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Renault lança o Captur brasileiro com plataforma e conjunto mecânico do Duster

- Foto: Renault/Divulgação
A Renault começou sua ofensiva no segmento dos SUVs com o lançamento do compacto Captur. O modelo se posiciona acima do Duster e mira os concorrentes chamados premium, como Jeep Renegade e Honda HR-V. Em breve, a marca francesa ainda lança o médio Koleos , somando então três utilitários esportivos na linha brasileira. O Captur foi desenvolvido pela engenharia brasileira da Renault usando como referência o modelo que estreou na Europa em 2013, porém é destinado a mercados emergentes que, além do Brasil ainda incluem Rússia e Índia.

O nosso Captur é 21cm maior em comprimento e tem personalidade própria. De acordo com a Renault, o modelo brasileiro só tem em comum com o europeu os faróis, as portas dianteiras e a tampa traseira. As linhas do Captur são fortes e fluidas. A dianteira traz o DNA de design da marca, seguida pelo capô "trincado", caixas de roda parrudas, linha de cintura ascendente e grandes rodas de 17 polegadas. O para-brisa é bastante inclinado, o que fica mais evidenciado quando o veículo recebe a pintura biton, que combina carroceria de uma cor com teto em preto ou marfim, um opcional que custa R$ 1.400.

Por dentro, a aposta é que o veículo vai agradar por causa da posição elevada de dirigir, a 70,8cm do chão.

O espaço interno é bom para um compacto, mas, no banco traseiro, o teto é baixo em relação ao assoalho. O  porta-malas é espaçoso, com 437 litros. Os bancos dianteiros apoiam bem o corpo. O painel de instrumentos é totalmente novo. Assim como a carroceria, o interior pode ter acabamento em duas cores. Bancos em couro são opcionais da versão topo de linha.

Comprimento e entre-eixos são idênticos aos do Duster - Foto: Renault/Divulgação
PARENTESCO O Captur usa a mesma plataforma do Duster, com os mesmos números de comprimento e entre-eixos, porém evoluída. Segundo a Renault, os dois modelos compartilham pouquíssimas peças: o eixo traseiro, a cremalheira do sistema de direção inferior, as pinças e o disco de freio.
A suspensão foi toda redimensionada em função das rodas de 17 polegadas. Já a carroceria tem uma concepção mais rebuscada quanto aos reforços estruturais, para proteger os ocupantes em caso de acidente (vamos aguardar os resultados dos testes de colisão!).

Interior abusa do plástico, o que reduz a sofisticação - Foto: Renault/Divulgação
O parentesco com o Duster também está no powertrain. As opções disponíveis por enquanto são o novo motor 1.6 SCe com câmbio manual de cinco marchas e o 2.0 16V com câmbio automático de quatro marchas, um conjunto que não combina com o valor cobrado pelo veículo. A Renault ainda vai lançar dentro de três meses uma versão do motor 1.6 equipada com câmbio CVT, que promete ser mais interessante que a de motorização maior.

Espaço traseiro é bom e bancos em couro são opcionais - Foto: Renault/Divulgação
PREÇOS E VERSÕES Por enquanto são duas as versões disponíveis, que marcam também o início de uma nova nomenclatura que aos poucos vai se estender para todos os modelos da Renault. A de entrada é a Zen 1.6 manual, a partir de R$ 78.900, que se destaca pelo bom pacote de itens de segurança - airbags frontais e laterais, controle eletrônico de tração e estabilidade, freios ABS, auxílio de frenagem de emergência e Isofix - além de ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, assistente de partida em rampa, chave-cartão presencial, sensor de estacionamento traseiro, volante com regulagem de altura,  retrovisores com ajustes e rebatimento elétricos e sistema de áudio (rádio, Bluetooth e entradas USB e auxiliar) e telefonia.

Mas a Renault espera vender mais a versão topo de linha Intense 2.0 automática, por R$  88.490, que tem a mais rodas diamantadas, ar-condicionado automático, câmera de ré, sensor de chuva, faróis automáticos, faróis de neblina de LED e função cornering e sistema multimídia com áudio, telefonia e navegação. O Captur tem garantia de três anos ou 100 mil quilômetros, e sua distribuição para a rede de concessionárias já foi iniciada. O modelo será exportado para 8 países da América Latina.

Porta-malas é espaçoso, com 437 litros de volume - Foto: Renault/Divulgação
COMO ANDA? Dirigimos o Captur equipado com motor 2.0 e câmbio automático. O conjunto funciona bem se o motorista não tem grandes aspirações quanto ao desempenho.
Rodando no ritmo do carro, as quatro marchas parecem ser o bastante para desenvolvê-lo gradualmente. Boa parte do torque está disponível em baixa rotação. A 120km/h, em quarta marcha, o motor gira suave em torno das 3.000rpm. Agora, quando o motorista busca por uma resposta mais vigorosa e atola o pé no acelerador, a marcha é reduzida, o giro sobe e a máquina urra. Não foi possível aferir o comportamento do SUV em subidas fortes. A suspensão foi bem trabalhada, aliando conforto e estabilidade. Já a direção com assistência eletro-hidráulica  se mostrou um pouco pesada.

* Viajou a convite da Renault


FICHA TÉCNICA

MOTORES
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 1.998cm³ de cilindrada, flex, que desenvolve potências máximas de 143cv (gasolina) e 145cv (etanol) a 5.750rpm e torques máximos de 20,2kgfm (gasolina) e 20,9kgfm (etanol) a 4.000rpm

Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 1.597cm³ de cilindrada, flex, que desenvolve potências máximas de 118cv (gasolina) e 120cv (etanol) a 5.500rpm e torque máximo de 16,2kgfm (gasolina e etanol) a 4.000rpm

TRANSMISSÃO
Tração dianteira; com câmbio manual de cinco marchas ou automático de quatro marchas

SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira McPherson, triângulos inferiores, amortecedores hidráulicos telescópicos e molas helicoidais; e traseira semi-independente com barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos / 17 polegadas (liga de alumínio) / 215/60 R17

DIREÇÃO

Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência eletro-hidráulica

FREIOS
Discos ventilados na frente e a tambores na traseira, com ABS

CAPACIDADES
Peso, 1.273kg (Zen) e 1.352kg (Intense); porta-malas, 437 litros; tanque de combustível, 50 litros; capacidade de carga (passageiro e carga), 449 quilos.

DIMENSÕES (comprimento x largura x altura x entre-eixos x altura do solo – em metros)
4,67x1,81x1,62x2,67x0,21

CONSUMO
1.6 Zen: na cidade, 10,9km/l (gasolina) e 7,6km/l (com etanol); na estrada, 11,3km/l (gasolina) e 8km/l. 2.0 Intense: na cidade, 8,8km/l (gasolina) e 6,2km/l (com etanol); na estrada, 10,8km/l (gasolina) e 7,3km/l..