UAI

Peugeot 5008 já está sendo vendido no mercado brasileiro por preços a partir de R$ 154.990

Peugeot traz para o Brasil o SUV 5008, que chega em duas versões de acabamento e a configuração de sete lugares, com bom espaço interno, motor 1.6 THP e câmbio automático

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Peugeot 5008 já está sendo vendido no mercado brasileiro por preços a partir de R$ 154.990
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Modelo fabricado na França tem dimensões generosas e é construído sobre a mesma plataforma do 3008

 

De Porto Feliz (SP) - Entusiasmada com o relativo sucesso do 3008 no Brasil – foram vendidas 1.273 unidades desde seu lançamento em 2017 –, a Peugeot não teve dúvidas em ampliar sua família de SUVs por aqui, trazendo o 5008. Maior e mais pesado, o modelo produzido na França desembarca com o mesmo conjunto mecânico, composto pelo motor 1.6 THP a gasolina e câmbio automático de seis marchas. O SUV tem amplo espaço interno e configuração de sete lugares, mas sem a terceira fileira de bancos conta com um porta-malas de 780 litros. Quem comprar o Peugeot 5008 até o fim do mês será beneficiado com preço promocional de R$ 154.990, para a versão de entrada.

Lanternas traseiras com LEDs têm desenho que lembra as garras de um leão

 

A Peugeot anda satisfeita com o desempenho de seus SUVs – 2008 e 3008 – no mercado brasileiro e com a chegada do 5008 espera melhorar ainda mais sua participação, vendendo pelo menos 150 unidades do modelo por mês. E o SUV de porte maior deve agradar, pois tem no design um de seus pontos fortes, com linhas modernas e esportivas. Seguindo o novo padrão da marca francesa, o modelo tem a grade frontal trapezoidal e faróis Full LED com desenho que lembram as garras do leão. As laterais são limpas, marcadas apenas por um vinco que reforça a linha de cintura ascendente. A traseira tem a tampa do porta-malas em preto brilhante, com lanternas em LED que também lembram garras.

 

   
ESPAÇOSO Se por fora o Peugeot 5008 chama a atenção, por dentro não fica por menos. O modelo tem interior sofisticado, com acabamento de boa qualidade e amplo espaço, com três fileiras de bancos. Os dianteiros são confortáveis e contam com ajustes elétricos, aquecimento e um providencial massageador, que proporciona conforto em viagens mais longas ou nos congestionamentos nas grandes cidades. A segunda fileira tem bancos individuais reclináveis e rebatíveis, possibilitando diferentes configurações. Ali, o assoalho é plano e conta com porta-objetos embutidos. Já a terceira fileira tem bancos individuais que podem ser rebatidos ou removidos, mas com espaço bem acanhado, ideal para crianças.

O interior tem acabamento sofisticado e o Peugeot i-Cockpit 2.0, com volante Sportdrive

 

O porta-malas é outro destaque do 5008, pois sem a terceira fileira de bancos, tem volume de 780 litros, até a altura do bagagito. Mas se os dois bancos forem retirados, o compartimento de carga ganha mais 60 litros. O interior conta ainda com mesinhas fixadas nos encostos dos bancos dianteiros, persianas nas janelas e teto solar panorâmico. O painel tem desenho moderno e traz o Peugeot i-Cockpit 2.0, que conta com mostradores digitais em um visor 12,3 polegadas, de fácil visualização. No centro do painel, o sistema multimídia conta com tela tátil de oito polegadas, por meio da qual é possível comandar o áudio, a climatização, a navegação, informações do veículo, celular e aplicativos móveis. Mas não é possível fazer o espelhamento do celular, que só pode ser conectado via cabo. Além disso, não tem GPS integrado. Uma falha para um modelo desse porte e preço. O volante Sportdrive é compacto, tem a base achatada e conta com vários comandos, para facilitar a vida do motorista.

Com três fileiras de bancos, o SUV permite várias configurações diferentes, aumentando o espaço para bagagem


TECNOLOGIA No quesito segurança, o Peugeot 5008 conta com diferentes sistemas de auxílio à condução, mas que estão disponíveis somente na versão topo de linha, a Griffe Pack. Ela traz sistema de frenagem automática de emergência e alerta de colisão; alerta ativo de ultrapassagem involuntária de faixa; alerta de condução do motorista; comutação automática de faróis altos/baixos; reconhecimento de placas de velocidade e sinalização; regulador de velocidade adaptativo com função stop; sistema ativo de vigilância de ponto cego; e sistema de auxílio em manobras. A versão básica, a Griffe, conta com controles de tração e estabilidade, sistema ABS com auxílio à frenagem de urgência, repartidor eletrônico de frenagem, seis airbags, travamento automático das portas, sistema Isofix de fixação de cadeiras infantis e limitador de velocidade, todos de série. Vale lembrar que o modelo recebeu nota máxima no crash test do EuroNCAP.

 

Construído sobre a mesma plataforma do 3008, o 5008 tem 4,64m de comprimento – 19cm a mais do que o modelo menor –, 2,09m de largura (com os retrovisores), 1,64m de altura, 2,84m de distância entre-eixos e 24cm de altura em relação ao solo. O 5008 pesa 1.627 quilos (65kg mais pesado do que o 3008) e vem equipado com o mesmo motor 1.6 THP a gasolina, com turbo, de 165cv de potência, que atua em conjunto com o câmbio automático de seis velocidades.

AO VOLANTE Dirigimos os 5008 nas estradas planas do interior paulista e lá foi possível perceber que, apesar de toda a sua eficiência, o motor 1.6 THP trabalha no limite. O peso do SUV não permite respostas vigorosas à aceleração, exigindo mais cautela nas ultrapassagens, já que as retomadas de velocidade não são tão rápidas. O câmbio trabalha de forma suave, sem trancos, ajudando o SUV a ter um desempenho razoável. A Peugeot que os principais concorrentes do 5008 são o Mitsubishi Outlander, o Kia Sorento e Toyota SW4.

 

Até o dia 31 deste mês, a marca francesa vai comercializar o 5008 com preços promocionais de lançamento: R$ 154.990 para a versão Griffe, e R$ 163.990 para a Griffe Pack. A partir de abril, os preços sobem para R$ 157.490 e R$ 166.490, respectivamente. O modelo será vendido nas cores cinza, branco, preto e verde-esmeralda.

(*) Jornalista viajou a convite da Peugeot do Brasil