Publicidade

Estado de Minas

Novo integrante da família Range Rover, Velar é apresentado na Europa

Novo integrante da família Range Rover traz na bagagem o futuro e a origem da marca, e chega ainda neste ano. Interior opta pela simplicidade, mas sem abrir mão da elegância


postado em 03/03/2017 11:12 / atualizado em 03/03/2017 11:26

(foto: Land Rover/Divulgação)
(foto: Land Rover/Divulgação)

Após anúncio na última semana, a família Range Rover – a divisão de luxo da Land Rover – ganhou um quarto integrante. O Velar foi apresentado em detalhes na Europa e chega ao mercado global até o final do ano. Ainda não existe previsão do lançamento do modelo no Brasil, mas isso é questão de tempo, já que a marca comercializa toda a sua linha no nosso mercado. Com porte médio, o modelo está posicionado entre o compacto Evoque e o Sport.

(foto: Land Rover/Divulgação)
(foto: Land Rover/Divulgação)
(foto: Land Rover/Divulgação)
(foto: Land Rover/Divulgação)

O conceito do Velar segue cinco pilares principais. A primeira ideia é um interior simples, confeccionado com materiais exclusivos e sustentáveis, apesar de elegante e luxuoso. É evidente a drástica redução no número de comandos – o que é difícil num veículo com tantos equipamentos –, resultado alcançado com a adoção de controles ocultos. Já o design externo é tratado pela marca como uma revolução, e mostra o que esperar dos próximos produtos da linha Range Rover (parece até que existe uma intenção de ampliá-la), que é mais ou menos o que aconteceu a partir do lançamento do Evoque, em 2011.

(foto: Land Rover/Divulgação)
(foto: Land Rover/Divulgação)
(foto: Land Rover/Divulgação)
(foto: Land Rover/Divulgação)

O terceiro pilar do projeto é o respeito à sua origem, o primeiro Range Rover, lançado em 1970. Prova disso é que o nome Velar foi herdado dos protótipos do Classic (como ficou sendo chamada a primeira geração do Range Rover), que rodaram em 1969. Muitos consideram que o segmento do SUVs de luxo nasceu junto com esse modelo, que aliava o bom desempenho em qualquer tipo de terreno dos primeiros jipes da Land Rover (Séries 1 e 2, que deram origem ao Defender) com a sofisticação típica dos sedãs premium de então.

(foto: Land Rover/Divulgação)
(foto: Land Rover/Divulgação)

Como também é preciso olhar para a frente, o novo SUV médio estabelece as futuras tendências da marca, como o novo sistema multimídia, os faróis dianteiros ultrafinos a laser, maçanetas de portas escamoteáveis (que ficam escondidas na carroceria) e detalhes em cobre polido. Por fim, entre os valores desse novo projeto, o Velar evidencia todo o refinamento típico de um Range Rover associado, incluindo uma direção ágil e segura também no asfalto.

(foto: Land Rover/Divulgação)
(foto: Land Rover/Divulgação)

O VEÍCULO Além da parte conceitual do veículo, a Land Rover adiantou algumas características. Com 2,87 metros de entre-eixos e a otimização do espaço interno, o Velar promete acomodar bem os passageiros e também a bagagem: o volume do porta-malas é de 673 litros. O novo sistema de informação e entretenimento Touch Pro Duo usa duas telas de 10 polegadas sensíveis ao toque de alta resolução, com comandos intuitivos e funcionais. O pacote de segurança inclui freios autônomos de emergência, detecção de pedestres e das condições do motorista.

(foto: Land Rover/Divulgação)
(foto: Land Rover/Divulgação)

Serão seis opções de motores, que vão desde o Ingenium 2.0 a diesel de 180cv até o 3.0 V6 a gasolina com 380cv de potência. A tração integral tem assistentes que trazem segurança tanto numa levada mais esportiva, quanto para transpor terrenos difíceis, como o bloqueador ativo de diferencial traseiro e o Terrain Response. A suspensão a ar, garantia de conforto, tem sistema que faz a leitura do terreno e se adapta à situação. A estrutura em alumínio é leve e rígida.

(foto: Land Rover/Divulgação)
(foto: Land Rover/Divulgação)

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade