou apenas 14.245 emplacamentos.

Honda HR-V


Jeep Renegade


HR-V x RENEGADE x KICKS
O Honda HR-V venceu essa “peleja” com 55.758 emplacamentos, enquanto o Jeep Renegade teve 51.375. Não deu para o Nissan Kicks, que vendeu 10.712 unidades, porém só chegou ao mercado em agosto.

ECOSPORT x DUSTER

Na prateleira de baixo, a quem ainda interessar, o Ford EcoSpot teve 28.105 unidades emplacadas, enquanto o Renault Duster, que perdeu o chamariz do custo-benefício, 25.373.


Fiat Mobi


Volkswagen up!


UP! x MOBI
O Volkswagen up! se deu melhor, com 38.354 veículos, mas há de se levar em conta que o Fiat Mobi só foi lançado em abril, tendo vendido 28.731 unidades. Vejamos como fica essa disputa no fim deste ano.

Honda Civic


Toyota Corolla


COROLLA x CIVIC
Deu Toyota Corolla folgado. Foram 64.738 emplacamentos, contra 20.857 do Honda Civic. E olha que o modelo da Toyota está prestes a ser renovado, enquanto o da Honda acabou de ganhar nova geração. O Chevrolet Cruze fez seu dever de casa, com linhas mais atraentes e motor 1.4 turbo, mas não tem como concorrer com esses japoneses. Pelo menos suas 12.064 unidades trouxeram de novo o modelo para a terceira colocação.

HILUX x S10
A Toyota Hilux é a mais cara e a que mais vende. Foram 34.034 unidades, enquanto a Chevrolet S10 vendeu 26.558. Para completar o ranking do segmento das picapes médias: Ford Ranger, 15.812; Mitsubishi L200, 9.943; Volkswagen Amarok, 9.172; Nissan Frontier, 3.605.

SW4 x TRAILBLAZER

Duelo antigo e parece que nunca foi tão fácil para o Toyota SW4, que vendeu 12.168 veículos, enquanto o Chevrolet TrailBlazer registrou apenas 1.942.

Volkswagen Saveiro


Fiat Strada


STRADA x SAVEIRO

A Fiat Strada vendeu 59.443 unidades, enquanto foram registrados 33.950 amplacamentos da Volkswagen Saveiro. Para quem se esqueceu, a Chevrolet Montana ainda é fabricada, e vendeu 14.769 unidades.

WEEKEND x SPACEFOX

Segmento de peruas compactas tem apenas esses representantes, que são inexplicavelmente caros. A Fiat Weekend (nada além da perua do velho Palio) vendeu 7.302 unidade, enquanto a Volkswagen SpaceFox (incluindo a versão aventureira SpaceCross) registrou 2.501.

Chevrolet Camaro


Audi TT


CAMARO x TT
Entre os esportivos, o mais popular é o Chevrolet Camaro, que somou 478 emplacamentos, seguido pelo Audi TT, com 401.

PRISMA x HB20S

O segmento dos sedãs compactos deve ser um dos mais sem graça. Porém dois modelos merecem ser citados, por figurarem entre os veículos mais vendidos. Primeiro o Chevrolet Prisma, nada menos que o quarto modelo mais vendido do Brasil, com 66.337 emplacamentos. Já o HB20S é o 11º colocado entre os automóveis, tendo vendido 46.023 unidades.

CHEVROLET x FIAT
Sem dúvida, a Chevrolet. Somando o emplacamento de automóveis e comerciais leves, a marca americana vendeu 345.874 unidades, 17,41% do total, enquanto foram comercializados 304.980 veículos da Fiat, 15,35%.

VAREJO x VENDAS DIRETAS

A Chevrolet lidera tanto as vendas no varejo (com 17,76%), aquela onde o comprador entra na loja e fecha negócio, quanto nas vendas diretas (com 18,68%), caracterizada por frotistas e locadoras. Mas nem sempre a coisa é assim. Segunda maior fabricante no ranking de vendas totais, a Fiat está apenas em sétimo lugar em vendas diretas, com 8,83% desse mercado, porém os italianos se salvam com as vendas diretas, onde estão em segundo lugar, com 16,9% de participação. A Renault também surfa nessa onda. A marca ficou na sétima colocação entre os fabricantes em 2016, com 150.032 unidades emplacadas, 7,55% do mercado de automóveis e comerciais leves. Enquanto a marca está em oitavo lugar no varejo, com 5,01%, ela se destaca nas vendas diretas, com 13,39%, ocupando a terceira colocação.