Termina hoje em Araxá a 23ª edição do Encontro Nacional de Automóveis Antigos, o Brazil Classics Renault Show 2018, evento que reuniu cerca de 300 modelos e muitos aficionados de diferentes partes do país. A Renault participa do evento para comemorar seus 120 anos de história e os 20 de produção de automóveis no Brasil. O pequeno Voiturette é uma réplica do primeiro Renault fabricado no mundo, em 1898. A empresa também mostra projetos que fizeram sucesso no Brasil, como o Dauphine e o Interlagos, produzidos sob licença pela Willys. Veículos do presente, como os elétricos Twizy e ZOE, podem ser experimentados pelos visitantes.
A ala das Ferraris impressiona por reunir os lendários modelos F40 e F50, além da Testarossa, Dino, GTO, 308 GTB e GTS.
O Schacht 1902 é o modelo mais antigo em exposição. De origem americana, o veículo tem rodas altas para não atolar em estradas barrentas, comuns em sua época. A mostra de Araxá também reuniu vários exemplares da Mercedes-Benz. O modelo 300 SL Gullwing, o Asa de Gaivota, sempre rouba a cena e está disponível em dose dupla, colocando em segundo plano o belo Roadster.
O Rolls-Royce Phanton V, de 1967, é exclusivo porque sua carroceria é assinada pela casa James Young, que encerrou suas atividades logo em seguida.
Para quem se impressiona com um V6, o Cadillac Coupé 1939 foi o primeiro nos Estados Unidos a usar um motor V16. Num primeiro olhar, o que chama a atenção no Daimler 1939 é o acabamento lateral em palhinha.
* Jornalista viajou a convite da Renault do Brasil.