Na batalha por um lugar ao sol no concorrido segmento de utilitários-esportivos, todos os movimentos são estrategicamente pensados. A disputa é ferrenha e todos querem se destacar em algum quesito, seja no visual ou no conteúdo. A Volvo Cars é conhecida mundialmente por sua excelência em segurança, mas há muito vem investindo na modernização do design dos seus automóveis, que não perdem em nada para os nobres concorrentes premium das marcas alemãs. Prova disso é o novo XC60, apresentado ontem no Salão de Genebra, na Suíça, que ficará aberto ao público até o dia 19. Com porte mais robusto, o SUV terá uma ampla gama de motores e muita tecnologia para garantir boa dirigibilidade e evitar acidentes.
Lançado há nove anos, o Volvo XC60 alcançou o título de SUV médio mais vendido no mercado europeu, com cerca de um milhão de unidades. Não é à toa que é o modelo responsável por 30% das vendas globais da marca sueca. E mexer em time que está ganhando é um perigo, mas a Volvo apostou suas fichas e agora apresenta a nova geração do utilitário-esportivo.
O carro ficou mais musculoso, com formas suavemente arredondadas e vincos que enfatizam o aspecto aerodinâmico.
Leia Mais
Volvo XC90 ganha opção de motor a diesel com sistema que elimina o turbo lagVolvo XC90 2017 ainda mais semiautônomo por R$ 346.9 milAssistente de direção do Volvo XC90 passa a atuar a até 130km/h na linha 2017Nissan lança sistema que pode salvar vidas de criançasVolvo aumenta preços de veículosXC90 T8: potente e supereconômicoVolvo lança no Brasil o XC90 T8, um híbrido com baterias também recarregáveis na tomada Volvo XC90 T8 em terras brasileirasOs dispositivos de reconhecimento de voz estão cada vez mais evoluídos e são uma realidade nos carrosO Salão do Automóvel de Genebra, que vai até dia 19, apresenta as novidades da indústria automotiva
SEGURANÇA A Volvo se enche de vaidade ao afirmar que o novo XC60 é um dos carros mais seguros da atualidade. Já era um SUV muito bem equipado, mas na nova geração passa a contar com o City Safety, com assistente de direção. Um novo sistema de segurança chamado mitigação de pista oposta (Oncoming Lane Mitigation) usa o assistente de direção para evitar colisões com veículos que trafegam no sentido contrário. Já o sistema de informação de ponto cego (Blind Spot Information System) foi atualizado e agora inclui a função de assistência ao volante, que ajuda a evitar choques em potencial com veículos escondidos num ponto cego ao conduzir o carro de volta à sua própria pista e fora do perigo.
O SUV médio terá ampla gama de motores, entre eles o D4, de 190cv, e o D5, de 235cv, ambos a diesel. As opções a gasolina são o T5 de 254cv e o T6, que com turbocompressor e supercharger oferece 320cv e 40,8kgfm de torque. Mas a cereja do bolo é o motor híbrido T8 Twin Engine, disponível na versão topo de linha, com 407cv de potência máxima e aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 5,3 segundos.
Mas o novo XC60 traz outras novidades e mordomias. O novo sistema de climatização de quatro zonas CleanZone remove os poluentes e as partículas nocivas para fora da cabine para fornecer ar fresco no interior. Os sistemas de entretenimento e conectividade, o Sensus e o aplicativo Volvo On Call, foram atualizados graficamente. O novo XC60 será produzido na fábrica de Torslanda, na Suécia.
.