De São Paulo - A Audi apresentou no Brasil a segunda geração do A5 Sportback. O modelo fez sua estreia em 2007, mas a carroceria com pinta de cupê só foi lançada em 2009. Chame do jeito que você quiser, mas para nós o A5 Sportback é um fastback, uma variação de um sedã. Se colocarmos as duas gerações do modelo lado a lado, a impressão que fica é que o A5 começou a frequentar a academia e ficou com os músculos bem definidos. O veículo cresceu um pouco em comprimento, 2,1 centímetros, e entre-eixos, 1,4cm. Mas perdeu 1,1cm de largura e 0,5cm de altura. Com o uso de novos materiais, ficou 85kg mais leve.
O painel tem orientação horizontal e todos os comandos cercam o motorista, no melhor estilo cockpit. Head up display e painel de instrumentos digital (o virtual cockpit, que funciona em uma tela 12,3 polegadas) estão disponíveis nas versões mais completas.
São dois motores disponíveis, ambos 2.0 turbo de quatro cilindros, que pertencem à mesma família. Focado no baixo consumo de combustível, o propulsor de 190cv de potência e 32,6kgfm de torque simula o ciclo Atkinsons, que apresenta melhor rendimento urbano.
SEMIAUTÔNOMO O A5 Sportback disponibiliza como opcionais vários sistemas para aumentar a comodidade e segurança. O mais funcional para quem vive nas grandes cidades é o ACC com Traffic Jam Assist, um sistema de condução semiautônomo capaz de controlar a aceleração, frenagem e direção do veículo.
O Pre Sense Rear faz o monitoramento permanente do trânsito por trás do carro. Ao perceber a aproximação de um veículo, em uma primeira fase ele faz um alerta visual, piscando as luzes de alerta. Se o veículo de trás continuar a se aproximar, ele começa a tomar as medidas de proteção, como o fechamento das janelas e do teto solar, podendo até tensionar os cintos de segurança para que os passageiros estejam em posição favorável se a colisão se mostrar inevitável. O Exit Warning emite um alerta, um sinal luminoso no painel de porta, se algum movimento no exterior ameaçar a segurança dos ocupantes, como uma bicicleta se aproximando, por exemplo. Outra função parecida com essa é o alerta para saída de estacionamento, que monitora a movimentação em torno do carro nesta situação.
PREÇO E CONTEÚDO A versão de entrada é a Attraction (R$ 189.990), que já tem um bom pacote de conteúdo, com destaque para rodas de 17 polegadas, faróis de xenon, lanternas de LED, sensores de luz e chuva, controle de cruzeiro com limitador de velocidade e retrovisor antiofuscante. A versão seguinte é a Ambiente (R$ 213.990), que acrescenta o virtual cockpit, sistema de navegação 3D, bancos esportivos, smartphone interface (espelhamento), rodas de 18 polegadas. A versão Ambition (R$ 239.990) tem os mesmos equipamentos, porém traz sob o capô motor 2.0 TFSI de 252cv e sistema de tração quattro.
* Jornalista viajou a convite da Audi
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