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Renault Kwid ganha três estrelas no teste de colisão do Latin NCAP


O Renault Kwid fabricado no Brasil finalmente passou pelos testes de impacto do Latin NCAP. Os resultados – três estrelas (das cinco possíveis) para proteção a adultos e para crianças – estão longe de ser satisfatórios, mas revelam uma significativa evolução do projeto lançado em nosso mercado. Depois dos vários resultados negativos que o modelo indiano obteve nos testes de impacto do Global NCAP, a Renault brasileira providenciou uma série de reforços estruturais em seu hatch compacto (que acrescentaram 140 quilos ao veículo), além de equipá-lo com airbags frontais, laterais e sistema Isofix para fixação de assentos infantis.


Durante o impacto frontal, a proteção oferecida à cabeça e ao pescoço do motorista foi considerada boa. Já a proteção ao peito do motorista foi marginal, enquanto a do acompanhante recebeu proteção adequada por parte dos sistemas de retenção (airbag e cinto de segurança). Devido ao impacto contra estruturas no painel, os joelhos do motorista e do acompanhante obtiveram proteção marginal. As tíbias do motorista receberam proteção adequada e marginal, enquanto as do acompanhante foram adequadas. A área dos pés foi considerada estável, apresentando deformação insignificante, sendo que os pés dos dummies (bonecos) receberam boa proteção.

A estrutura do habitáculo foi considerada estável, sem intrusões significativas.No impacto lateral, o airbag de tórax proporcionou proteção fraca ao peito, porém, registrou-se proteção adequada ao abdome e à cabeça, e boa à pélvis. Como o Kwid não tem airbag de cabeça, o impacto lateral de poste não foi realizado.
Vale lembrar alguns modelos nacionais que foram bem mal nos testes de colisão do Latin NCAP e custam bem mais que os R$ 29.990 iniciais cobrados pelo Kwid: o Peugeot 208 (a partir de R$ 52.990, que quando foi trazido para o Brasil perdeu reforços estruturais presentes no projeto europeu, ganhou apenas duas estrelas para proteção a adultos e três para crianças; o Ford Ka (R$ 43.780) obteve nota zero para adultos e três para crianças; já o Chevrolet Onix (R$ 42.190), o modelo mais vendido do Brasil, também ganhou nota zero para adultos e três para crianças..