O que virá?

Confira alguns dos vários lançamentos programados pela indústria automotiva no Brasil em 2018

O novo ano promete muitas surpresas para o setor automotivo, com lançamentos previstos nos diversos segmentos, alguns muito esperados, como os sedãs VW Virtus e Fiat Cronos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 31/12/2017 18:12 Enio Greco e Pedro Cerqueira


Novo Ford Focus deve ser apresentado no Salão de Detroit, em janeiro - AutoExpress/Reprodução da internet Novo Ford Focus deve ser apresentado no Salão de Detroit, em janeiro
 

Quem vai se dar bem no mercado de automóveis no ano que se inicia na segunda-feira? As montadoras preparam suas apostas e esperam resultados melhores do que os obtidos em 2017. E por mais que os SUVs sejam uma verdadeira coqueluche, os hatches ainda respondem por quase metade do mercado de automóveis no Brasil. E não vai faltar novidades neste segmento em 2018. A quarta geração do Ford Focus deve dar as caras em janeiro, no Salão de Detroit. Na dianteira, o modelo passa a ficar mais parecido com a nova geração do Fiesta europeu, com faróis e grade maiores. No geral, o modelo ganhou linhas mais esportivas. Mas o melhor está na traseira, com uma bela lanterna com efeito tridimensional que invade a tampa do porta-malas. O modelo ganha nova plataforma e pode vir para o Brasil com motor 1.5 turbo.

Toyota aumentará a participação entre os sedãs compactos com o Yaris - Toyota/Divulgação Toyota aumentará a participação entre os sedãs compactos com o Yaris

IMAGEM REVELADA O Renault Sandero passa por reestilização em 2018. Imagens registradas no Instituto Nacional de Patentes Industriais (INPI) mostram a nova cara do hatch de origem romena. A dianteira tem nova grade, para-choque e faróis. Já a traseira passa por uma mudança mais radical, com a lanterna de orientação horizontal. O conjunto mecânico deve continuar o mesmo. A Toyota também trará novidades neste segmento, com a chegada do Yaris hatch e sedã. O modelo usa a plataforma do Etios com algumas melhorias, principalmente no quesito segurança, e traz o mesmo motor 1.5 16V de 107cv, associado ao câmbio CVT.

 

 

COMBATE PESADO Mas briga boa mesmo será travada no segmento dos sedãs compactos, que aguarda a chegada do Volkswagen Virtus, com lançamento marcado para janeiro, e do Fiat Cronos, em fevereiro. Derivado do novo Polo, o três-volumes da marca alemã terá medidas um pouco maiores do que as do hatch, com 2,65m de distância entre-eixos e 4,48m de comprimento. O volume do porta-malas será de 521 litros, compatível com um modelo deste segmento. As motorizações previstas são a 1.6 MSI de 117cv e o 1.0 TSI de 128cv, com câmbios manual de cinco marchas e automático de seis velocidades.

O novo Volkswagen Jetta vai chegar um pouco maior e mais sofisticado  - Volkswagen/Divulgação O novo Volkswagen Jetta vai chegar um pouco maior e mais sofisticado

O Fiat Cronos é derivado do hatch Argo, mas tem distância entre-eixos maior e algumas diferenças no visual - Fiat/Divulgação O Fiat Cronos é derivado do hatch Argo, mas tem distância entre-eixos maior e algumas diferenças no visual

Já o Fiat Cronos não nega a sua origem vinda do Argo, mas traz algumas diferenças em relação ao hatch. O sedã compacto tem para-choque dianteiro diferente e alguns elementos cromados, que tentam transmitir uma ideia de sofisticação. Com a distância entre-eixos maior do que a do Argo, o Cronos teve as portas traseiras redesenhadas, para facilitar o acesso ao banco traseiro. A Fiat ainda não divulgou o volume do porta-malas, mas acredita-se que vai superar os 500 litros. O modelo chegará ao mercado com os motores 1.3 de 109cv e 1.8 E.torQ de 139cv, com câmbios manual e automatizado de cinco marchas e automático de seis velocidades. Os preços do Virtus e Cronos devem oscilar entre R$ 55 mil e R$ 80 mil.
Volkswagen Virtus usa a mesma plataforma e conjunto mecânico do Polo, mas é maior, com porta-malas de 521 litros - Volkswagen/Divulgação Volkswagen Virtus usa a mesma plataforma e conjunto mecânico do Polo, mas é maior, com porta-malas de 521 litros

