A JAC Motors cedeu para avaliação uma unidade do modelo J3 Turin ano 2013 com pouco mais de 100 mil quilômetros rodados. A ideia era diminuir o preconceito que se vê no mercado em relação aos carros chineses. Segundo o fabricante, o veículo não fez parte de sua frota, mas foi comprado de um cliente que deixou o veículo na concessionária na troca por um modelo novo. A JAC Motors garantiu que, antes de ser disponibilizado para testes, o veículo não passou por qualquer tipo de maquiagem, estando no mesmo estado em que foi entregue pelo cliente no momento da troca.
De acordo com os registros da concessionária, o veículo recebeu todas as manutenções dentro da rede da JAC. Ainda segundo a marca, no histórico da unidade testada consta basicamente a manutenção prevista no manual do proprietário – como óleo, filtros, velas, fluidos, correias e corrente de comando – sendo ainda originais os amortecedores. Motor e caixa de câmbio nunca foram abertos. O único serviço executado fora do plano de manutenção do veículo foi uma nova vedação do cárter, por motivo desconhecido.
CARROCERIA O estado geral do carro é bom. A pintura da carroceria apresenta pequenas marcas do uso normal do veículo.
INTERIOR O interior também está em boas condições. O painel de bordo e os revestimentos de porta não têm sequer um arranhão que conte a história dos 100 mil quilômetros rodados, e os comandos estão em perfeito estado (alinhados e sem tinta descascando). Já o console apresenta pequenos arranhões no porta-objetos.
Porém, ao rodar sobre piso irregular, é possível perceber barulho vindo de vários lugares, como o acabamento plástico da coluna de direção, que estava bambo. Quando é rebatido, para travar novamente o encosto do banco traseiro, é preciso batê-lo com força contra o batente.
O ESPECIALISTA Além da nossa avaliação, o veículo passou pelo crivo do Autocentro Confiar Bosch Car Service. Ao analisar o veículo, não parece que o carro foi maquiado. No cofre do motor, todos os parafusos trazem suas marcações intactas e vários componentes têm gravados uma data condizente com o ano de produção do veículo. Ao dirigir o sedã, nota-se que a embreagem apresenta desgaste. O motor de arranque foi retirado e pode ter sido substituído. Fora isso, um vazamento de óleo parece começar perto do compressor do ar-condicionado e algumas coifas vazam graxa, o que pode ser considerado normal pelo uso do veículo. Um ponto negativo foi não encontrar peças de manutenção convencional para o modelo em lojas de autopeças.
A CLIENTE A professora Marta Duarte Carrascosa Von Glehn Silveira tem a resposta para essa questão. Proprietária de um JAC J3 Turin 2011, que está beirando os 120 mil quilômetros rodados, ela conta que todas as revisões foram feitas na rede da marca. “O carro é bom, confortável, mas o motor é um pouco fraco. O pós-venda piorou muito de um tempo para cá”, avalia, relatando que ficou sem ar-condicionado por quatro meses devido à falta de uma peça e que precisou deixar o carro parado por quase um mês, esperando a solução de um problema. O preço das manutenções também não agradou a professora, que pagava cerca de R$ 800 nas revisões básicas, que eram alternadas com reparos mais dispendiosos, na casa dos R$ 1.400. “A gente acaba pagando para não perder a garantia, que é de seis anos. Hoje eu não compraria um JAC Motors, mas é por causa do pós-venda, porque o carro é bom”, sentencia Marta..