A velha Kombi (com todo o respeito!) serviu como inspiração para o desenvolvimento do conceito de um monovolume apresentado pela Volkswagen no Salão Internacional de Detroit. Basta olhar para o conceito I.D. BUZZ para ver que ele carrega as mesmas características do modelo clássico – linhas limpas, superfícies homogêneas e a silhueta monolítica – que lhe renderam a boa fama de veículo espaçoso. Mas o BUZZ não deve ser entendido como uma simples releitura da Kombi.
Junto com o compacto I.D., apresentado no ano passado na mostra de Paris, este veículo faz parte de uma ofensiva da Volkswagen que começará em 2020, quando será lançada uma nova geração de veículos elétricos e conectados. Confiante, a marca pretende vender um milhão desse veículos por ano já a partir de 2025. O grande volume de produção é uma das quatro características necessárias para o sucesso dessa nova geração de veículos, o que certamente reduz seu custo.
As demais características são do próprio veículo: direção autônoma, que segundo a marca trará mais segurança e conforto; operação intuitiva; e a conexão entre carro, pessoas e ambiente. Para a Volkswagen, o BUZZ é uma ligação entre a origem da marca e o futuro, que, naturalmente, será elétrico. Aliás, com esse conceito a marca quer mostrar que um veículo elétrico também pode ser multifacetado.
A começar pelo máximo aproveitamento do espaço.
ELÉTRICO A configuração do powertrain também é surpreendente. São dois motores elétricos, um em cada eixo, que entregam juntos uma potência de 374cv, em um sistema de tração integral. A suspensão traseira é do tipo multilink.
AUTÔNOMO Com a introdução do modo de direção totalmente autônomo, o interior traz uma nova geração de telas e controles. Para acionar o modo autônomo basta empurrar o volante para a frente e ele se funde ao painel. A iluminação muda do branco para uma cor mais relaxante. Para voltar a dirigir basta tocar no volante ou acionar o acelerador ou o freio.