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Sigla esportiva histórica da marca alemã chega ao compacto up! e em versão híbrida do Golf

Depois de mais de 40 anos do lançamento do seu icônico modelo com a sigla esportiva, a Volkswagen apresenta em encontro na Áustria o up! GTI Concept e o Golf GTI First Decade

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Sigla esportiva histórica da marca alemã chega ao compacto up! e em versão híbrida do Golf
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

 

Alguns modelos conquistam tamanha importância na história de uma marca que acabam virando referência e servem de inspiração para o surgimento de novas gerações. Foi o que aconteceu com o Volkswagen Golf GTI, lançado no Salão do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha, em 1975, modelo que se tornou símbolo de esportividade para muitos amantes de automóveis. Agora, quase 42 anos depois, a VW aproveita o encontro de aficionados pela marca no lago de Wörthersee, na Áustria, de amanhã a sábado, para apresentar o up! GTI Concept, equipado com motor turbo de 115cv, e o Golf GTI First Decade, com dois propulsores, um a combustão de 408cv e outro elétrico de 12kW. Por enquanto são apenas estudos, mas um deles já tem produção em série garantida.


Quando a Volkswagen lançou o Golf GTI Mk 1, aquele pequeno hatch de linhas retas e simples, ninguém imaginou que o sucesso seria tão grande. Com pouco mais de 800 quilos de peso e motor de 110cv, o compacto trazia seu segredo na sigla GTI: Gran Turismo Injektion, que indicava o uso da injeção eletrônica. O carrinho acelerava até 100km/h em 9 segundos, com máxima de 182km/h. De lá para cá, o Golf GTI evoluiu muito e se tornou um esportivo cada vez mais eficiente e veloz.


E para perpetuar a sigla GTI, a Volkswagen resolveu aplicá-la também no seu compacto up!, por enquanto em forma conceitual, mas com produção já anunciada para início de 2018. O up! GTI Concept exposto em Wörthersee é equipado com o motor 1.0 TSI de três cilindros, a gasolina, que gera 115cv a 5.000rpm e 23,4kgfm de torque a 2.000rpm. São números bem próximos aos do up! TSI comercializado no Brasil, que tem potência de 105cv e 16,8kgfm com etanol. A diferença de potência pode parecer pequena, mas a de torque é significativa. A Volkswagen bem que poderia ter chutado o balde e ter equipado com up! GTI com o 1.0 TSI do Golf, que chega aos 125cv e 20,4kgfm de torque graças a algumas mudanças internas. O carrinho ia ficar bem mais nervoso.


Mas, com seus 997 quilos, ou seja, 187kg a mais do que o Golf Mk 1, e câmbio manual de seis marchas, o up! GTI chega a 100km/h em 8,8 segundos, com máxima de 197km/h. Para receber esta motorização mais potente, o up! GTI ganhou reforços nas suspensões, que foram rebaixadas em 1,5cm. O modelo tem ainda sistemas start/stop e de recuperação de energia, além de rodas de liga leve de 17 polegadas, faixas pretas nas laterais, detalhes em vermelho e spoiler traseiro. Por dentro, destaque para o volante de base achatada e o revestimento dos bancos em tecido xadrez.


GOLF O outro modelo que a VW destaca em Wörthersee é o Golf GTI First Decade, desenvolvido por jovens talentos da fábrica de Wolfsburg, que levaram pouco menos de nove meses para concluir o projeto. O hatch médio combina um propulsor dianteiro a gasolina de 408cv com um motor elétrico de 48 volts que desenvolve 12 Kw de potência. O modelo pode funcionar em diferentes modos: somente com o propulsor a combustão ou só com o elétrico, ou ainda com os dois conjugados. Para sustentar o motor elétrico, duas baterias na traseira contam com o sistema de regeneração de energia de frenagens. O interior tem aspecto esportivo, com os bancos dianteiros tipo concha podendo ser ajustados eletricamente ou por meio de um aplicativo instalado no smartphone ou no tablet.