A Peugeot confirmou a chegada do crossover grande  5008 no Brasil para o primeiro semestre de 2018 - Peugeot/Divulgação A Peugeot confirmou a chegada do crossover grande 5008 no Brasil para o primeiro semestre de 2018

PEQUENO E MÉDIO Outro sedã compacto que tem chegada prevista para março é o Honda City renovado. Assim como o Fit, o modelo terá novos para-choque e grade frontal, além de faróis com luzes diurnas de LED. O motor é o 1.5 de 116cv, que pode ser associado ao câmbio manual de cinco marchas ou automático do tipo CVT. Já no segmento dos sedãs médios, a expectativa gira em torno da chegada da nova geração do VW Jetta, que deve ocorrer no segundo semestre de 2018. O modelo será apresentado no Salão do Automóvel de Detroit, em janeiro, e terá dimensões um pouco maiores e uma proposta mais sofisticada. Mas a cereja do bolo do novo Jetta será o motor 2.0 TSI de 220cv, o mesmo que equipa o Golf GTI.
Renault Sandero vai ganhar cara nova, seguindo a identidade visual da marca - INPI/Reprodução da internet Renault Sandero vai ganhar cara nova, seguindo a identidade visual da marca

Novo SUV Volkswagen T-Cross vai desembarcar no Brasil no segundo semestre - Kamenistiak.com/Reprodução da Internet Novo SUV Volkswagen T-Cross vai desembarcar no Brasil no segundo semestre

MAIS SUVS E as novidades da Volkswagen para o Brasil não param por aí. A montadora pretende promover a reestilização do Golf trazendo as versões GTE híbrida e a elétrica E, já a partir de março. E no segundo semestre já está confirmada a chegada do novo SUV T-Cross, que usa a mesma base do novo Polo e deverá ser equipado com os mesmos motores 1.6 e 1.0 TSI do hatch.

O novo Honda CR-V vai ganhar mais espaço interno e motor 1.5 turbo - Tobias Schwarz/AFP O novo Honda CR-V vai ganhar mais espaço interno e motor 1.5 turbo

Outro que vai dar as caras no início do ano é o novo Honda CR-V, que ficou mais luxuoso e maior, agora em versão de sete lugares. Para melhorar o desempenho, ganha o motor 1.5 turbo com injeção direta e câmbio CVT, os mesmos do Civic. A Peugeot confirmou a vinda do crossover grande 5008 e do 2008 reestilizado, ambos no primeiro semestre de 2018. Ambos terão o motor 1.6 THP, mas o do 5008 é a gasolina de 165cv e o do 2008 é o flex, de 173cv com etanol.
A Citroën prepara o lançamento do C4 Cactus nacional, que deverá ocorrer também no início de 2018. O modelo terá as opções de motores 1.6 aspirado de 118cv e 1.6 THP flex de 173cv. Já a Kia prepara um pacote de lançamentos, que terá como destaque o crossover compacto Stonic. Equipado com motor 1.0 turbo de 120cv e câmbio automatizado de dupla embreagem, o pequeno promete surpreender no quesito espaço interno. Mas a marca coreana trará ainda o compacto Rio nas carrocerias hatch e sedã, e o Stinger.

A atração mais esperada da Kia para o ano é o crossover compacto Stonic - Tobias Schwarz/AFP A atração mais esperada da Kia para o ano é o crossover compacto Stonic
 

Tags: honda kia peugeot renault volkswagen toyota fiat ford 2018 automotiva automobilística indústria lançamentos

Veículos

Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
16 de janeiro de 2018
15 de janeiro de 2018

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação