Quem diria! O carro mais vendido do Brasil, o Chevrolet Onix, tirou nota zero no teste de colisão lateral realizado pelo Latin NCap, entidade independente que avalia a segurança de veículos. O hatch foi reprovado na proteção para ocupantes adultos dos bancos dianteiros, que correm risco de impacto no peito em caso de batida. Questionada sobre o fato, a General Motors alegou que o modelo está de acordo com as normas do país. Só não está de acordo com as necessidades de segurança dos consumidores.
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Conforme informações divulgadas pelo Latin NCap, “o Chevrolet Onix mostrou desempenho pobre, já que o teste de impacto lateral evidenciou uma compressão alta no peito do passageiro adulto, divulgando uma alta penetração na estrutura. O Onix não contava com dispositivos de absorção de energia em sua estrutura para impacto lateral, apenas barras nas portas. Considerando esses resultados de testes, o Onix não passaria os requerimentos básicos da regulação para impacto lateral das Nações Unidas (UN95)".
O teste de colisão lateral não é obrigatório para a homologação de veículos vendidos no Brasil, o que coloca em risco as vidas dos consumidores no país. O Onix, líder de vendas por aqui, produzido em Gravataí (RS), conquistou três estrelas (de cinco possíveis) na proteção para crianças. Em 2014, o modelo já havia sido avaliado pela entidade e conquistou três estrelas na proteção para adultos.
RESPOSTA A General Motors divulgou nota com a seguinte justificativa: “A Chevrolet cumpre integralmente com todos os requisitos locais de segurança dos mercados onde o modelo é vendido na América do Sul. A GM compartilha o objetivo de melhorar a segurança rodoviária em todo o mundo e busca a melhoria contínua da segurança dos veículos à medida em que novas tecnologias se tornem disponíveis.
A GM coloca o cliente no centro de tudo e anunciou em 2015 um investimento de bilhões de dólares para o desenvolvimento de uma família de veículos totalmente nova, respondendo à rápida mudança da demanda de clientes na América Latina e em outros mercados globais em crescimento. A GM está sempre procurando formas melhores e mais inovadoras de atender às necessidades em constante evolução dos clientes globais e melhorar o desempenho em segurança. Por essa razão, lançamos recentemente o OnStar em todos os principais países da América do Sul. O OnStar oferece serviços únicos de emergência que ajudam a fornecer uma resposta rápida e salvam vidas em acidentes de carro.O Onix é o único veículo da sua categoria a oferecer este tipo de tecnologia.
Combinado com airbags duplos e freios ABS com distribuição eletrônica de força de frenagem, acreditamos que o Onix é um dos veículos mais seguros em seu segmento, que é apenas uma das razões de ser o veículo mais vendido na América do Sul", concluiu a montadora. Vale lembrar que airbags duplos frontais e freios ABS são obrigatórios em todos os carros novos no Brasil desde 2014.
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