A sexta geração do Volkswagen Polo foi lançada no Brasil no fim de setembro do ano passado. Com um projeto maduro, que vai além da aparência externa, o modelo é construído sobre a moderna plataforma compacta MQB, feita com materiais nobres que não só asseguram o bom desempenho em segurança – o Polo ganhou nota máxima nos testes de colisão do Latin NCAP –, mas também possibilitam equipar o hatch com conteúdos tecnológicos. O modelo teve boa aceitação do mercado, estrelando em quarto lugar no ranking geral de emplacamentos em 2018.
Dessa vez, testamos o Polo 1.6 MSI, que não chega a ser um veículo “pelado”, mas também não traz muitos itens de conforto. De série, destaque para o ar-condicionado, direção assistida, sistema de áudio, vidros elétricos em todas as janelas e quatro airbags. Mas, como ficará claro adiante, faltam alguns itens para fazer o modelo brilhar, como as luzes de rodagem diurna (DRLs), que em um projeto tão recente deveria ser de série. As rodas de liga leve da unidade testada são opcionais, já que a versão traz de série rodas de aço com calotas.
VIDA A BORDO O espaço do Polo é bom para um compacto. Como no banco de trás de quase todos os modelos, o passageiro central não viaja com muito conforto. O porta-malas tem bom espaço e ainda abriga o estepe, que é de uso temporário, mas falta iluminação e nem todo o compartimento tem acabamento acarpetado. A abertura do compartimento pode ser feita por um botão no console ou no chaveiro, mas uma maçaneta daria mais praticidade no manuseio.
Se por um lado o banco do motorista conta com ajuste em altura, por outro a coluna de direção não traz qualquer ajuste, reduzindo as chances de acomodar bem o condutor. Para ajustar os retrovisores é preciso fazer alongamento, já que os comandos são manuais
RODANDO O desempenho dessa versão do Polo leva o motorista a desconfiar que debaixo do capô não tem um motor 1.6, mas um de menor volume. O acerto dado ao conjunto mecânico foi focado no baixo consumo de combustível, em detrimento da performance. As relações de marcha são longas, e, para conseguir respostas melhores, é preciso trabalhar com o giro do motor nas alturas, ainda assim tudo muito gradual. Por esse motivo, quando o motorista impõe seu ritmo ao veículo, o consumo de combustível não é baixo. Curioso é que os números de potência, aceleração até os 100km/h e velocidade máxima desse motor são muito parecidos com os do 1.0 TSI, mas o brilho da versão turbo está no torque superior disponível em rotações mais baixas. A suspensão tem bom acerto entre conforto e estabilidade, e a direção com assistência elétrica tem peso adequado para cada situação.
DÚVIDA CRUEL O Polo 1.6 MSI carrega a cruz de ser a primeira versão abaixo da Comfortline 200 TSI, equipada com o brilhante motor 1.0 turbo. Em contrapartida, a versão em teste custa R$ 11 mil a menos que a superior imediata
CONCORRENTES Essa versão do Polo, assim como os concorrentes escolhidos, está no limiar entre seus representantes de entrada e os superiores, já equipados com câmbios automático ou automatizado. Dando uma geral entre os itens de série dos concorrentes, o Polo 1.6 MSI se destaca pelos quatro airbags de série. Já o Fiat Argo Drive 1.3 oferece de série a mais o sistema multimídia. O Ford Fiesta SE 1.6 tem a mais regulagem elétrica dos retrovisores, sensores de estacionamento traseiros, sistema multimídia e volante com regulagem de altura e distância. O Hyundai HB20 Comfort Plus 1.6 não se destaca muito pelo conteúdo de série, sendo o mais simples de todos. O Chevrolet Onix LT 1.4 traz sistema multimídia e sensores de estacionamento traseiros. O adversário mais bem equipado é o Toyota Etios X Plus 1.5, que traz de série rodas de liga leve de 15 polegadas, assistente de partida em rampa e controles de tração e estabilidade.
CONECTIVIDADE
A versão testada estava equipada, como opcional, com o sistema multimídia Composition Touch com App-connect. A tela de cinco polegadas é tátil. As mídias disponíveis são rádio, entrada USB, cartão SD e Bluetooth (com streaming). A principal função integrada é a telefonia, mas é possível espelhar o smartphone e usar diversos aplicativos úteis, como algum de navegação. O Polo traz de série um suporte para celular, com tomada USB integrada, muito prático.
FICHA TÉCNICA
MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 1.598cm³ de cilindrada, flex, que desenvolve potências máximas de 110cv (gasolina) e 117cv (etanol) a 5.750rpm e torques máximos de 15,8kgfm (g) e 16,5kgfm (e) a 4.000rpm
TRANSMISSÃO
Tração dianteira, com câmbio manual de cinco marchas
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente tipo McPherson; e traseira interdependente, com braços longitudinais/ de liga leve de 5,5 x 15 polegadas (opcional) / 185/65 R15
DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica
FREIOS
Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com assistência ABS
CAPACIDADES
Do tanque, 52 litros; e de carga útil (passageiros mais bagagem), 427 quilos
EQUIPAMENTOS
DE SÉRIE
Airbags dianteiros e laterais; freios ABS; cintos de segurança e apoios de cabeça para todos os ocupantes; sistema Isofix/Top Tether para fixação de assentos infantis; travamento elétrico e remoto das portas, porta-malas e tampa de combustível; vidros elétricos com função "um toque" nos dianteiros; ar-condicionado; direção elétrica, banco do motorista com ajuste milimétrico de altura; banco traseiro com encosto rebatível; desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro; limpador do para-brisa com temporizador; rodas de aço aro 15 polegadas com pneus 185/65 R15 e calotas; roda sobressalente compacta; revestimentos dos bancos em tecido; para-sóis com espelhos iluminados para motorista e passageiro; computador de bordo; sistema de alarme com comando remoto; quatro alto-falantes; antena no teto; e sistema áudio Media Plus, com rádio AM/FM, Bluetooth, MP3 Player e entradas USB, cartão SD e auxiliar.
OPCIONAL
Pintura metálica (R$ 1.490); Connect Pack (R$ 2.670), com assistente de partida em aclive, computador de bordo, controle eletrônico de estabilidade e tração, bloqueio eletrônico do diferencial, rodas de liga leve 15 polegadas Design Viper com pneus 185/65 R15, sistema multimídia Composition Touch com App-connect e volante multifuncional.
QUANTO CUSTA
O Volkswagen Polo 1.6 MSI tem preço sugerido de R$ 56.090. Com os equipamentos descritos, a unidade testada custa R$ 60.250.
Notas (0 a 10)
Desempenho 7
Espaço interno 8
Porta-malas 8
Suspensão/direção 8
Conforto/ergonomia 8
Itens de série/opcionais 7
Segurança 8
Estilo 8
Consumo 8
Tecnologia 8
Acabamento 8
Custo/benefício 7
VW POLO 1.6 MSI x CONCORRENTES
VW POLO 1.6 MSI x FIAT ARGO DRIVE 1.3 x FORD FIESTA SE 1.6 x HYUNDAI HB20 COMF. PLUS 1.6 x TOYOTA ETIOS X PLUS 1.5 x CHEVROLET ONIX LT 1.4
Potência (cv) 110(g)/117(e) 101(g)/109(e) 125(g)/128(e) 122(g)/128(e) 102(g)/107(e) 98(g)/106(e)
Torque (kgfm) 15,8(g)/16,5(e) 13,7(g)/14,2(e) 15,8(g)/16(e) 16(g)/16,5(e) 14,3(g)/14,7(e) 13(g)/13,9(e)
Dimensões (A x B x C x D) (m) (*) 4,06x1,75x1,47x2,56 4,00x1,75x1,50x2,52 3,97x1,72x1,46x2,49 3,92x1,68x1,47x2,50 3,88x1,69x1,51x1,46 3,93x1,70x1,47x2,52
Peso (kg) 1.083 1.140 1.127 1.040 945 1.067
Porta-malas (litros) (**) 300 300 281 300 270 280
Velocidade máxima (km/h) (**) 189(g)/193(e) 180(g)/184(e) ND ND ND ND
Aceleração até 100km/h (s) (**) 9,9(g)/9,6(e) 11,8(g)/10,8(e) ND ND ND ND
Consumo cidade (km/l) (***) 12(g)/8,2(e) 12,9(g)/9,2(e) 12(g)/8,2(e) 11,6(g)/8,1(e) 12,4(g)/8,3(e) 12,5(g)/8,6(e)
Consumo estrada (km/l) (***) 13,9(g)/9,5(e) 14,3(g)/10,2(e) 14,6(g)/10(e) 13,8(g)/9,9(e) 14,1(g)/9,8(e) 14,9(g)/10,2(e)
Preço (R$) 56.090 54.990 56.690 53.700 54.920 52.790
(*) A: comprimento; B: largura; C: altura; e D: entre-eixos
(**) Dados dos fabricantes
(***) Dados do Inmetro
(g) gasolina; (e) etanol
ND: Não disponível